Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 13 Fev 2020 | Coluna César Santos - 13 de fevereiro de 2020

Crédito da foto: Carlos Costa/arquivo Ex-prefeito Silveira teve as contas desaprovadas pelo TCE-RN

AS CARTAS ESTÃO NA MESA

A aliança do Solidariedade com o PSL para as eleições municipais de 2020, anunciada pelos dois partidos em nível de RN, dificulta ainda mais a unificação das oposições em Mossoró.

É que o PT não aceita qualquer tipo de parceria com o PSL, com quem diverge de forma radical em nível nacional e, por consequência, também rejeita partido que esteja unido com o PSL.

Com isso, o PT elimina as duas siglas da possibilidade de aliança na disputa pela Prefeitura de Mossoró. O partido tem como pré-candidata a deputada estadual Isolda Dantas.

Ademais, Solidariedade e PSL também têm pré-candidatos a prefeito, o deputado Allyson Bezerra e o Dr. Daniel Sampaio.

Além de retirar Solidariedade e PSL do arco de aliança, o PT também decidiu que não fará composição com DEM e PSDB. A resolução da Executiva Nacional contraria os interesses de Isolda Dantas em Mossoró, já que ela anda de mãos dadas com o DEM da ex-prefeita Cláudia Regina.

Quanto ao PSDB, não há em Mossoró a possibilidade de aliança com o PT, uma vez que o partido tucano é aliado da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que será candidata à reeleição.

Assim sendo, o cenário sucessório mossoroense começa a ganhar forma, com pontos que parecem encaminhados:

1 – A prefeita Rosalba será candidata à reeleição;

2 – O PT caminha para construir aliança com o PC do B (que tem o pré-candidato a prefeito Gutemberg Dias) e, se possível, com o DEM e outras siglas menores que se identificam com Isolda;

3 – O Solidariedade e o PSL caminharão unidos e vão trabalhar para ter o apoio do PL, do ex-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário, que também é pré-candidato a prefeito;

4 – O Psol segue para palanque solo, com a pré-candidatura da professora doutora e ex-vereadora Telma Gurgel.

Esses quatro pontos, porém, não significam que se confirmarão na hora das definições. Principalmente os pontos 2 e 3.

No caso do palanque do PT de Isolda Dantas, há resistências dentro do PC do B, que tem a orientação nacional de sair com candidatura própria, como parte do projeto presidencial de 2022. O PC do B determinou candidatura própria nas cidades acima de 200 mil habitantes, que tenham canal de TV, para “vender" a imagem do governador do Maranhão e presidenciável Flávio Dino.

Já a aliança Solidariedade e PSL terá dificuldades na hora de definir o cabeça de chapa. Allyson quer; Dr. Daniel também. E, de quebra, o PL considera Jorge do Rosário o melhor nome para enfrentar a prefeita Rosalba.

E ainda tem uma pitada de expectativa para azeitar as conjecturas: a possibilidade de o governismo tirar da oposição um nome para compor a chapa com Rosalba Ciarlini.

As cartas estão na mesa. Façam as suas apostas.

 

FRASE

"O parecer está de acordo com a recomendação do Tribunal de Contas do Estado."

ALINE COUTO – Vereadora, que assina o relatório pela desaprovação das contas do ex-prefeito Silveira Júnior.

 

INSEGURANÇA

 Em janeiro, Mossoró registrou nove assassinatos, interrompendo uma sequência sangrenta em 2019. Foi apenas uma trégua. Em menos de duas semanas de fevereiro, a cidade já conta sete mortes violentas. Não é só isso que apavora o cidadão de bem. O número de assaltos explodiu neste início de ano. Os chamados “assaltos-relâmpagos" que surpreendem em qualquer esquina.

 

CAOS

 Os servidores do Hospital Walfredo Gurgel estão tirando do bolso para pagar alimentação. É que a empresa terceirizada suspendeu o fornecimento, reclamando que não recebe pagamento há dois meses. O hospital está fornecendo alimentação apenas para os pacientes. Para piorar, os corredores do Walfredo estão lotados de pacientes que esperam por cirurgias. Cenário terrível.

 

CONTAS

 As contas do último ano de gestão do ex-prefeito Silveira Júnior (sem partido), exercício de 2016, serão apreciadas no plenário da Câmara Municipal de Mossoró na próxima terça-feira (18). Será a única matéria do dia. O parecer da relatora, vereadora Aline Couto (Avante), é pela desaprovação das contas.

 

CONTAS II

 Aline Couto foi fiel ao relatório encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado, que recomendou a condenação das contas de Silveira. Na verdade, o ex-prefeito sequer apresentou as contas ao TCE-RN. Se o plenário aprovar o relatório, Silveira ficará inelegível por cinco anos.

 

REFORMA

 A proposta de reforma da previdência estadual será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13). A iniciativa do deputado Sandro Pimentel (Psol) antecipa o envio da proposta do governo, o que deverá ocorrer nesta sexta-feira, 14.

 

ALÍQUOTAS

 O debate vai se concentrar nas alíquotas progressivas de 12%, 14%, 16,5% e 18,5%, propostas pelo governo, que atinge do pequeno ao grande salário. A taxação de inativos, hoje isentos, é outro fardo que a reforma colocará nas costas dos aposentados.

 

 É NOTÍCIA

1 - O senador Styvenson Valentim (Podemos) recebeu em seu gabinete a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), nesta quarta-feira (12). Prometeu emendas ao OGU 2020 para a cidade de Mossoró.

2 - A carne de sol e o queijo de coalho de Caicó agora são patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Norte. As garrafinhas coloridas de Tibau, o caldo de cana de Ceará-Mirim e o pastel de Tangará. Leis sancionadas pela governadora Fátima. Agora vai.

3 - Subiu para 11 os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, o Covid-19, no Brasil, distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas e Rio Grande do Sul. Nenhum confirmado.

4 - O ex-governador Fernando Freire foi condenado a quase 17 anos de prisão em regime fechado. Por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é consequência da operação Ouro Negro, de 2002. A conta bateu à porta do ex-governador agora.

5 - Advogados podem se inscrever para a lista tríplice de membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) até 17 de fevereiro. A vaga é decorrente da posse do advogado Fernando Jales no cargo de membro titular da Corte Eleitoral.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO