O ANO DEPOIS DA FANTASIA
Terminou a folia por essas bandas de Poti. Violento, que se diga. Infelizmente.
De volta à realidade, três pontos devem concentrar as atenções nos próximos dias, sendo dois no velho e sofrido Rio Grande do Norte, e o outro em nível de país.
Vamos a eles:
1 – A governadora Fátima Bezerra (PT) vai enfrentar o primeiro embate com os professores já nesta semana. O governo sugeriu implantar o novo piso nacional do Magistério, com reajuste de 12,84%, em três parcelas distribuídas no período de um ano, a primeira em maio de 2020 e a segunda e a terceira em janeiro e fevereiro de 2021.
Os professores não aceitaram e marcaram indicativo de greve para esta sexta-feira, 28, e paralisação por tempo indeterminado para o dia 4 de março.
Nesse embate, Fátima Bezerra vai exigir da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) que evite a greve, sob pena de pedir de volta dezenas de cargos que distribuiu para dirigentes sindicais, familiares, correligionários e amigos.
O problema é que a direção da entidade já não tem o mesmo controle sobre os professores. Para piorar, a proposta da governadora é considerada “perversa” pelos educadores, que exigem do Sinte-RN uma posição firme em defesa da categoria. Do contrário, a desfiliação em massa é inevitável.
É provável que a governadora melhore a proposta de implantação dos 12,84%, como forma de amenizar a resistência, pois, caso contrário, a greve é vista como inevitável.
2 – A reforma da Previdência jogará os holofotes para a Assembleia Legislativa. O presidente Ezequiel Ferreira de Souza, do PSDB aliado do PT, vai definir a comissão que analisará a admissibilidade da proposta encaminhada pelo governo. A oposição desconfia que ele atenderá à orientação da governadora de formar uma comissão com maioria a favor do texto original.
Dessa forma, o fojo vai ficar para o plenário da Casa, onde os servidores do andar de baixo, aqueles mais penalizados pela reforma, que são maioria, vai resistir à aprovação do jeito que o governo encaminhou. Eles não aceitam, o que chamam da “PEC da Morte”, a taxação de quem já é aposentado e alíquota que vai de 12% a 16%. Se não mudar, não passa, afirma o Fórum de Servidores, pronto para o confronto.
Em ano eleitoral, onde os deputados serão cobrados nas bases, é possível que eles alterem o texto original para atender o clamor popular.
3 – Em nível nacional, as atenções serão concentradas no movimento que está crescendo em todo o Brasil de protesto aos atos do Congresso, depois que o general Heleno afirmou que os congressistas fazem chantagem para engessar o governo Bolsonaro.
A manifestação está marcada para o dia 15 de março. O sarrafo vai subir ou baixar dependendo do envolvimento do presidente Bolsonaro. Deputados e senadores também se armam, com o mais açodados defendendo processo de impeachment, embora essa tese não se sustente.
Pois bem. O ano, que finalmente está começando, promete.
FRASE
"Criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir."
RODRIGO MAIA – Presidente da Câmara, reagindo ao apoio do presidente Jair Bolsonaro à manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
FRACASSO
A “Operação Carnaval" funcionou muito bem em Natal, que viveu dias de folia sem maiores ocorrências. Já na região Oeste, a operação fracassou e deu lugar à violência. Só no Itep Mossoró deram entrada em nove corpos, mortos à bala em Apodi, Assú, Areia Branca, Tibau e Mossoró. O número de assaltos, arrombamentos e roubos de carros explodiu no dias de folia.
SUCESSO E FRACASSO
O carnaval de Apodi se confirmou como o melhor do interior do Rio Grande do Norte. De organização, atrações e participação do público. Tibau surpreendeu e pode ter dado início à revitalização da festa de momo. Caicó, que não teve carnaval privado, colocou o povo na rua com Magrão, mas caiu de público e de crítica. E a nota triste foi o fracasso de Macau, que já teve o melhor carnaval do RN.
ARRASADOR
Em meio a temores dos investidores sobre a rápida disseminação do novo coronavírus, o dólar operou em alta e passou dos R$ 4,43 e a bolsa chegou a cair mais de 6% nesta quarta-feira de cinzas (26). Investidores do mundo todo estão preocupados com a contaminação fora da China e os impactos no crescimento global. As Bolsas de Valores são afetadas.
NO ALTO OESTE
Partidários do ex-prefeito Nilton Figueiredo apresentaram cópia de um “nada consta" que o libera para disputar a Prefeitura de Pau dos Ferros no pleito deste ano. Figueiredo não confirmou, nem negou. Deixou a notícia correr solta na cidade.
NO MÉDIO OESTE
No carnaval de Almino Afonso ficou claro que a disputa pela Prefeitura daquela cidade será entre o prefeito Waldênio Amorim, representando a tradicional família Abel, e o médico Netinho, representando a oposição. Será a manutenção dos Abéis no poder versus a mudança da política administrativa.
FECHE A MATRACA
O presidente Bolsonaro disse que o apoio a ato de protesto contra o Congresso e o STF teve “cunho pessoal", como se fosse possível divorciar a pessoa Bolsonaro do presidente Bolsonaro. Criou tensão, agora se segure.
É NOTÍCIA
1 - O Boletim Focus da semana mostra que a previsão da inflação caiu pela oitava semana seguida, de 3,22% para 3,20%. Já a previsão da expansão do PIB caiu de 2,23% para 2,20%.
2 - Os estudantes selecionados na segunda chamada do ProUni têm até esta sexta-feira (28), para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação deve ser apresentada diretamente às instituições de ensino. São ofertadas 252.534 bolsas.
3 - O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, no estado de São Paulo, acende o sinal de alerta em todo o país. Existem casos suspeitos em várias regiões, inclusive em Natal.
4 - Nenhum prefeito do RN se capitalizou eleitoralmente com o carnaval mais do que Álvaro Dias, em Natal. A folia na capital agradou a todos, inclusive, à oposição que se esbaldou no meio do povo. De quebra, Álvaro recebeu o “sim" de Carlos Eduardo.
5 - Segunda-feira de carnaval (24) triste para os familiares e amigos de Márcia Betânia Câmara. A professora e advogada faleceu, deixando viúvo o também advogado Tarcísio Jerônimo. O sepultamento ocorreu no cemitério São Sebastião, em Mossoró.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.