Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Postado às 17h30 | 04 Mar 2020 | Professores rejeitam proposta do governo Fátima e aprovam greve

Crédito da foto: AssecomRN Governadora Fátima tentou evitar greve em audiência com dirigentes do Sinte-RN

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte aprovaram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia geral, na tarde desta quarta-feira, 4, na Escola Winston Churchill, em Natal. A categoria exige a implantação do novo piso salarial do Magistério, reajustado em 12,84%, conforme determina o Fundeb.

A proposta apresentada pelo governo Fátima Bezerra (PT) foi rejeitada. A governadora propôs pagar o reajuste em três parcelas e o retroativos em 24 meses, da seguinte forma:

Para os trabalhadores da ativa, nos meses de junho, setembro e dezembro de 2020;

Para os trabalhadores inativos, em outubro, novembro e dezembro de 2020.

Quanto ao retroativo a janeiro, mês de implantação do novo piso, conforme o Fundeb, o governo Fátima propõe pagar em 24 parcelas a partir de janeiro de 2021.

Os professores consideraram uma falta de respeito e, principalmente, pelo fato de a governadora ser professora de formação e ter feito carreira política com a bandeira de defesa dos trabalhadores em Educação.

A categoria definiu uma contraproposta que será levada ao governo, que é a implantação e o pagamento do reajuste na folha de março e o pagamento do retrativo em três parcelas.

VEJA COBERTURA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO DESTA QUINTA-FEIRA (5).

Tags:

Greve
professores
RN
Fátima Bezerra
Sinte-RN
salário
piso
magistério

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO