Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 05 Mar 2020 | Coluna César Santos - 5 de março de 2020

Crédito da foto: Ilustração/Neto Silva Chegou a temporada de caça ao eleitor

É PRECISO TER VOTOS

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, nesta quarta-feira, 4, manteve o dispositivo da Minirreforma Eleitoral (Lei 13.165/2015) o qual estipulou o limite mínimo de votação individual de 10% do quociente eleitoral para preenchimento das vagas nas eleições proporcionais.

Esse dispositivo foi implementado para evitar que o puxador de votos eleja candidatos que não têm densidade eleitoral, representação popular ou a mesma experiência de outros que foram votados pelo seu preparo para a vida pública. Foi o que aconteceu, por exemplo, na primeira eleição do palhaço Tiririca, que com mais de 1,7 milhão de votos, puxou seis deputados federais eleitos no Estado de São Paulo.

Outro exemplo aconteceu em Natal nas eleições de 2012. A professora Amanda Gurgel (Psol), oxigenada pela fama momentânea, recebeu grande votação à Câmara Municipal (32.819 votos), puxando, por conse-quência, dois companheiros de partido com votações sofríveis: Sandro Pimentel, que recebeu apenas 1.398 votos, e Marcos do Psol, eleito com 717 votos.

O dispositivo reafirmado pelos ministros do STF entrou em vigor nas eleições de 2018. A sua aplicação impediu a eleição de oito candidatos a deputado federal, que, juntos, somaram 171 mil votos. Os candidatos eleitos que se beneficiaram somaram seis vezes mais (609 mil votos).

Pois bem.

A decisão desta quarta-feira deve ser observada pelos pretensos candidatos a vereador nas eleições deste ano, com entendimento tão importante quanto buscar uma legenda que viabilize a candidatura, é ter voto suficiente para cumprir, pelo menos, 10% do quociente eleitoral.

Nas eleições de 2016, em Mossoró, os votos válidos na disputa proporcional somaram 134.846, que divididos pelo número de vagas na Câmara Municipal (21), resultaram no quociente de 6.421 votos. Se naquele momento tivesse valendo o limite mínimo de votação individual de 10% do quociente eleitoral, o candidato precisaria de pelo menos 642 votos para cumprir a regra.

É bem verdade que todos os vereadores eleitos em Mossoró, no pleito passado, tiveram votação acima dos 10% do quociente eleitoral (a menos votada foi Aline Couto com 916 votos), mas a regra que será aplicada junto com o fim das coligações proporcionais deve servir de alerta aos pretensos candidatos. ´É preciso ter votos. Numa previsão razoável, com base no crescimento do eleitorado e no histórico de votos válidos que sempre supera a casa dos 93% da totalidade de votos, pode ser dito que o quociente eleitoral no pleito de 2020 poderá chegar até 6.700 votos, o que obrigará o candidato z ter votação mínima de 670 votos.

Portanto, senhores pretensos candidatos, sebo nas pernas para acelerar as andanças, porque voto não é fácil não.

 

FRASE

Querer a presidência e a relatoria da reforma da Previdência é algo antidemocrático."

CORONEL AZEVEDO - Deputado do PSC reagindo ao rolo compressor na Assembleia Legislativa do RN.

 

GREVE

Os professores não têm como aceitar a proposta salarial do governo Fátima Bezerra (PT), porque é humilhante, desrespeitosa, esdrúxula até.

Fátima propôs pagar o reajuste do magistério (12,84%) em três parcelas: junho, outubro e dezembro para ativos; outubro, novembro e dezembro para inativos; e o retroativo em 24 meses.

Foi inevitável a aprovação da greve pelos professores estaduais.

 

EMBLEMÁTICO

A greve dos professores estaduais quebra o elo mais forte da luta política da governadora Fátima Bezerra (PT). E atinge de morte o seu diploma de Magistério.

 

EM MOSSORÓ

O Movimento 65 foi pensado para criar uma agenda favorável à candidatura do governador  Flávio Dino (MA), à presidência da República em 2022. Está avançando em todo o País, com sucesso.

O movimento chegará a Mossoró no dia 14 deste mês, sob o comando do secretário de organização estadual do PCdoB e pré-candidato a prefeito, Gutemberg Dias.

Evento no Villa Oeste.

 

BABAQUICE

O presidente Bolsonaro usou o humorista Carioca para gozar com jornalistas que cobrem a agenda do Planalto. Que coisa mais idiota, repugnável, desprezível.

 

PIBINHO

O PIB cresceu apenas 1,1% em 2019, segundo o IBGE. Em valores correntes, o crescimento totalizou R$ 7,3 trilhões. Foi o menor avanço dos últimos três anos.

 

CAIXA

A superintendência regional da Caixa Econômica Federal, em Mossoró, será inaugurada neste sábado, 7, com a presença do presidente do banco, Pedro Guimarães. A superintendência  já está funcionando sob a gestão de Gilson Pedro Ramos.

 

CIDADANIA

A Câmara Municipal aproveita a presença de Pedro Guimarães para lhe conferir o Título de Cidadão Mossoroense. Reconhecimento à sua atenção a Mossoró. Além da superintendência, a cidade foi contemplada com o financiamento de R$ 146,5 milhões em obras, via FINISA.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO