Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 07 Mar 2020 | Coluna César Santos - 7 de março de 2020

Crédito da foto: Reprodução Jornalistas cruzaram os braços para o presidente João Batista Figueiredo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) está mobilizando os profissionais que fazem a cobertura do Planalto e do Congresso Nacional para um protesto na Esplanada dos Ministérios em defesa do jornalismo e da democracia e em repúdio aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato está marcado para o dia 18 de março.

Na manifestação, os jornalistas pretendem repetir o ato histórico feito por fotógrafos que cobriam o Palácio do Planalto (onde despacha o presidente da República) em 1984. Em protesto contra o tratamento dispensado pelo presidente da época, general João Figueiredo, cruzaram os braços e abaixaram as câmeras, dando origem à imagem histórica destacada acima.

“Os ataques do Bolsonaro contra a imprensa infelizmente nos fazem recordar muito a esse momento da ditadura militar em que tinha um enorme desrespeito e censura com os jornalistas e a imprensa. É necessário relembrar esse momento, não só o que acontecia, mas também a resposta dos jornalistas a isso", esclareceu Juliana César Nunes, diretora do Sindicato.

Juliana explica que o sindicato e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que endossa o protesto, atendem a uma reclamação dos profissionais da área, que são frequentemente alvos de ofensas e de ironias de Jair Bolsonaro ao exercerem o ofício. Segundo ela, “a categoria está muito indignada com o desrespeito que vem ocorrendo". A data escolhida tem como objetivo coincidir com o dia escolhido por vários movimentos de oposição para se manifestar “em defesa dos serviços públicos, da educação e dos direitos".

A diretora explica que os ataques à imprensa não são casos isolados e sim sistemáticos e que o ocorrido na última quarta-feira (4), em que um humorista fantasiado de presidente da república distribuiu bananas e debochou de jornalistas na saída do Palácio Alvorada foi a “gota d'água". “É um acúmulo de algo que já estava muito engasgado e latente na categoria. Acredito que tenha sido a gota d'água", pontuou.

Os ataques a jornalistas e a veículos de imprensa cresceram 54,07% no primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aponta levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O número passou de 135 em 2018 para 208 no ano passado. A maioria deles (116) partiu da própria presidência. Em dezembro do ano passado, por exemplo, Bolsonaro disse a um repórter que ele teria uma “cara de homossexual terrível".

A reportagem acima é do Congresso em Foco. Narra o desconforto de nós jornalistas com a forma com que o presidente da República trata profissionais e veí-culos. Algo absurdo, inadmissível. No entanto, é pouco provável que Bolsonaro se sinta incomodado com o protesto. E, provavelmente, continuará dando de coturno.

 

FRASE

A categoria está muito indignada com o desrespeito que vem ocorrendo."

JULIANA CÉSAR NUNES - Diretora do Sindicato dos Jornalistas do Distritito Federal, que está organizando o protesto contra o presidente Jair Bolsonaro.

 

CAIXA

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, inaugura hoje a Superintendência Regional de Mossoró. Solenidade às 9h. Guimarães também receberá título de cidadania mossoroense, conferido pela Câmara Municipal. Ele foi importante para aprovação de crédito em favor do Município, de R$ 146,5 milhões, via Finisa, para obras de infraestrutura urbana na cidade.

 

NO CAFEZINHO

O Mossoró Cidade Junina deste ano terá atrações representando os nove estados nordestinos, dentro do projeto de reunir a região na mais cultural festa junina do País. O Estado do Maranhão, se depender do desejo e do trabalho da secretária de Cultura, Isaura Amélia, será representado por Pablo Vittar. No “Cafezinho com César Santos" deste domingo, Isaura conta a novidade.

 

CAMARÃO

Os produtores de camarão estão vibrando com a agenda do presidente Bolsonaro em Mossoró e Areia Branca. É que o presidente assinará a permissão para importação de matrizes de genética de camarão. Trata-se de pleito antigo da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores de Camarão. A produção de atum em Areia Branca também será beneficiada.

 

SEGUE

O presidente Bolsonaro cumprirá agenda em Mossoró e Areia Branca na quinta-feira, 12, acompanhado dos ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

 

CASA NOVA

O vereador Raério Cabeça se filiou ao PSD. Foi o primeiro de Mossoró a desembarcar em nova sigla na “janela partidária", embora não precisasse dessa abertura porque havia sido liberado pelo PRB desde o ano passado. Cabeça tentará o segundo mandato nas eleições de 2020.

 

SÓ ELE

Raério, que lidera a oposição na Câmara, encontra três vereadores governistas no PSD: Maria das Malhas, Tony Cabelos e Emílio Ferreira. Não haverá convivência. O trio trocará de partido na “janela". Raério ficará à vontade no novo endereço.

 

É NOTÍCIA

1 - A turma da piada pronta consegue, as vezes, ser engraçada. A lambança de Ronaldinho Gaúcho no Paraguai rendeu a boa tirada: “Eu vivi para ver o paraguaio prender brasileiro por falsificação."

2 - O empresário João Amoedo deixou a presidência do Novo, partido que começou a ficar velho pelas velhas práticas. Ele colocou Eduardo Ribeiro no seu lugar. Amoedo foi candidato a presidente da República nas eleições de 2018, sem sucesso.    

3 - Daqui a dois meses termina o prazo para o eleitor regularizar o título se quiser votar nas eleições deste ano. O prazo se encerra no dia 6 de maio. Não deixe para a última hora.
 
4 - De um observador do tráfego aéreo: a Inframerica está apenas fazendo pressão para ser ressarcida pelos R$ 700 milhões que diz ter investido no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Se a União aceitar pagar, o consórcio continuará administrando o aeroporto.   

5 - Passou de 100 mil o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus, com a China, epicentro global da epidemia, liderando: 81.667 casos registrados. No Brasil, já são mais de 10 casos confirmados. O primeiro do Nordeste foi registrado na Bahia.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO