TOCA PRA DIANTE
A governadora Fátima Bezerra (PT) adotou o estilo “deixa a vida me levar” nos dois temas polêmicos do momento: reforma da Previdência estadual e o reajuste de 12,84% dos professores da rede estadual de ensino. Vai deixar as coisas acontecerem, para depois ver o que pode ser feito com o que sobrou do debate. Como a prestação de contas com a população só acontecerá em 2022, o tempo sopra a seu favor.
No caso da reforma da Previdência, a governadora se preocupa pouco. Ela conta como certa a aprovação do texto original que encaminhou à Assembleia Legislativa. Não vê, com razão, uma oposição articulada capaz de alterar o texto e/ou impedir a sua aprovação, por mais amarga que seja a reforma.
O governo se articulou bem com apoio do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). Emplacou o presidente e o relator da comissão especial da reforma da Previdência, além dos outros três membros. Trocando em miúdos, a ordem de não alterar o texto será cumprida, ou seja, é nula a chance de aprovação de alguma emenda.
É o sentimento nos gabinetes e no plenário do Palácio José Augusto, exposto pelo deputado Sandro Pimentel (Psol): “Já sabemos que a ordem do Governo é que a proposta enviada chegue ao Plenário virgem, sem qualquer emenda no seu texto”, queixou-se, dia passado.
No plenário, a oposição, com uma ou outra exceção, votará pela aprovação do texto, com discurso que trata-se de um mal necessário. O deputado Kelps Lima (Solidariedade), que se diz ferrenho adversário do governo Fátima, já antecipou o seu voto pelo “sim”.
Portanto, o governo não tem o que se preocupar. A reforma da Previdência será aprovada com todas as vÍrgulas e pontos. Sobrará o barulho dos servidores públicos, tímido, que se diga, em virtude de parte das entidades sindicais se ajoelharem diante da governadora-ex-sindicalista.
Quanto À greve dos professores, a governadora decidiu pagar para ver. Vai esticar a corda, deixar o movimento ir até perder fôlego, isso, claro, se antes não pedir na Justiça a ilegalidade do movimento, como fez em 2019 com a paralisação dos servidores da saúde. Fátima não teme o confronto e sabe onde apertar os ex-companheiros, tem experiência de sobra para levar a estratégia adiante.
Quem não deve gostar são os petistas que pretendem disputar as eleições municipais deste ano, que vão - inevitavelmente - absorver o desgaste político do momento. Não tem como fugir, são os “ossos" do ofício.
De resto, a governadora Fátima vai continuar com a sua pipoquinha Bokus, assistindo da rampa da Governadoria o circo da Assembleia Legislativa, com espetáculo a seu favor.
Como diria do alto de sua sapiência Jairo Paiva: “Toca pra diante".
FRASE
A ordem do governo é
que o texto enviado chegue ao Plenário virgem."
SANDRO PIMENTEL - Deputado estadual desanimado com a possibilidade de encartar alguma emenda à reforma da Previdência estadual.
DEFINIDO
O Palácio do Planalto escolheu o Thermas para sediar o evento com o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 12, em Mossoró. Bolsonaro vai assinar a concessão de licenças para a pesca no Estado, entregar equipamentos para segurança e anunciar investimentos em várias áreas do RN. A solenidade será às 16h.
COMITIVA
Estarão com o presidente Bolsonaro os ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária), além do secretário nacional da Pesca e Aquicultura, Jorge Seif.
É A OITAVA
O PRTB confirmou o nome da irmã Ceição como pré-candidata à Prefeitura de Mossoró. Por consequência, descartou aliança com o PSL e o Solidariedade no pleito deste ano. Irmã Ceição é a oitava pré-candidata à sucessão municipal. O PRTB também já tem em seu caderninho 30 pré-candidatos a vereador.
PROFESSOR NA RUA...
Os professores estaduais realizam hoje ato de protesto contra o governo Fátima Bezerra (PT), que se recusa a implantar o reajuste de 12,84% no piso salarial do Magistério. É a primeira atividade de greve, iniciada oficialmente na segunda-feira, 9.
...GOVERNADORA A CULPA É SUA
Os professores pedem que o Governo do Estado implante o novo piso salarial do Magistério na folha de março, inclusive, com o retroativo. E não aceitam o pagamento parcelado em três meses, entre junho e dezembro, como propõe a governadora Fátima Bezerra (PT). E quanto o retroativo em 24 meses, a categoria sente-se castigada e não esconde a revolta. Daí, a greve.
SEU DIREITO
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, será marcado em Mossoró com mutirão de atendimento. A ação “Direito na Praça” contará com a Defensoria Pública do Estado, Procon Municipal, Procon Legislativo da Câmara Municipal e da OAB-Mossoró. As pessoas vão receber orientação quanto aos seus direitos em relações de consumo. Sábado, 14, na Praça do Pax, às 9h.
DRIVE THRU
Mossoró vai receber a primeira farmácia com serviço de drive thru. A Potiguar Farmácia Drugstores está se instalando na Av. João da Escóssia, bairro Nova Betânia. Vai funcionar 24 horas, com entrega até 23h, via tele atendimento (3317-0553). O novo conceito considera em oferecer maior comodidade e interação com o público. O novo empreendimento será inaugurado no dia 24 deste mês.
É NOTÍCIA
1 - Os salários dos professores da rede municipal de Mossoró virão em março com reajuste de 12,84%. A Prefeitura também depositará o retroativo a janeiro, cumprindo a lei do piso do magistério.
2 - A Justiça Federal interveio para evitar o fechamento da UTI pediá-trica do Hospital Walfredo Gurgel e da UTI Neo-natal do Hospital Santa Catarina. Determinou que o governo contrate cooperativa médica, de forma emergencial, para manter os serviços. Ufa.
3 - Com a saída de Julierme Torres para o comando da Caixa Econômica Federal em Caicó, a gerência-geral de Mossoró será ocupada por Pedro Carlos. Eles são colegas desde a redação de jornais.
4 - A deputada Isolda Dantas (PT) fez discurso e gravou vídeo protestando contra a visita do presidente Jair Bolsonaro a Mossoró. Discurso radical contra os benefícios que o presidente trará para a cidade. E olhe que Isolda quer ser prefeita de Mossoró. Pasmem.
5 - Subiu para 34 o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus em todo o Brasil. Enquanto isso, no RN, poucos se dão conta de que o Estado já tem confirmados 511 casos de dengue e 92 pacientes com chikungunya. O aedes aegypti está dando de capote.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.