O chefe de gabinete da governadora Fátima Bezerra (PT), Raimundo Alves, recebeu os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) para discutir uma solução para a greve dos professores.
A reunião que aconteceu na Governadoria, nesta terça-feira (11), contou com a presença de representantes do comando de greve, mas o diálogo não avançou.
O representante da governadora disse que a proposta inicial de pagar o reajuste do piso salarial do Magistério (12,84%) em três parcelas iguais de 4,11%, entre junho e dezembro, não será alterado. O governo admite apenas apresentar nova proposta para quitação do valor do retroativo, mesmo assim, só a partir de 2021.
O montante do passivo ainda não está definido, pois vai depender do período em que for implantado o Piso Salarial deste ano.
Segundo Raimundo Alves, a lei orçamentária de 2020 impossibilita qualquer proposta de quitação ainda neste ano porque não prevê orçamento para tal finalidade.
Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 4 de março.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.