O CASO É MUITO GRAVE!
Em menos de uma semana, 11 animais morreram sob a responsabilidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus de Mossoró. São ovinos da raça Morada Nova, ameaçados de extinção e que deveriam ser melhor cuidados pelo setor de Zootecnia e Medicina Veterinária da instituição.
O caso – grave - registrado no núcleo de estudos e pesquisas em pequenos ruminantes, que abriga os animais do Núcleo de Geração e Transferência de Tecnologia em Produção Animal, vinculado ao centro de Ciências agrárias da Ufersa precisa ser apurado com muita responsabilidade, inclusive, por instituições como o Ministério Público Federal (MPF). Não pode passar em branco, muito menos permitir o silêncio do reitor José Arimatea Matos.
Quais são as causas?
A professora e pesquisadora Débora Façanha, que fez a denúncia ao JORNAL DE FATO, desconfia que os casos possam ser de clostridiose, termo genérico usado para doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium, que provocam lesões nos órgãos e tecidos dos animais e levam até a morte.
Se o diagnóstico confirmar que são casos de clostridiose, o caso torna-se ainda mais grave porque existem medidas profiláticas que teriam sido importantíssimas para evitar essa mortalidade, mas que não foram aplicadas pela Ufersa.
A vacinação dos animais é uma das medidas importantes e sendo feita de forma correta, cumprindo o calendário com a dose inicial e dose de reforço se evita a morte de animais. Não é possível afirmar, no momento, se houve negligência por parte da instituição, por isso, a necessidade do caso ser investigado.
Outro ponto importante é saber se a Ufersa mantém a limpeza, a desinfecção e manutenção das instalações onde vivem os animais porque o costridio é uma bactéria que fica no ambiente. Também é importante verificar a alimentação dos animais, que deve ser um volumoso de boa qualidade. Débora Façanha afirma que tem registros de que vários animais do setor estavam consumindo um volumoso que ficou dias exposto a chuva e a sol.
A denúncia é gravíssima e, por consequência, a responsabilidade extrapola os limites do campus central da Ufersa. A causa exige de todos uma posição firme. Daí, espera-se o pronunciamento do MPF, do Conselho Municipal de Proteção Animal de Mossoró, dos ativistas da causa animal e, principalmente, uma resposta urgente da Reitoria da Ufersa.
Não cabe o silêncio, porque "lavar as mãos" em um caso tão grave é ser conivente com o erro. Que todos se posicionem.
FRASE
Animais estavam consumindo um volumoso que ficou dias exposto a chuva e a sol.
DÉBORA FAÇANHA - Professora e pesquisadora da Ufersa sobre mortes de animais no campus de Mossoró
PANDEMIA
O Governo do Estado reduziu o número de convocados para a reunião que tratará sobre o coronavírus, amanhã. Antes seriam os prefeitos e secretários de saúde dos 167 municípios, o que promoveria grande aglomeração, cenário inadequado para os tempos de pandemia. Agora, serão os representantes das maiores cidades e os presidentes de associações de municípios.
PANDEMIA II
Os prefeitos estão ansiosos para saber as medidas do Governo do Estado de enfrentamento ao novo coronavírus. Eles esperam que a governadora Fátima Bezerra (PT) anuncie a liberação de recursos para ampliar os leitos nas unidades de saúde, principalmente, de unidades que recebem grande número de pacientes. A governadora vai se pronunciar na reunião desta segunda, 16.
MORTE
O ex-ministro do governo Bolsonaro e pré-candidato a prefeito do Rio, Gustavo Bibiano, tinha apenas 56 anos quando seu coração parou. Ele sofreu um infarto fulminante neste sábado, 14. De aliado fiel a desafeto implacável, Bibiano deixou um lastro de polêmica com o presidente Jair Bolsonaro.
RASTEIRA
A morte de Gustavo Bibiano oferece mais um cadáver para a política rasteira explorar. Daqui a pouco surgirá a tese da conspiração, a desconfiança e a campanha "#quemmandoupararocoraçãodebibiano?". Argh!!!
COM EXCEÇÃO...
O ex-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, e seu filho, deputado federal Fábio Faria, não admitem que o partido apoie candidatura do PT nas eleições municipais. Eles se sentem atacados pela governadora Fátima Bezerra e o PT e já deram respostas - duras - através das redes sociais. São água e óleo.
...DO PT
Em Mossoró, o novo comandante do PSD, vereador Raério Cabeça, deseja apoiar a deputada Isolda Dantas, pré-candidata do PT à Prefeitura. Se o veto de Robinson e Fábio prevalecer, Raério tem mais cinco opções na oposição, entre elas, o deputado Alysson Bezerra (SDD).
É NOTÍCIA
1 - Nesta segunda-feira, 16, completa 30 anos do Plano Collor I, que bloqueou as contas correntes e a poupança. Fernando Collor deixou os brasileiros lisos e ninguém fez nada, no primeiro momento.
2 - Esta data, 15 de março, marca a posse de três presidentes do regime militar: Costa e Silva (1967), Ernesto Geisel (1974) e João Batista Figueiredo (1979). Também marca a posse do primeiro predidente pós-regime: José Sarney, em 1985.
3 - Nesta data, em 1975, eram empossados os novos governadores, todos da Aliança Renovadora (ARENA); todos eleitos indiretamente. No RN, tomou posse Tarcísio de Vasconcelos Maia.
4 - Hoje completa 22 anos da morte de Tim Maia. O carioca Sebastião Rodrigues Maia, cantor, compositor, maestro, instrumentista e produtor musical. Foi Tim Maia que introduziu os gêneros soul e funk na música popular brasileira. Faz muito falta!
5 - Postos de combustíveis no vizinho estado da Paraíba estão vendendo o litro da gasolina por R$ 3,99, respeitando a redução de preços da Petrobras. No Rio Grande do Norte, os revendedores dão de ombro ao consumidor e continuam vendendo por até R$ 4,59.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.