Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 19 Mar 2020 | Coluna César Santos - 19 de março de 2020

Crédito da foto: Arquivo Governadora Fátima tornou-se refém de Ezequiel Ferreira na Assembleia Legislativa

O INIMIGO MORA AO LADO

O prefeito Álvaro Dias no PSDB fortalece o projeto político-eleitoral 2022 do presidente estadual da sigla e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza. Ele deseja sair da proporcional para uma disputa majoritária, podendo ser candidato ao Senado da República ou ao Governo do Estado.
Como a reeleição de Álvaro Dias é dada como certa, embora em disputa eleitoral tudo pode acontecer, Ezequiel faz a leitura certa ao se aliar ao prefeito, uma vez que ele, com o apoio de Álvaro, ocupará espaços de maior capilaridade no mais importante colégio eleitoral do Estado.

Colocar o prefeito de Natal dentro do PSDB também faz parte da estratégia de fragilizar o PT, partido da governadora Fátima Bezerra, a partir da capital. Como o partido da governadora não tem um nome em condições de disputar a Prefeitura da capital, o líder tucano impõe ao PT o papel de coadjuvante, apesar de ser um aliado da governadora.

Fátima Bezerra sabe das intenções de Ezequiel, mas não pode partir para o confronto agora. É que o governo precisa dele para aprovar as matérias de interesse do Executivo encaminhadas à Assembleia Legislativa, como é o caso da reforma da Previdência. Ezequiel está bancando a reforma do jeito que a governadora quer e a governadora está deixando Ezequiel pavimentar o seu caminho do jeito que ele deseja.

Se houver algum embate entre eles, não será agora, ficará para 2022. Há quem afirme, dentro do governo Fátima, que dificilmente o PT suportará o bico longo do tucanato no processo sucessório estadual, mas, até lá, eles permanecerão habitando o mesmo ambiente político, embora sem a mínima confiança mútua.

É o jogo da política e dos interesses de grupos e/ou individuais que vai sustentando a relação entre os mandatários da Governadoria e do Palácio José Augusto. Porém, com data de validade.

Vale lembrar que Ezequiel Ferreira  é um amigo do poder. Ele foi aliado do governo passado, bancando na Assembleia Legislativa os interesses da gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD). No primeiro turno das eleições de 2018, Ezequiel levou o seu partido para o palanque de Robinson. No segundo turno, ele se transferiu, junto com o PSDB, para o palanque da favorita Fátima Bezerra.

Ezequiel repete o que os últimos presidentes da fermentada Assembleia Legislativa fizeram. Primeiro, assume o comando de um partido, fortalece as suas fileiras cheias de deputados; em seguida, passa a dividir o governo do momento; e, por fim, leva a termo o seu projeto político e de poder.

A conferir no futuro próximo.

 

FRASE

É o maior desafio desde a Segunda Guerra. Nós vamos derrotar o inimigo invisível."

DONALD TRUMP - Presidente dos EUA sobre o novo coronavírus.

 

APAVORADOS

Médicos e servidores afirmam que o Hospital Regional Tarcísio Maia não tem condições de receber pacientes se Mossoró registrar grande número de infectados pelo novo coronavírus.  Eles denunciam que o hospital não oferece as mínimas condições de trabalho, porque está faltando tudo.

 

APAVORADOS II

Em um grupo social de médicos e enfermeiros do Tarcísio Maia, um profissional reclamou que o hospital não dispõe de papel toalha, álcool em gel, óculos de proteção, luvas e falta até máscara adequada (N95). Sem essa proteção mínima, os profissionais ficam expostos ao alto risco de infecção.

 

APAVORADOS III

Outro médico relatou que devido à falta de estrutura mínima, a secreção de pacientes está sendo jogada no vazio sanitário, o mesmo vazo que outros pacientes utilizam. É um cenário aterrador, na opinião dos profissionais, que coloca sob risco a vida de médicos, enfermeiros, servidores e pacientes.

 

APAVORADOS IV

Os profissionais reclamam que a direção do HRTM nada faz para mudar o quadro e que o Governo do Estado anunciou medidas contra o coronavírus, mas nenhuma delas contempla o hospital de urgência e emergência.

 

LACEN

O Ministério da Saúde quer que a partir desta quarta-feira, 18, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) dos 26 estados e do Distrito Federal estejam aptos a realizar exames para o coronavírus. A medida faz parte do esforço no enfrentamento à doença e torna-se importante porque descentraliza e torna mais rápido o diagnóstico do coronavírus para todo o país.

 

É NOTÍCIA

1 - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) suspendeu por 30 dias o atendimento nos cartórios eleitorais de todo o Estado. A medida  visa inibir a transmissão do novo coronavírus.

2 - O Progressista cancelou eventos que estavam programados para o final de semana no Rio Grande do Norte. Estavam previstos encontros para filiações em Parnamirim, Caicó, Lagoa Nova e Cerro Corá. Agora, os atos de filiação vão ocorrer individualmente.

3 - A edição 2020 do Mossoró Cidade Junina será realizada? A resposta só poderá ser dada em maio. O sim ou não dependerá do cenário do novo coronavírus naquele momento.

4 - Há 44 anos Mossoró recebia a central telefônica da Telecomunicações do RN, inaugurada pelo governador Tarcísio Maia. O evento contou com o presidente da Telern, Israel de Oliveira, e o secretário municipal de Educação, professor Antônio da Graça Machado.

5 - A Secretaria de Saúde do Estado suspendeu o Tratamento Fora Domicílio (TFD) a pacientes que não se enquadrem em caso de urgência, em função da pandemia do Covid-19. Usuários que se sentirem prejudicados entrem em contato pelo fone: 98127-3075.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
JORNAL DE FATO
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO