Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 31 Mar 2020 | Coluna César Santos - 31 de março de 2020

Crédito da foto: Carlos Costa Prefeita Rosalba e a governadora Fátima Bezerra se reuniram por teleconferência

COLETIVO ACIMA DO INDIVIDUAL

Em teleconferência nesta segunda-feira, 30, a governadora Fátima Bezerra (PT) e a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) anunciaram uma série de medidas conjuntas, para enfrentamento e contenção do novo coronavírus em Mossoró. Entre outras medidas, foram anunciados 170 novos leitos de UTI, enfermaria e de baixa complexidade, além da reabertura do Hospital da Polícia Militar, e a possibilidade de aproveitar a estrutura do imóvel onde funcionou o Hospital da Mulher, fechado em 2016, na gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD).

As ações conjuntas, que envolvem as secretarias de Saúde do Estado e do Município e de outras pastas, também vão resultar na contratação temporária de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Também vão possibilitar, conforme anunciado, a ampliação da rede de entendimento. Tudo para logo, diante da necessidade de urgência/emergência, uma vez que todas as previsões apontam para o avanço do vírus a partir de agora até alcançar o pico na segunda quinzena de abril.

Veja todas as medidas anunciadas pela governadora e pela prefeita no “Caderno Mossoró” desta edição.

São medidas importantíssimas e urgentes. Agora, merece o registro a postura de Fátima e Rosalba que deixaram a política-partidária de lado para entrelaçar as mãos em defesa da vida. Elas são adversárias políticas e estarão em palanques opostos nas próximas eleições, mas entenderam que a responsabilidade com a saúde das pessoas está acima de qualquer outro interesse, fazendo cumprir o dever de gestores públicos.

Não cabe, nesse momento, sequer imaginar que os dois governos, estadual e municipal, trilhassem caminhos opostos na luta contra o novo coronavírus. Seria tão letal ao cidadão que precisa da assistência pública quanto o próprio Covid-19. Não caberia, então, qualquer outra postura senão a assumida por Fátima e Rosalba.

Ao final da teleconferência, depois da exposição de tudo que está sendo feito para proteger a população, a prefeita de Mossoró afirmou: “Temos que continuar unidas para salvar vidas; qualquer outra questão não está em pauta”. E a governadora reforçou: “O espírito de parceria e de solidariedade tem que ser permanente; estamos juntas, prefeita”.

A postura de Fátima e Rosalba transmite um alento de que é possível o político colocar o interesse coletivo acima de seus objetivos pessoais e/ou de grupo. Também, tem um peso de um tapa na cara naqueles políticos que tentaram, nesse momento delicado para a saúde das pessoas, tirarem algum proveito individual, propagando suas “ações” como se fossem uma pessoa boa, preocupada com o bem estar da população.

Que entendam a ligação dada por Fátima e Rosalba.

 

FRASE

Temos que continuar unidas para salvar vidas. Qualquer outra questão não está em pauta.

ROSALBA CIARLINI - Prefeita de Mossoró para a governadora Fátima Bezerra

 

É GOLPE

Não responda a ligações e contatos por rede social, em nome da Rádio 95 FM, solicitando seus dados para participar de promoção, porque é golpe. São bandidos que tentam se aproveitar do isolamento social para "sangrar" pessoas inocentes. Também não atenda "pesquisadores" que estão batendo à porta solicitando entrevista. Não tem nenhuma pesquisa na praça.

 

QUEDA

Na primeira semana de isolamento social no RN, a venda nos postos de combustíveis caíram em quase 50%, segundo o sindicato que representa os donos de postos. O consumidor não está saindo de casa, portanto, não está queimando gasolina. Mesmo assim, alguns postos insistem em cobrar quase R$ 5 pelo litro da gasolina, ignorando a redução de 30% dada pela Petrobras em março.

 

QUARENTENA

O decreto que fecha o comércio em Mossoró e outras áreas de aglomerações será avaliado ao final de cada semana. E, mediante avaliação, a Prefeitura decide se encerra ou prorroga a quarentena por causa do novo coronavírus. Portanto, a semana será de portas fechadas de lojas, bares e restaurantes.

 

FÉRIAS ANTECIPADAS

As aulas nas redes pública e particular só retornarão em maio, mas sem prejuízo para o calendário letivo, uma vez que houve a antecipação das férias de meio de ano. O recesso foi antecipado de junho para abril. Em relação ao semestre 2020.1 na Uern, a definição sai hoje na teleconferência do reitor Pedro Fernandes com os segmentos.

 

FECHADO

O Hotel Thermas de Mossoró fecha as suas portas por 30 dias, em virtude do avanço do novo coronavírus. A decisão tomada nesta segunda-feira, 30, reflete o esvaziamento da rede turística regional. O resort retoma as atividades no dia 1º de maio.

 

VAI TER ELEIÇÕES

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, jogou balde de água fria naqueles que querem o cancelamento das eleições municipais. "Nesse momento, ainda há plenas condições materiais de cumprimento do calendário eleitoral", afirmou Weber.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje, faz 56 anos do golpe militar, iniciado pelo general Mourão Filho, governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, e apoiado pelo governador da Guanabara, Carlos Lacerda.

2 - O conjunto residencial Wilson Rosado completa 30 anos nesta terça-feira, 31. Obra do governo Geraldo Melo, construída à margem da BR-304, saída para Fortaleza (CE), para receber 60 famílias que moravam improvisados no antigo "Cortiço".

3 - A Prefeitura de Mossoró começou a pagar a folha de março nesta segunda-feira, 30, para servidores da Saúde e Educação. E, hoje, libera o pagamento dos demais servidores municipais.

4 - O rei MahaVajiralongkorn, da Tailândia, preocupado com o Covid-19, iniciou quarentena penosa na região alemã dos Alpes, acompanhado de 20 concubinas. O Rama X alugou todo o Grand Hotel Sonnenbichl, na cidade de Garmisch-Partenkirchen. Que tédio.

5 - O último levantamento divulgado nesta segunda-feira, 30, pelo Ministério da Saúde, aponta que o Brasil tem 159 mortes por coronavírus e 4.579 casos confirmados. Com 2.507 casos, o Sudeste concentra 55% do total. São Paulo tem 1.451 infectados.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO