Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 01 Abr 2020 | Coluna César Santos - 1o de abril de 2020

Crédito da foto: Reprodução Tem que agilizar os novos leitos hospitalares

TEM QUE AGILIZAR O TRABALHO

É importante que o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró agilizem o trabalho de instalação da estrutura anunciada para o atendimento aos pacientes do novo coronavírus, isso porque a previsão é que aumentará bastante o número de infectados na primeira quinzena de abril. Como a estrutura de Mossoró servirá para atender a demanda local e regional, a superlotação será inevitável.

Na reunião, por teleconferência, da governadora Fátima Bezerra (PT) e prefeita Rosalba Ciarlini (PP), foram anunciados 170 novos leitos de tratamento intensivo, semi-intensivo e baixa complexidade. Também foi anunciado dez leitos de contenção nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), além da contratação temporária de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Os novos leitos estão sendo distribuídos no Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Rafael Fernandes, Casa de Saúde e Maternidade Almeida Castro, no complexo Apamim, Hospital São Luiz e no Hospital da Polícia Militar, que receberá melhorias para voltar a funcionar. As três UPAs da cidade darão o suporte, inclusive, uma das unidades, localizada no bairro Belo Horizonte, vai receber pacientes do Alto Oeste.

É provável que essa estrutura seja capaz de absorver bem a demanda local e regional. Agora, é preciso ficar pronta logo. O secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, trabalha com a previsão de colocar os leitos em funcionamento na próxima segunda-feira, 6. Os aparelhos estão chegando. Nesta terça-feira, 31, o Hospital Rafael Fernandes recebeu equipamentos para os novos leitos, o mesmo aconteceu no Tarcísio Maia. Uma equipe esteve no Hospital da Polícia Militar para iniciar os trabalhos de reparos na estrutura física e, em seguida, iniciar a instalação dos leitos.

A agilidade em Mossoró, porém, contrasta com a falta de ação no Médio e Alto Oeste. O Governo do Estado precisa chamar os prefeitos dos municípios oestanos para discutir uma estratégia de enfrentamento ao coronavírus na região. É preocupante o fato de os hospitais regionais de Apodi (Hélio Marinho) e Caraúbas (Dr. Agnaldo Pereira) não terem respirados. Em Pau dos Ferros, para onde convergem 34 municípios, o Hospital Regional Cleodon Carlos não dispõe de respiradores, uma vez que os seus dez aparelhos estão servindo a pacientes de outras patologias.

O Governo do Estado precisa olhar, com urgência, para os municípios oestanos, sob pena de Mossoró sofrer superlotação no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus.

Por enquanto, a situação está sob controle.

Amém.

 

FRASE

Estamos trabalhando com a previsão para a próxima segunda-feira, 6

CIPRIANO MAIA - Secretário de Saúde do RN prevendo o início do funcionamento de 170 novos leitos em Mossoró

 

ENEM 2020

O Inep decidiu manter as provas do Enem 2020 para os dois primeiros domingos de novembro (dias 1º e 8), acreditando que a pandemia do coronavírus estará controlada antes das datas. O Enem digital será aplicado em 11 e 18 de outubro. O cronorograma do exame foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31. O período de inscrição será de 11 a 22 de maio.

 

SEM NOTA

O Governo do Estado suspendeu o sorteio de prêmios do Nota Potiguar por três meses, justificando que os recursos serão usados para comprar alimentos para os mais necessitados. Por gravidade, as instituições filantrópicas ficam sem os repasses do programa. O sorteio de prêmios é um incentivo ao cidadão pedir a nota fiscal da compra e, por gravidade, inibir a sonegação no estado.

 

MÍSEROS 2%

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), mandou propagar que o Poder Legislativo vai "doar" R$ 2 milhões para o combate ao coronavírus. O valor representa apenas 2% dos R$ 100 milhões que a Assembleia tem de sombra de caixa. Dinheiro do povo, diga-se.

 

DE QUALQUER FORMA...

O dinheiro do povo, liberado pela Assembleia Legislativa, será útil para a implantação de leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar, em Natal, e a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde.

 

QUARENTENA

Os vereadores de Mossoró vão ficar mais 30 dias em casa. As medidas restritivas foram prorrogadas pela Casa até o dia 30 de abril.

 

JANELA PARTIDÁRIA

O vereador Genilson Alves quebrou a quarentena para trocar de partido. Saiu do PMN para o Pros, partido que era do vereador Ricardo de Dodoca, que agora vai buscar nova sigla dentro da "janela partidária". Ambos serão candidatos à reeleição.

 

CORRA

A "janela partidária" será fechada no sábado, 4. Faltam apenas três dias.

 

É NOTÍCIA

1 - O calendário acadêmico da Uern está suspenso por tempo indeterminado por conta da pandemia do novo coronavírus. Decisão conjunta da Reitoria e de todos os segmentos universitários.

2 - Há 40 anos, o líder sindical Lula era preso em São Paulo por incitação à greve. Quatro décadas depois, o petista foi para trás das grades pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Também, foi deputado federal e presidente da República.

3 - O novo coronavírus já abriu a porteira para o ex-deputado Eduardo Cunha, médium João de Deus e para o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Sérgio Cabral tá lambendo a rapadura.

4 - Os poços 15 e 18 estão quebrados, prejudicando o fornecimento de água aos moradores dos bairros Doze Anos, Boa Vista, Ouro Negro, Santo Antônio, Santa Helena e Barrocas. Mas, a conta, com certeza, a Caern manda completa para o consumidor.

5 - A Prefeitura de Mossoró vai distribuir kit alimentação para os 21 mil alunos das escolas-creches e de ensino fundamental durante o recesso escolar. As secretarias do Desenvolvimento Social e da Educação vão elaborar, hoje, o cronograma de distribuição.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO