Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 02 Abr 2020 | Coluna César Santos - 2 de abril de 2020

Crédito da foto: Ilustração Vamos vencer o inimigo

ABRIL DIFÍCIL

O sistema de saúde pública do País pode sofrer falta de leitos já em abril. É o que apontam os especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e consta no estudo divulgado em plataforma científica nesta quarta-feira. O estudo é assinado, também, pelo secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

O artigo aponta cenários com possíveis medidas que podem precisar ser tomadas pelo Governo Federal no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Vale ressaltar que o estudo foi publicado como prévia (pré-print) em plataforma que reúne pesquisas ainda não divulgadas em revistas científicas, ou seja, que ainda não foram revisadas por outros cientistas que fazem parte dos comitês das publicações.
De acordo com a editoria “Bem Estar”, do portal G1, “o texto alerta para a falta de recursos de saúde no país já no começo de abril, para a possibilidade de o governo requisitar o controle de leitos de hospitais privados, a necessidade de produção de insumos e de mobilização de grandes formadores de opinião por uma mensagem única para conter a epidemia”.

E segue:

“A análise do secretário em parceria com os estudiosos de Harvard indica que hospitais brasileiros devem, a partir do começo de abril, ter redução da disponibilidade de camas de hospitais e aparelhos respiradores, sendo a redução de vagas em unidades de terapia intensiva (UTI) o problema mais imediato.
Nas capitais, os pesquisadores preveem que a falta de equipamentos aconteça a partir de 21 de abril. O estudo alerta para que a população mais pobre, que depende exclusivamente da rede pública de saúde, será a mais afetada pela falta de estrutura.

- Vai aumentar ainda mais as desigualdades pré-existentes, o que exige uma reflexão sobre equidade e ética na alocação de serviços. “Evitar esse cenário, é a tarefa primordial do Ministério da Saúde, aponta o estudo”.

O conteúdo destaca que “os pesquisadores também apresentaram 12 cenários possíveis de acordo com as possibilidades de evolução do vírus no país. Em um deles, os especialistas sugerem a necessidade de estatizar, temporariamente, hospitais particulares, caso haja redução nos atendimentos e serviços da rede pública.

Contra a lotação do sistema público de saúde, o artigo propõe o exemplo da Espanha. Para diminuir o número de atendimentos na rede pública, o país europeu pôs todos os hospitais particulares sob o controle do estado.

O estudo lembra, também, que nem todos os recursos hospitalares serão dedicados inteiramente aos casos de Covid-19, ainda que alguns procedimentos possam ser adiados.

A pesquisa cita a dengue e a gripe (influenza) como ponto de preocupação. Segundo o estudo, “o pico de hospitalizações por essas duas doenças em 2019, ocorreu entre março e ao longo de maio, respectivamente”.
Por fim, o artigo indica ações que considera importantes na luta contra a pandemia:

1 - praticar o isolamento social; 2 - aumentar o compromisso da sociedade com o apoio de líderes e formadores de opinião; 3 - aumentar o número de testes para poder criar ações de bloqueio mais eficazes.

"As projeções do artigo foram feitas a partir de dados obtidos pelo Ministério da Saúde, que incluem o perfil e o número dos infectados e informações sobre equipamentos de saúde, como leitos de UTI e oferta de respiradores. As informações foram coletadas pela plataforma DataSUS. O estudo deixa claro, no entanto, que não há informação consolidada sobre o limite de ocupação para os hospitais da rede privada”.

Obs: A estimativa de crescimento do surto do novo coronavírus no Brasil, que os pesquisadores acreditam ver nas próximas semanas, foi feita a partir dos padrões observados durante a epidemia na China, no início do ano.

 

FRASE

O mundo inteiro e o Brasil continuam irmanados em um só voz: fiquem em casa.

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN ao anunciar a prorrogação do isolamento social até o dia 23 de abril

 

RÁDIO DOS PADRES

A Rádio Rural AM celebra, hoje, 57 anos de fundação. Foi ao ar nesta data, em 1963, inaugurada por dom Gentil Diniz Barreto, com a presença do presidente da República, João Goulart. A emissora tinha a meta de promover a educação de base através de escolas radiofônicas, o que foi cumprido, plenamente. Hoje, a Rádio Rural se prepara para migrar para a frequência modulada - FM.

 

DIREITO X DIREITO

A Justiça determinou que a UnP de Mossoró suspenda a cobrança de mensalidade de aluno do curso de Direito por seis meses. O autor invocou a teoria da imprevisão, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. A decisão do juiz Flávio César Barbalho, da 3ª Vara Cível, abre caminho para novas demandas contra as universidades privadas, que já estão castigadas pelo vírus.

 

CONFINAMENTO

A governadora Fátima Bezerra (PT) prorrogou por mais três semanas as medidas de isolamento social e restritivas a vários segmentos produtivos. As aulas da rede estadual e privadas continuarão suspensas até o dia 23, assim como o funcionamento de estabelecimentos com aglomerações.

 

CONFINAMENTO II

Em Mossoró, as medidas restritivas foram renovadas até a próxima segunda-feira, 6, podendo ser prorrogadas por mais uma semana. A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) decidiu antecipar as férias escolares em abril, devendo retornar em 1º de maio.

 

BOLETIM

Mossoró tem 21 casos confirmados do novo coronavírus e 138 suspeitos. No RN, são 92 casos confirmados e 1.777 investigados.

 

NOVA CASA

O vereador mossoroense Manoel Bezerra já está filiado ao PP, para tentar renovar o mandato nas eleições deste ano. Ele pulou fora do PRTN pela "janela partidária".

 

SEGUE

Outros vereadores da bancada governista devem desembarcar no PP. Alex Moacir, Maria das Malhas e Emílio Ferreira analisam o Progressistas como melhor opção.

 

É NOTÍCIA

1 - O Comitê Executivo de Fruticultura do RN mantém a Expofruit para o período de 26 a 28 de agosto, na Estação das Artes de Mossoró. Até lá, a Coex reza para o Covid-19 não contaminar.

2 - Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) derrubou a liminar que poderia impedir o funcionamento de casas lotéricas e templos religiosos, classificados pelo Governo Federal como serviços essenciais. Portanto, o funcionamento está autorizado, legalmente.

3 - Dr. Inavan Lopes Silveira está curado do Covid-19 e, daqui a pouco, volta ao trabalho, para cuidar da vida das pessoas, como sempre fez. Profissional exemplar, homem de bem.

4 - O isolamento social deve tirar o emprego de mais de 800 trabalhadores em transportes coletivos do RN. A empresa Trampolim da Vitória, em Natal, abriu a porteira, mandando 120 funcionários para o setor de recursos humanos, nesta quarta-feira, 1º.

5 - Francisco Cândido Xavier, o espiritualista Chico Xavier, completaria, hoje, 110 anos de vida terrena. Médium, filantropo, ele psicografou mais de 450 livros e vendeu 50 milhões de exemplares, tendo cedido os direitos autorais para entidades filantrópicas.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO