Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 03 Abr 2020 | Coluna César Santos - 3 de abril de 2020

Crédito da foto: Ilustração PSDB e PT juntos contra o inimigo

NÓS CONTRA ELE

O jornalista Lauriberto Pompeu, do Congresso em Foco, repercutiu a troca de twitter entre João Dória (PSDB) e o ex-presidente Lula (PT), que “lacrou” nas redes sociais nesta quinta-feira, 2. As torcidas estavam inflamadas.

A reportagem de Pompeu segue outra linha, ouvindo o presidente nacional do PSDB, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Bruno Araújo.
A matéria narra: “Bruno Araújo disse que a interação no Twitter entre o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e o ex-presidente Lula (PT) tem caráter humanitário e mostra que a gravidade da crise do coronavírus exige que se deixem de lado as divergências políticas e partidárias. O esforço de todos nessa hora é humanitário.”

O texto destaca que “a troca de gentilezas entre os dois foi o mais comentado na rede durante boa parte do dia. O tema foi impulsionado por aliados do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), inclusive, pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A estratégia é associar Dória, possível concorrente de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022, ao PT.”

Tanto o jornalismo quanto a política precisam deixar de lado nessa hora as abordagens partidárias. Estamos perdendo vidas. O foco é humanitário. O mundo real espera foco de todos nós em como socorrer as pessoas. Ler sobre análise de disputa política nessa hora é desrespeito ao momento. Deixa todos nós menores”, reforçou Bruno Araújo.

A reportagem segue:

Lula publicou um tuíte em que elogia a atuação de prefeitos e governadores no combate ao coronavírus, que têm implantado uma política de isolamento social, contrariando Bolsonaro, e cita o nome do tucano.

“Nossa obsessão agora tem que ser vencer o coronavírus. Chegamos ao ponto do Dória ter que mandar a PM invadir fábrica pra pegar máscara. A gente tem que reconhecer que quem tá fazendo o trabalho mais sério nessa crise são os governadores e os prefeitos”, escreveu o ex-presidente.

Dória retuitou a mensagem do petista, e fez o seguinte comentário: “Temos muitas diferenças. Mas, agora não é hora de expor discordâncias. O vírus não escolhe ideologia nem partidos. O momento é de foco, serenidade e trabalho para ajudar a salvar o Brasil e os brasileiros.”

Beleza.

Mas, você, leitor, o que acha dessa "hora humanitária" que está juntando tucanos e petistas contra o inimigo invisível. Seria o caso de a união ser de todos, juntos ao Governo Federal, para vencer a guerra?

Ou estamos diante, mais uma vez, do “nós contra ele”?

Tire suas conclusões.

 

FRASE

Fica em casa. Não queremos você aqui

PREFEITURA DE JUSSARI (BA) - Frase estampada pela Prefeitura no muro do cemitério público da pequena cidade baiana

 

FIM DO RODÍZIO

Pau dos Ferros, no Alto Oeste, vai voltar a ser abastecida pela barragem da cidade, graças às chuvas registradas entre janeiro e março. O sistema vai trabalhar com uma vazão de 230 a 250 metros cúbicos por hora, permitindo melhor atendimento à população, segundo a Caern. Nesta quinta-feira, 2, o reservatório se encontrava com 24,2 % da sua capacidade (13.271.498 m³).

 

VOLUNTÁRIO

A Cruz Vermelha, em Mossoró, está convocando interessados a atuarem como voluntários nas ações de combate e prevenção ao novo Covid-19. A pessoa deve se dirigir à sede da instituição, na Rua Dr. João Marcelino, 6665, Sala 3, no Centro Comercial Dom Gentil. A Cruz Vermelha está atuando nas barreiras sanitárias, vacinação contra H1N1 e na arrecadação de alimentos para os carentes.

 

PROGRESSISTAS

O Progressistas, partido da prefeita Rosalba Ciarlini, poderá ampliar a sua bancada na Câmara Municipal de Mossoró em até oito vereadores. Já recebeu as filiações de Alex Moacir (ex-MDB), Manoel Bezerra (ex-PRTB), Zé Peixeiro (ex-PTC), Flávio Tácito (ex-PC do B), Ricardo de Dodoca (ex-Pros) e Tony Cabelos (ex-PSD).

 

ROGRESSISTAS II

Até o fechamento da "janela partidária", neste sábado, o PP poderá receber mais dois vereadores: Emílio Ferreira e Maria das Malhas, eleitos em 2016 pelo PSD.

 

OPOSIÇÃO

Houve troca de partido na bancada de oposição. Genilson Alves saiu do PTN para o Pros, e Alex do Frango trocou o PMB pelo PV. Antes, Raério Cabeça havia saído do PRB para o PSD.

 

FICA ONDE ESTÁ

A presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, decidiu que fica no MDB. Mais do que isso: articulou novas filiações para fortalecer a nominata emedebista.

 

FICA ONDE ESTÁ II

A vereadora Sandra Rosado recebeu garantia da executiva estadual do PSDB para continuar no partido. E novos filiados do bico longo vão reforçar a nominata tucana.

 

É NOTÍCIA

1 - O atacarejo Makro encerrou as suas atividades em Natal e demitiu todos os funcionários. Pegou todo mundo de surpresa. A crise vem de antes da pandemia do novo coronavírus.

2 - Nesta data, em 2002, o governador Garibaldi Filho inaugurava o Complexo Viário Vingt Rosado, interligando os bairros Alto da Conceição e São Manoel. No mesmo dia, era inaugurado o Teatro Padre Alfredo Simonetti, também em Mossoró.

3 - A ex-vereadora Arlene Souza assinou filiação ao Progressistas, acenando para possível candidatura à Câmara Municipal de Mossoró neste ano. Arlene entrou para a política no antigo PFL.

4 - O MP Eleitoral vai fiscalizar as ações dos gestores públicos no combate ao Covid-19, para inibir que a atuação tenha alguma conotação política. Em outras palavras, o MP será implacável com quem tentar tirar proveito político-eleitoral da pandemia.

5 - O Circo Hermanos Suares, que está parado na Estação das Artes desde o início do isolamento social, abriu as suas portas para servir de "drive thru" para vacinação de idosos contra a gripe influenza H1N1. Só ontem, foram imunizadas mais de 800 pessoas.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO