Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 05 Abr 2020 | Coluna César Santos - 5 de abril

Crédito da foto: Arquivo Eleitor vai à urna para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores

QUADRO VISTO PELA "JANELA"

A “janela partidária”, fechada neste sábado, 4, estabeleceu nova composição de partidos no plenário da Câmara de Mossoró e, também, ofereceu uma nova leitura com relação à sucessão municipal 2020. O primeiro ponto, fato concreto, os 21 vereadores estão devidamente acomodados nas siglas pelas quais tentarão reeleição; o segundo ponto oferece conjecturas sobre a disputa pela Prefeitura.

A Câmara que iniciou a atual legislatura, em 2017, com 16 partidos representados, agora tem 11 legendas no plenário. Destaque para o Progressistas (PP) que subiu de um para oito vereadores. Depois vem o PSDB, PSD e DEM, ambos com dois representantes, seguidos por MDB, Pros, PV, PT, REDE, PL e PRB.
Desapareceram do legislativo mossoroense: PMB, PC do B, PRTB, PTC, PMN e Avante.

A nova composição na Câmara leva em conta mudanças de regras na disputa proporcional. O PP ficou com oito vereadores como uma espécie de “chapão”, substituindo a distribuição em partidos pequenos, como acontecia no passado, exatamente porque não existe mais a coligação proporcional.

Vamos voltar às eleições passadas para melhor entendimento. Em 2016, quando era permitida a coligação proporcional, o então prefeito Silveira Júnior distribuiu os candidatos de sua base política em 13 partidos, o que proporcionou a eleição de 16 vereadores em 13 partidos diferentes. A sopa de letrinhas tinha do inexpressivo PPL ao emergente PSD.

Agora será diferente. A concentração de candidato será por siglas e não por coligação, daí, os partidos melhores estruturados terão maiores chances de eleger seus vereadores. A corrida pelo PP foi o caminho natural daqueles que formam a base de sustentação política do governo na Câmara Municipal.

Sobre a disputa majoritária, coube ao vereador oposicionista Ozaniel Mesquita oferecer melhor leitura. Ao deixar o PL para se filiar ao DEM, ele disse que estava mudando de partido para continuar na oposição, sugerindo, por gravidade, que os liberais irão desembarcar na base de apoio à prefeita Rosalba.

O presidente do PL, Jorge do Rosário, retrucou ao afirmar que está fortalecendo o partido, ao receber o vereador governista Rondinelli Carlos, para viabilizar o seu projeto majoritário, que é disputar a Prefeitura. Não há como questionar a palavra de Jorge, mas não impede que o cenário sugira uma composição de PL e PP na chapa majoritária. No entanto, essa é uma discussão que será transferida para o período das convenções.

Portanto, temos novo cenário das eleições municipais, que pode ser confirmado ou não no momento das definições.

 

FRASE

"Será mais uma semana de sacrifício, mas a vida em primeiro lugar, sempre"

ROSALBA CIARLINI - Prefeita de Mossoró sobre a prorrogação do isolamento social

 

NOSSO VIZINHO

Mossoró tem, proporcionalmente, o maior número de infectados pelo coronavírus no Rio Grande do Norte. E, em termos concretos, maior número de óbitos - três contra um em Natal. O cenário epidemiológico crítico da cidade é consequência da proximidade com o Ceará, o terceiro estado do País com maior número de casos confirmados. Mossoró sempre respirou o ar cearense.

 

NOSSO VIZINHO II

A preocupação de Mossoró aumentou consideravelmente neste sábado, 4, quando o Ministério da Saúde divulgou relatório incluindo o Ceará entre os quatro estados e o Distrito Federal que podem estar em transição para aceleração descontrolada da epidemia do Covid-19. O Coeficiente de Incidência no Ceará chegou a 6,8 casos por 100 mil habitantes, bem acima da média no País.

 

CIDADÃO POTIGUAR

A Assembleia Legislativa vai conceder título de cidadania potiguar ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A iniciativa é do deputado George Soares (PL), líder do governo Fátima Bezerra (PT) na casa. "Mandetta tem sido um dos auxiliares mais eficientes do Governo Federal na luta contra o coronavírus", justifica o liberal.

 

UNANIMIDADE

George Soares garante que não consultou a governadora Fátima Bezerra para sugerir o título de cidadania a Mandetta. Ele acha que a proposição terá apoio unânime.

 

CALAMIDADE

Dez municípios pediram a Assembleia Legislativa para decretar calamidade pública por conta do Covid-19. Na região Oeste, Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Dr. Severiano e Serra do Mel.

 

MAIS SETE DIAS

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) vai prorrogar por mais sete dias o decreto de isolamento social. As medidas restritivas passarão a valer até segunda-feira, 13.

 

NADA FEITO

Não há previsão de quando os 170 novos leitos hospitalares começarão a funcionar em Mossoró. A governadora Fátima Bezerra (PT) prometeu para esta segunda, 6.

 

É NOTÍCIA

1 -  O Governo do Estado vai multar em até R$ 50 mil quem descumprir o decreto do isolamento social. A fiscalização será ampliada e a polícia pode usar da força para fazer cumprir a ordem.

2 - As Secretarias estaduais de saúde contabilizam 9.391 infectados em todos os estados e 377 mortos por coronavírus. Amapá registra primeira morte. Os números estão no boletim liberado pelo Ministério da Saúde às 15h30 deste sábado, 4.

3 - O Rio Grande do Norte, até o fechamento desta edição, às 16h, registrava 212 pessoas infectadas, sendo 36 nas últimas 24 horas, e quatro óbitos (três em Mossoró e um em Natal).

4 - Nem o isolamento social por conta do novo coronavírus é capaz de conter a escalada do crime no Rio Grande do Norte. Neste sábado, 4, os bandidos mataram uma mulher grávida de 8 meses, o marido e o cunhado. Crimes ocorridos na zona norte de Natal.

5 - Os hospitais privados de todo o País vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) denunciar que os governos federal, estadual e municipal estão "confiscando" os equipamentos de proteção individual (EPIs). Os materiais começam a faltar na rede privada.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO