Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 09 Abr 2020 | Coluna César Santos - 9 de abril de 2020

Crédito da foto: Elisa Elsie/Ascom Leitos de UTI foram construídos e instalados pela sociedade civil organizada de Mossoró

OPORTUNISMO BARATO

A governadora Fátima Bezerra (PT), por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN), propagou a abertura de dez leitos de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Distribuiu releases nas redações e destacou nas suas redes sociais que a ação é parte da luta travada contra a pandemia do novo coronavírus em Mossoró e todo o Rio Grande do Norte.

De imediato, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) pegou carona na calda do cometa da bondade para dizer que a luta também sua. Assumiu a vitória, realçando que faz parte do seu mandato voltado para a saúde pública.

Fátima e Isolda só esqueceram-se de um detalhe: o funcionamento dos dez novos leitos de UTI do maior hospital de urgência e emergência do interior do RN deve-se à sociedade civil mossoroense, que não esperou pela gestão pública para dotar o Tarcísio Maia de novos leitos. Por gravidade, a falha da governadora e da deputada foi um desrespeito enorme às pessoas e instituições que assumiram a causa.

Talvez, e provavelmente, Fátima e Isolda não saibam que a sociedade civil organizada arregaçou as mangas para construir 20 leitos de UTI no Tarcísio Maia. A campanha foi amplamente divulgada na imprensa. A obra saiu do papel no final de 2017. O governo poderia ter colocado em funcionamento de imediato, mas não o fez. Passou 2018 (último ano da gestão Robinson Faria) e 2019 (primeiro ano da gestão Fátima Bezerra) e nada foi feito para inaugurar os novos leitos.

Só agora, com a pandemia do novo coronavírus, que exige a ação urgente urgentíssima do Estado, as medidas foram adotadas para a abertura dos primeiros dez leitos, devendo os outros dez entrar em funcionamento nos dias próximos.

A pouca, ou nenhuma importância que a governadora Fátima deu para a ação solidária, provocou a revolta e decepção. Nas redes sociais, dezenas de comentários criticaram o “descaso”.
O Dr. Frederico Fernandes escreveu: “Nota zero para Sesap pela ineficiência em suas ações. Nota dez para a sociedade civil organizada da região de Mossoró (empresários, voluntários, etc), que mobilizou recursos privados para viabilizar estes leitos. O oportunismo baixo destes gestores que estão mais perdidos que cego em tiroteio.”

Os próprios profissionais do Tarcísio Maia, para corrigir a ingratidão do governo, divulgou a lista de empresas que colaboraram para a construção e instalação dos 20 leitos:

Sabão Guarani, Supermercado Queiroz, Parque Elétrico, Marilux, Nonato Atacarejo, Nossa Corretora, Loja Cor, Cidade Supermercado, Unidas/Construtora, Salutaris, Grupo FAN e Farda 10.

A coluna acrescenta a Maçonaria, Rotary, CDL, Acim, Sindivarejo e pessoas físicas, que foram decisivos para a construção dos 20 leitos no Tarcísio Maia.

A gratidão, governadora Fátima, é um sentimento sublime.

 

FRASE

Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.

Lúcio Aneu Séneca - SÉNECA - Estadista famoso no Império Romano sobre gratidão

 

AEDES...

A Secretaria de Saúde Pública do Estado deixou de divulgar os números de arboviroses no Rio Grande do Norte, desde os primeiros casos confirmados do Covid-19. É como se deixasse de existir a dengue, chikungunya e outros arbovírus transmitidos por picadas do Aedes Aegypti. Simplesmente, ninguém de nada. Ou, do contrário, o mosquito se compadeceu e deixou de picar.

 

...AEGYPTI

O último boletim epidemiológico de arboviroses liberado pela Sesap-RN apontou que até o dia 22 de fevereiro, o Estado tinha notificados 1.928 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 511. Eram 347 notificações de chikungunya, com 92 confirmados. De zika vírus eram 39 casos prováveis. Esse boletim foi divulgado no dia 9 de março, completando um mês hoje. E agora, como está?

 

FALTAM 36 DIAS

Pela projeção do secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, que aponta que o Estado chegará a 11.378 mortes por Covid-19 no dia 15 de maio, teria uma média, a partir de hoje de 316 óbitos por dia. A matemática é simples: é só dividir 11.378 por 36, que é o número de dias que nos separam de 15 de maio.

 

SEGUE

Quando Cipriano Maia fez a projeção, na terça-feira, 8, o Estado do RN estava com oito mortes por coronavírus. Nesta quarta-feira, 8, três óbitos foram confirmados e o número subiu para 11.

 

BEBÊ

Natal registrou a vítima mais jovem do Covid-19, um bebê com apenas cinco dias de nascido. Antes, o bebê de três meses havia morrido no Ceará. O boletim desta quarta-feira, 8, aponta 261 casos confirmados em 22 municípios do RN, com 11 mortes. Além disso, são 2.619 casos suspeitos investigados.

 

UM AMIGO

O Covid-19 levou o Neto da Panelada. Gente da melhor qualidade. Viveu para fazer amigos. Elias Fernandes Jales Neto era advogado, mas se realizava no seu quiosque de panelada no Mercado Central "Manoel Teobaldo dos Santos". Neto tinha 58 anos. Que descanse em paz, meu amigo.

 

É NOTÍCIA

1 - A Prefeitura de Mossoró decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 9. Como amanhã é feriado da Sexta-feira Santa, os servidores públicos só retornam na segunda-feira, 13.

2 - O Governo Federal começa hoje o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial, de R$ 600, para autônomos e informais. As primeiras pessoas a receber são as inseridas no Cadastro Único, mas que não fazem parte do programa Bolsa Família.

3 - O Ocean Palace, maior hotel da rota do sol de Natal, vai ficar fechado até o dia 30 de junho. A pandemia do novo coronavírus já fechou mais de 90% dos hotéis no Rio Grande do Norte.

4 - A vereadora Izabel Montenegro (MDB) está defendendo uma ação provisória de renda mínima para ambulantes e barraqueiros, que perderão renda com a suspensão do Mossoró Cidade Junina. A proposta será levada a prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

5 - A Prefeitura de Mossoró está contratando 24 médicos clínicos, urgencistas, infectologista e pneumologista para reforçar o combate ao Covid-19. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico pssemergencialmedicos@prefeiturademossoro.com.br.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO