Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 14 Abr 2020 | Coluna César Santos - 14 de abril de 2020

Crédito da foto: Arquivo Governadora Fátima Bezerra reafirma os 170 leitos hospitalares para Mossoró

FÁTIMA MANTÉM PALAVRA

A governadora Fátima Bezerra (PT) reafirmou, nesta segunda-feira, 13, que cumprirá a palavra de instalar e colocar em funcionamento 170 novos leitos hospitalares em Mossoró, dentro das ações de contenção à pandemia do novo coronavírus. Ela reforçou o que havia anunciado no dia 30 de março, durante teleconferência com a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), em que relatou as medidas para Mossoró e locais onde seriam instalados os novos leitos de UTI e de enfermarias.

Fátima Bezerra teve que esclarecer, de público, que não haverá redução do número de leitos previstos para a cidade, depois da reportagem do JORNAL DE FATO, edição domingo, 12, sobre a redução de 170 para 70 leitos. A matéria assinada pelo jornalista Maricélio Almeida foi respaldada por informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN).

A Assessoria de Comunicação da Sesap-RN afirmou ao jornal: “Nós temos um plano progressivo para chegar a 70 leitos de UTI e semi-intensivo (UCI) em Mossoró. Foram abertos 10 leitos de UTI já no Tarcísio Maia e serão abertos mais 10 nesta mesma unidade.”

E mais:

“Também pretendemos fechar parceria para abertura de mais 30 leitos, entre filantrópicos e privados, além de 10 leitos de UCI no Hospital Regional Rafael Fernandes, também localizado em Mossoró. Lembrando que essa proposta é progressiva e que estamos em constante diálogo com as autoridades públicas da cidade”.

A reportagem ressaltou que “A Secretaria de Saúde não explicou o porquê da redução na previsão de instalação de leitos em Mossoró, justificando apenas que como a abertura será progressiva, nesse primeiro momento serão instalados 70 leitos, e novas unidades poderão ser criadas posteriormente. A secretaria também não confirmou quando os novos leitos serão disponibilizados à população de Mossoró e região.”

A repercussão foi bem negativa e provocou correria entre a Governadoria e a sede da Sesap-RN. No final da tarde, a Assessoria de Comunicação do Governo liberou a comunicação afirmando que os 170 leitos prometidos serão entregues.

A governadora agiu de forma correta, ao reafirmar o que havia anunciado:

“Inicialmente, a rede hospitalar pública e credenciada do município terá o incremento de 170 leitos, entre Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) e enfermarias. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue trabalhando para aumentar esse número, em face ao avanço da Covid-19 nas regiões Oeste e Alto Oeste Potiguar.”

Fátima Bezerra, via assessoria, noticiou como serão distribuídos os novos leitos:

Hospital Regional da Polícia Militar - 25 leitos de enfermaria e 4 de UCI; Hospital Regional Tarcísio Maia - 20 leitos de UTI e 7 de UCI; Hospital São Luiz - 20 leitos de enfermarias e 20 de UTI; Hospital Rafael Fernandes - 18 leitos de UCI; Casa de Saúde DixSept Rosado - 10 leitos de UTI e 40 de UCI; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) - 10 leitos de enfermarias.

Ótimo.

Agora é aguardar a instalação e o funcionamento dos novos leitos. Lembrando que, até ontem, apenas 10 leitos de UTI entraram em funcionamentos no Hospital Regional Tarcísio Maia. Esses leitos foram construídos e implantados pela sociedade civil organizada.

 

FRASE

Estamos tratando da implementação de 170 novos leitos na rede pública da cidade

FÁTIMA BEZERRA - Governadora ao anunciar os 170 leitos para Mossoró no dia 30 de março

 

FALTAM 31 DIAS

No dia 7 de abril, em coletiva à imprensa, o secretário de Saúde Pública do Estado, Cipriano Maia, projetou que o Rio Grande do Norte terá 11.378 mortes por Covid-19 no dia 15 de maio. Como hoje, 14 de abril, o RN tem registrado 17 óbitos por coronavírus, significa que faltam 11.361 mortes.

 

ÚLTIMO BOLETIM

Vamos dividir 11.361 por 31, que é número de dias que nos separam do fatídico 15 de maio, aí teremos uma média de 366 mortes por dia por Covid-19, de hoje até lá. Vamos acompanhar de perto.

 

CALAMIDADE

O Governo Federal reconheceu estado de calamidade pública em Mossoró por conta da pandemia do novo coronavírus. Com esse documento, o município pode contratar, sem licitação, obras e serviços que venham reforçar o combate à pandemia. O município também pode antecipar FGTS, contratar pessoal e facilitar outras ações.

 

NOVAS VIATURAS

A Secretaria de Segurança do RN liberou nesta segunda-feira, 13, as novas viaturas para a Polícia Civil, compradas com recursos do Ministério da Justiça. São 37 caminhonetes modelo Mitsubishi L200 Triton, adquiridas por R$ 6 milhões. As viaturas e um helicóptero para a Segurança potiguar seriam entregues pelo presidente Jair Bolsonaro, na visita que foi cancelada em março.

 

TESTE RÁPIDO

O Ministério da Saúde enviou para o Rio Grande do Norte mais de 7,7 mil kits de testes rápidos para detectação do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde do Estado vai priorizar os profissionais de saúde e de segurança pública que tenham apresentado sintomas. Os testes começam a ser distribuídos nesta semana, em parceria do Estado com as secretarias municipais de Saúde.

 

É NOTÍCIA

1 - A projeção da semana do mercado financeiro aponta que a economia brasileira sofrerá queda de 1,96% este ano. Essa foi a nona redução consecutiva desde o início da pandemia do Covid-19.

2 - A agência da Caixa Econômica, em Mossoró, registrou fila indiana nesta segunda-feira, 13. Centenas de pessoas procuraram o banco para regularizar CPF antes do pagamento do "voucher" de R$ 600, previsto para hoje. As pessoas ignoraram o isolamento.

3 - Nesta data, em 2005, Baraúnas e Vasco da Gama empatavam em 2 a 2 no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, no jogo de ida da oitavas de final da Copa do Brasil.

4 - Morreu o cantor e compositor Moraes Moreira, aos 72 anos, de infarto, no Rio de Janeiro, onde morava. O baiano lançou mais de 60 discos entre carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e de parceria com Pepeu Gomes.

5 - O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) subiu para 1.328. Foram 105 registradas entre domingo, 13, e ontem. O resultado marca um aumento de 9% em relação ao boletim anterior, quando foram registrados 1.223 óbitos.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO