Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 14h00 | 19 Abr 2020 | Coluna César Santos - 19 de abril de 2020

Crédito da foto: Arquivo Professores da rede estadual iniciaram greve geral no dia 5 de março

'CARONA' VIRUS NA EDUCAÇÃO

O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, foi escalado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para defender, de público, a permanência da suspensão na rede estadual de ensino, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Na coletiva, Marques discursou:

“Nesse momento, a nossa principal preocupação nesse grupo é preservar a vida daqueles estudantes e logicamente das suas famílias e, por tabela, da população em geral.” O secretário também defendeu que a suspensão das atividades letivas continue nas redes municipal e privada, que compreende mais de 1 milhão de alunos.

Beleza.

Só que tem um porém. As aulas na rede estadual de ensino foram suspensas antes da pandemia da Covid-19. E continuarão suspensas após a pandemia. Por uma razão que Marques escondeu no seu discurso: a greve dos professores estaduais.

A categoria iniciou a greve por tempo indeterminado no dia 5 de março, porque o governo não implantou o reajuste de 12,84% no piso salarial do Magistério. A proposta apresentada pelo governo foi considerada desrespeitosa pelos educadores, pois levaria mais de um ano para ser consolidada e, por gravidade, prejudicaria a aplicação do reajuste de 2021.

O governo sugeriu a implantação do reajuste em três parcelas de 4,11%. Para os servidores da ativa, essas parcelas seriam creditadas nos meses de julho, setembro e dezembro. Para os aposentados, em agosto, outubro e dezembro, sendo que o pagamento do valor retroativo a esse reajuste em 24 parcelas, que só terminaria no próximo ano.

A postura da governadora Fátima Bezerra, que é professora de formação, e que fez carreira política com a bandeira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE), foi considerada surpreendente pela categoria. Setores de luta, que sempre estiveram ao lado de Fátima, decidiram pelo afastamento.

O Sinte-RN, que decidiu ser governista, indicando dirigentes, amigos e parentes para cargos de primeiro e segundo escalões do governo, tentou contornar a crise, e até manobrou para evitar a greve, mas a assembleia geral dos professores se sobrepôs à vontade política dos dirigentes sindicais.

Portanto, a Covid-19 não é culpada pela suspensão das aulas na rede estadual. O vírus apenas "acalhou" o discurso do Governo do Estado.
Infelizmente.

 

FRASE

Nesse momento, a nossa única preocupação é preservar a vida das pessoas.

GETÚLIO MARQUES - Getúlio Marques, secretário de Educação do RN

 

TUNÉL DO TEMPO

A ponte Jerônimo Rosado, ligando o centro da cidade de Mossoró ao Grande Alto de São Manoel está completando, hoje, 76 anos. Foi inaugurada no dia 19 de abril de 1944 pelo presidente Getúlio Vargas. Na recepção, o prefeito Padre Mota. O fato curioso é que naquele dia Vargas estava aniversariando, 62 anos de idade, e celebrou a data na visita a Terra de Santa Luzia.

 

TÚNEL DO TEMPO II

Nesta segunda-feira, 20, completa 15 anos de um feito histórico do futebol mossoroense: o Baraúnas goleou o Vasco da Gama por 3 a 0 em pleno São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo válido pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Cícero Ramalho, Álvaro e Henrique marcaram os gols do tricolor. O Vasco, eliminado, tinha o tetracampeão Romário, que pouco ou nada fez em campo.

 

FALTAM 26 DIAS

No dia 7 de abril de 2020, o Governo do Estado, por meio da Sesap, projetou que o RN terá 11.378 mortes por Covid-19 no dia 15 de maio de 2020. Hoje, 19 de abril, o Estado tem 24 óbitos. Dessa forma, faltam 11.354 mortes para confirmar a projeção.

 

PORTANTO...

Estamos a 26 dias da data fatal projetada pelo governo Fátima Bezerra. Por gravidade, serão precisos 437 óbitos por dia - de hoje até o dia 15 de maio - para confirmar se o governo falou a verdade, ou fez terrorismo.

 

BOLETIM

O Rio Grande do Norte tem 516 casos confirmados de Covid-19; 2.171 suspeitos em 147 municípios; 2.363 descartados; 124 curados; 24 mortes. Mossoró lidera o número de óbitos: oito.

 

SEM CRÉDITO

Os servidores estaduais que bateram à porta do Banco do Brasil, em busca do empréstimo consignado, voltaram decepcionados. O crédito está prejudicado, porque o Governo do Estado voltou a atrasar as parcelas.

 

ENEM 2020

O Ministério da Educação garante que as provas do Enem ocorrerão nos dois primeiros domingos de novembro. Não terá alteração.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 19 anos, a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) leiloava 372 quilômetros de trilhos do ramal Mossoró/Sousa (PB). Terminava, então, o sonho de a cidade voltar aos trilhos da Rffesa.

2 - Nesta segunda-feira, 20, completa 34 anos do falecimento de Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia. O filho do velho Jerônimo e dona Isaura, que trilhou o caminho da indústria. Era pai da ex-prefeita Fafá Rosado, ex-senador Tasso, Gustavo e mais oito filhos.

3 - O cantor Roberto Carlos aderiu as lives nesses tempos de quarentena e, hoje à noite fará show através do seu canal de youtube. O rei cantará suas músicas por 40 minutos no dia dos seus 79 anos.

4 - A Justiça bloqueou parte dos salários do deputado Alexandre Frota (PSDB) para pagar a advogados do ex-deputado Jean Wyllys. Frota, que hoje é simpático à esquerda, foi condenado por afirmar que Wyllys apoiava a pedofilia. Coisas da política brasileira.

4 - Até o fechamento desta edição, às 14h, o Brasil registrava 2.141 mortes pelo novo coronavírus; 60 a mais do que o boletim anterior, que registrou 2.201 óbitos. O número de casos confirmados subiu para 24.913, segundo as secretarias estaduais de Saúde.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO