POLÍTICA VERSUS EDUCAÇÃO
O professor e ex-candidato a prefeito de Mossoró, Josué Moreira, é o novo reitor do Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). A sua nomeação pelo Ministério da Educação está publicada na edição desta segunda-feira, 20, no Diário Oficial da União.
A portaria Nº 405, de 17 de abril de 2020, é assinada pelo ministro Abraham Weintraub, e designa Josué de Oliveira Moreira a exercer o cargo de “reitor pro tempore”.
Josué Moreira assumirá o cargo que seria do professor José Arnóbio de Araújo Filho, escolhido pela comunidade acadêmica em reeleição realizada em 5 de dezembro de 2019. Arnóbio teve 48,25% dos votos válidos.
O 2º colocado, o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, atual reitor do Instituto, teve 42,26%. A lista tríplice foi completada pelo professor José Ribeiro de Souza Filho, terceiro colocado, com 3,22% dos votos.
A consulta à comunidade acadêmica teve ainda a candidatura do Ambrósio Silva de Araújo, que terminou na quarta posição, com 2,77%.
José Arnóbio não teria sido nomeado porque responde a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e que o Ministério da Educação cobrou o resultado, mas lhe foi negado. Essa justificativa foi apresentada pelo deputado federal General Eliéser Girão (PSL), “padrinho” político do nomeado Josué Moreira.
O parlamentar não assume a “paternidade” da nomeação, mas tira uma carta de garantia ao apontar que o Ministério da Educação já havia nomeado reitores pro tempore em dois estados, não citando quais.
Josué Moreira foi candidato a prefeito de Mossoró nas eleições de 2016, defendendo as cores do PSDC. Ele recebeu apenas 1.370 votos (1,04% dos votos válidos), ficando na última colocação. A eleita foi à prefeita Rosalba Ciarlini (PP) com 67.476 votos (51,12%).
Recentemente, Josué Moreira trocou o PSDC pelo PSL, levado pelo presidente estadual da sigla, ex-candidato a deputado estadual Daniel Sampaio, com apoio do deputado Girão.
Josué Moreira é professor do campus do IFRN em Mossoró.
A nomeação de Josué Moreira é exclusivamente política, independentemente de suas credenciais e competência como servidor público federal concursado. Ele é da cota do deputado Girão e se "candidatou" ao cargo quando fez a travessia do PSDC para o PSL, controlado no RN pelo grupo político do general. Outro ponto decisivo é a clara determinação do presidente Jair Bolsonaro de tirar a esquerda do controle do ensino federal brasileiro (institutos técnicos e universidades), e substituí-la por dirigentes alinhados à sua ideologia política.
Resta saber como a comunidade acadêmica recepcionará o reitor pro tempore Josué Moreira, no retorno às aulas, após a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.
FRASE
É assustador manifestações pela volta do regime militar, após 30 anos de democracia.
LUIZ ROBERTO BARROSO - Ministro do STF e presidente eleito do TSE
CHAPÉU DE CORO
Há oito anos, a rádio perdia o talento de Canindé Alves, apresentador do programa de sucesso "Chapeu de Couro, Chapéu de Palha". Canindé também fez história na publicidade, sendo criador da primeira agência de propagada de Mossoró, a "Vanusa Publicidade". Ele faleceu aos 76 anos, deixando viúva dona Ivanilda Linhares, mãe de seus quatro filhos Neto, Ivana, Fátima e Vanusa.
BAZAR DA ALEGRIA
Outra lembrança é do radialista Aldenor Nogueira, que ganhou fama com o "Bazar da Alegria" e a "Noite da Saudade" nas rádios de Mossoró. Nesta quarta-feira, 22, completa 17 anos de seu falecimento. Ele nasceu em Cascavel (PR), mas fez carreira e construiu família em Mossoró. Foi combatente na 2ª Guerra Mundial e vereador de quatro mandados nas décadas de 1960/70.
FALTAM 24 DIAS
Está ficando curta a distância para 15 de maio de 2020, quando, segundo o Governo do Estado, o RN terá 11.378 mortes por Covid-19. O Boletim da Sesap-RN desta segunda-feira, 20, aponta 27 óbitos. Faltam 11.351 mortes para confirmar os números macrabos do governo.
PORTANTO...
Dividindo 11.351 por 24, que é o número de dias que nos separam de 15 de maio, é preciso uma média de 472,95 mortes/dia para o governo acertar a projeção ou assumir que fez terrorismo.
ASSOMBRAÇÃO
É claro que o Rio Grande do Norte não terá 11.378 mortes por Covid-19. Também não terá os 2 milhões de infectados como projetou o governo Fátima Bezerra (PT). Mas, por que o Governo do Estado fez assombração?
NÃO É PRA RIR
Na campanha para prefeito de Mossoró, em 2016, o candidato Josué Moreira defendeu como uma das principais propostas para a Educação, a eleição direta para diretor de escolas. Não ria.
CURADOS
O Rio Grande do Norte superou os 160 pacientes curados da Covid-19, sendo 47 em Mossoró. Um sopro de esperança em dias difíceis.
É NOTÍCIA
1 - O JORNAL DE FATO não circula nesta quarta-feira, 22, em virtude do feriado de hoje. Mas a cobertura local, nacional e internacional continua no portal de notícia defato.com. Acompanhe.
2 - A Petrobras reduz em 8% o preço do litro da gasolina a partir desta terça-feira, 21. Também cai em 4% o preço do diesel. No acumulado do ano, a estatal de petróleo já reduziu em 50% o preço dos combustíveis na refinaria.
3 - O que mais se ouviu no final de semana foi "intervenção militar". Francamente, é preciso ter miolo mole para defender ou acreditar um retrocesso dessa magnitude. Tem gente delirando, e só.
4 - A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) decide nesta quarta-feira, 22, se prorroga ou torna flexível as medidas de isolamento social. O decreto anterior se encerra na quinta-feira, 23. A decisão da prefeita será sustentada pelo cenário da Covid-19 na cidade.
5 - A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou quase R$ 200 mil para bancar iniciativas artísticos-culturais de quem está em casa. Uma live no istagram vale R$ 1,9 mil. A governadora batizou a ajuda aos artistas de "Tô em casa, tô na rede".
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.