O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é aprovado por um terço dos brasileiros (33%), e reprovado por 38%. Para 26%, a gestão Bolsonaro é regular, e 3% não opinaram.
A pesquisa Datafolha foi feita três dias após a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e teve como objetivo aferir o impacto da decisão.
Os resultados são de pesquisa feita no dia 27 de abril, junto a 1503 brasileiros que possuem celular, pós ou pré-pago, com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país.
A última pesquisa de avaliação do Datafolha do governo Bolsonaro em geral, e não somente em relação ao seu desempenho na crise do coronavírus, foi realizada em dezembro, utilizando a metodologia de ponto de fluxo, com entrevistas pessoais nas ruas do país. Nesse levantamento, Bolsonaro era aprovado por 30%, reprovado por 36%, e tinha seu governo avaliado como regular por 32%, com 1% sem opinião a respeito.
Na parcela mais pobre, com renda familiar mensal de até 2 salários, 30% aprovam a gestão Bolsonaro, índice que fica em 39% na faixa de 2 a 5 salários, em 33% na faixa de 5 a 10 salários e em 40% entre os mais ricos, com renda familiar superior a 10 salários.
No Norte/Centro-Oeste, a aprovação (41%) supera a reprovação (30%) pela maior margem.
Na região Sul, esses índices ficam em 38% e 30%, respectivamente.
No conjunto de estados do Nordeste, a reprovação (43%) é mais alta do que a aprovação (25%), situação que se repete no Sudeste (41% a 33%).
Na parcela da população que avalia o trabalho feito por Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública como ótimo ou bom, 32% aprovam Bolsonaro, e 38% o reprovam, em média com a opinião geral.
Entre quem reprovava o desempenho do ex-juiz na pasta, 37% avaliam o governo Bolsonaro positivamente, 53%, negativamente.
Questionados se o Congresso Nacional deveria abrir um processo de impeachment para afastar Jair Bolsonaro da Presidência, os brasileiros se dividiram em blocos iguais: 45% são favor do início do processo de impedimento do presidente, e 48% são contra. Os demais 7% não opinaram.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.