Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 15h00 | 06 Mai 2020 | MEC acaba com intervenção política e nomeia reitor eleito no IFRN

Crédito da foto: Reprodução Professor José Arnóbio foi recebeu 48,25% dos votos válidos

O Ministério da Educação (MEC) nomeou o professor José Arnóbio de Araújo Filho para o cargo de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Acatou decisão da Justiça Federal que suspendeu do professor e político Josué Moreira para reitor pro tempore, corrigindo a interferência política no processo de escolha democrática.

O MEC cumpriu a decisão é da juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal do RN. A magistrada havia acatado uma ação patrocinada pela presidente do Grêmio Estudantil do IFRN, Sofia Hazin Pires Falcão. A juíza ainda encorpou ações do Sindicato Nacional dos Servidores Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica (SINASEFE) e de Ana Lúcia Sarmento Henrique.

O professor José Arnóbio foi o primeiro colocado nas eleições realizadas em dezembro de 2019, recebendo 48,25% dos votos válidos. O segundo colocado, o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, atual reitor do Instituto, teve 42,26%. A lista tríplice foi completada pelo professor José Ribeiro de Souza Filho, terceiro colocado, com 3,22% dos votos.

Josué Moreira foi nomeação pelo Ministério da Educação no dia 17 de abril de 2020, com a portaria sendo publicada na edição do Diário Oficial da União da última segunda-feira, 20 de abril de 2020.

Josué chegou ao cargo por intervenção do governo federal, que não reconheceu a escolha feita pela comunidade acadêmica em eleição direta. O vitorioso foi o professor José Arnóbio de Araújo Filho, com 48,25% dos votos válidos. As eleições ocorreram em dezembro de 2019.

O Ministério da Educação alegou que o professor Arnóbio não foi nomeado porque responde a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e diz que o IFRN não encaminhou a lista tríplice, mas apenas o nome do primeiro colocado nas eleições.

Josué Moreira foi candidato a prefeito de Mossoró nas eleições de 2016, defendendo as cores do PSDC. Ele recebeu apenas 1.370 votos (1,04% dos votos válidos), ficando na última colocação. A eleita foi a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) com 67.476 votos (51,12%).

Recentemente, Josué Moreira trocou o PSDC pelo PSL, levado pelo presidente estadual da sigla, ex-candidato a deputado estadual Daniel Sampaio, com apoio do deputado federal General Eliéser Girão (PSL), a quem coube a sua indicação.

Josué reassume a função de professor do campus do IFRN de Ipanguassu.

Tags:

José Arnóbio
IFRN
Ministério da Educação
Justiça Federal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO