Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 15 Mai 2020 | Consórcio Nordeste tem bolha científica fora da realidade, aponta coordenador do LAIS

Crédito da foto: Reprodução Reprodução da nota assinada por Ricardo Valentim

O coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Ricardo Valentim, não faz mais parte do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste, criado para orientar os governadores nordestinos na ação de contenção à pandemia do novo coronavírus.

Valetim, em nota à sociedade potiguar, disse que decidiu sair “por discordar da maneira como os trabalhos vem sendo conduzidos”.

Ele diz também que “muitos encaminhamentos realizados neste Comitê estão dentro de uma bolha científica distante da realidade social, econômica e saúde do Rio Grande do Norte”.

O consórcio de governadores foi formado para fazer oposição ao governo Jair Bolsonaro no Nordeste. Todas as ações do consórcio batem de frente com o Governo Federal.

Em relação ao coronavírus, o consórcio dá sinais de que defende um lockdown em toda a região, mesmo não havendo um cenário que justifica a medida radical em vários estados, como é o caso do Rio Grande do Norte.

Ricardo Valentim, inclusive, se posicionou contra um lockdown no RN, destacando que primeiro é preciso fortalecer as medidas restritivas em vigor, como o distanciamento social.

Essa posição bateu de frente com o cientista Miguel Nocolelis, espécie de “papa” do Comitê Científico do consórcio, que defende lockdown em Natal e Mossoró.

Tags:

Ricardo Valentim
bolha
comitê científico
LAIS
Consórcio Nordeste
coronavírus

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO