ELES VÃO DEFINIR ELEIÇÕES
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, se reúne hoje com uma comitiva liderada pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (PSDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o calendário das eleições municipais. Na mesa, duas propostas: manutenção do pleito no dia 4 de outubro; adiamento para 15 de novembro ou 6 de dezembro.
A manutenção da data prevista no calendário eleitoral é defendida pelo senador Weverton (PDT-MA). Ele entende que a pandemia do novo coronavírus estará controlada. Essa proposta tem simpatia dentro do Senado e da Câmara, embora a maioria entenda que o momento é prematuro para uma definição.
Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia seguem na direção da segunda proposta, que é o adiamento para 15 de novembro ou 6 de dezembro. A primeira data é a mais provável. Aliás, era em 15 de novembro que as eleições ocorriam no passado recente. Uma data simpática, feriado nacional, em celebração a Proclamação da República.
O presidente do TSE tem uma posição bem clara: adiamento e não cancelamento das eleições municipais. Luís Roberto Barroso já posicionou de público. Disse que é razoável trabalhar com a hipótese de adiamento do pleito para novembro ou dezembro, e firmou posição contra o cancelamento e a unificação das eleições em 2022. Inclusive, disse que a unificação traria um “inferno gerencial” ao Tribunal Superior Eleitoral.
Pois bem.
A reunião de hoje oferecerá uma leitura mais próxima do que pode acontecer. E, quem tem trânsito livre nos bastidores do poder, em Brasília, antecipa que o entendimento será pelo adiamento para 15 de novembro ou 6 de dezembro. A prorrogação de mandatos, como desejam a maioria dos atuais prefeitos e vereadores, é rechaçada pela maioria do Congresso Nacional.
Portanto, a bússola aponta para as eleições municipais dentro do ano previsto e que os futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão diplomados antes do réveillon 2020.
Mas, a prudência ensina que tem um porém, que é exatamente a incerteza da pandemia do novo coronavírus. O inimigo invisível vai dar as cartas do jogo eleitoral, inclusive, definindo as datas do dia do voto, de primeiro e segundo turno.
FRASE
A unificação das eleições em 2022 traria um inferno gerencial ao TSE
LUÍS ROBERTO BARROSO - Ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral
CORREDOR CULTURAL
Nesta data, em 2007, a prefeita Fafá Rosado e a governadora Wilma de Faria (falecida em 2016) inauguravam as praças de Esportes, Convivência e da Criança, ao longo da Avenida Rio Branco. Obras importantíssimas para a urbanização e consolidação do Corredor Cultural de Mossoró, que é contemplado com o Memorial da Resistência, Teatro Dix-Huit Rosado e Estação das Artes Elizeu Ventania
CARTA HISTÓRICA
Mossoró receberá a carta original feita pelo prefeito Rodolfo Fernandes ao fazendeiro Antônio Gurgel, respondendo que não tinha os 400 contos de réis pedidos pelo cangaceiro Lampião. A entrega será feita pelo pesquisador e jornalista sergipano Robério Santos à prefeita Rosalba Ciarlini (PP), em evento programado para junho, celebrando o Mossoró Cidade Junina virtual.
ELE, DE NOVO
O secretário Cipriano Maia, da Saúde do RN, "chutou" que o estado tem duas pessoas para cada infectado pelo coronavírus. Qual é o estudo? Não tem. Foi só achismo mesmo.
ALIÁS...
Cipriano é o mesmo que aterrorizou a população com a previsão de 11.378 mortes pelo coronavírus até o dia 15 de maio. Passados exatos 14 dias, o RN tem registrados 255 óbitos pela doença.
VALE LEMBRAR
Duas semanas após a previsão macabra apresentada por Cipriano, a governadora Fátima Bezerra (PT) fez a compra, com urgência urgentíssima, de 30 respiradores por R$ 5 milhões, pagos antecipadamente. Até hoje, os aparelhos não chegaram, nem o dinheiro foi devolvido.
PERGUNTA-SE
Quem vai investigar o prejuízo para o bolso do contribuinte potiguar? Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas? Sintam-se provocados, por favor.
VIZINHOS
A Polícia Federal já bateu a porta do Governo do Ceará e da Prefeitura de Recife-PE, por suposto superfaturamento na compra de respiradores. A Operação Apneia, da PF, está avançando em todo o País. Que assim seja.
É NOTÍCIA
1 - A barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu 60,87% do seu volume total, o que equivale a 1.444.593.821 m³. Desde outubro de 2012, o manancial não atingia este represamento de águas.
2 - A ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB) deixou a chefia de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa. Se desincompatibilizou dentro do prazo do calendário eleitoral, mantendo a sua elegibilidade para o pleito eleitoral deste ano.
3 - Com 20 respiradores enviados pelo Governo Federal, o hospital de campanha de Natal entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 27. Hoje, deve receber a demanda da Covid-19.
4 - O Governo do Estado e as 167 prefeituras do RN vão começar a receber quase R$ 1 bilhão da ajuda do Governo Federal. A lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro cria a expectativa da moeda cair nos cofres de municípios e estado, desde já.
5 - Os shoppings do Ceará voltarão a funcionar no dia 8 de junho, com abertura de comércio e serviços. Faz parte do plano de abertura da economia anunciada pelo governo Camilo Santana (PT), que começa na segunda-feira próxima, 1º de junho.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.