CARA DE UM, FOCINHO DO OUTRO
O Brasil chegou a 514.849 casos confirmados da Covid-19 neste domingo, 31 de maio. O número de mortes subiu para 29.314, sendo contabilizados 480 óbitos nas últimas 24 horas. Números assustadores.
Menos para os que foram às ruas em manifestação por interesses político-partidários e individuais.
Em Brasília, os bolsonaristas voltaram às ruas para defender o presidente.
Em São Paulo, os antibolsonaristas foram às ruas contra o presidente.
Cada um com a sua razão. E o discurso na ponta da língua: em defesa da DEMOCRACIA, como se fosse verdade.
Faz lembrar João Batista Figueiredo, o último presidente da ditadura militar, que viu a abertura democrática irreversível, e tentou tirar proveito dela mostrando em retórica a sua própria democracia:
"Vou fazer desse país uma democracia e, se alguém for contra a abertura, eu prendo e arrebento"
Certa vez o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigue definiu, embora mal compreendido, que a maior desgraça da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade.
Ele estava certo.
Quer idiotice maior uma multidão ir às ruas para defender o seu político de estimação e, igualmente, atacar o político de estimação do outro?
E a classe política, em verdade nua e crua, nenhum deles está preocupado em defender a DEMOCRACIA. A defesa é pelo poder. Exclusivamente, pelo poder.
A novidade – grave – do fim de semana foi o envolvimento de torcidas organizadas do futebol, com histórico de violência, como é o caso da Gaviões da Fiel, do Corinthians. Torcidas do Rio, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul também entraram na onda contra Bolsonaro.
E quanto ao coronavírus?
Eles não estão nem aí. Se estivessem, passaria o domingo em casa, no isolamento social, como fazem os brasileiros de responsabilidade e, verdadeiramente preocupados com o avanço da doença e do número de infectados e mortos.
Assim como em Brasília e São Paulo, por essas bandas de Poti também tivemos um fim de semana bastante agitado, com a turma favorecendo ao vírus.
A deputada Isolda Dantas fez adesivaço contra o presidente da República, contrariando o “#ficaemcasa” que ela mesma costuma defender da boca pra fora.
Na prática, protestar contra Bolsonaro, para Isolda, é mais importante do que se preservar e preservar pessoas contra o coronavírus.
No tal “Bar do Jacaré”, em Mossoró, dezenas de pessoas bebiam ao som de paredões, dando de ombros para o coronavírus que já matou quase 50 pessoas na terra de Santa Luzia dos 305 óbitos no RN até a noite de domingo, 31.
Outro mau exemplo foi da Igreja da Assembleia de Deus Avivamento e Milagre, no bairro Bom Jesus, que promoveu culto presencial, com aglomerações, o que é proibido por decretos municipal e estadual.
De sorte, a polícia fechou o tal “Jacaré” e aplicou multa prevista em decretos municipal e estadual.
Quanto as manifestações políticas, com aglomerações a favor do vírus, pouco ou nada a fazer, afinal, eles estão defendendo a “democracia”, e qualquer posição contrária fere de morte a nossa carta magna.
Vida que segue. Sob todos os riscos, infelizmente.
FRASE
Esqueçam decreto de governadora e de prefeitos. Pelo amor de Jesus fiquem em casa.
GEORGE ANTUNES - Secretário de Saúde de Natal indignado com a flexibilização de medidas restritivas em Natal e no Rio Grande do Norte
PROTEÇÃO
O Governo Federal enviou quase 3 toneladas de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, para a saúde pública do Rio Grande do Norte. A remessa chegou nesta segunda-feira, 1º, em 358 caixas, com peso total de 2.940 kg. São 1.295 aventais impermeáveis e 360,3 mil máscaras triplas com tiras ou elásticas. Além de 23,1 mil toucas hospitalares descartáveis.
PROTEÇÃO II
Resta torcer que o Governo do Estado tenha agilidade na distribuição dos EPIs, por se tratar de necessidade urgente. Na semana passada, o Sindsaúde/RN denunciou que servidores da saúde estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus praticamente sem equipamentos de proteção. A entidade disse que o caso é bem grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
FATIADO
O presidente Bolsonaro entregou um fundo de R$ 50 milhões da Educação para o PP de Ciro Nogueira, e o Banco do Nordeste para o PL de Valdemar da Costa Neto, em nome da "governabilidade". De resto, sobra ao brasileiro rogar a Deus; ou o tilintar das algemas, pelo histórico.
PEC 108
A Proposta de Emenda Constitucional 108 começa a tramitar no Senado, com adiamento das eleições para o dia 6 de dezembro (1º turno) e 20 de dezembro (2º turno). A proposta não mostra como será o calendário pré e pós-eleitoral. E divide opiniões dentro da Casa.
"MANDETTA"
O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, peitou o prefeito Álvaro Dias (PSDB) na discussão sobre medidas de enfrentamento à Covid-19. E colocou o cargo à disposição. Deu uma de Mandetta e fez, no primeiro momento, o chefe do Executivo recuar. Mas, a sua saída, se não ocorreu ontem à noite, se dará em tempo próximo.
INSEGURANÇA
A equipe de jornalismo da Inter TV Cabugi, em Mossoró, passou um susto com assalto relâmpago. E sentiu na pele a falta de segurança que castiga os potiguares. Piorou muito a escalada da violência em Mossoró e no RN.
É NOTÍCIA
1 - A pandemia do novo coronavírus vai destruindo a economia brasileira, com futuro bem incerto. O mercado financeiro aumentou para 6,25% a previsão de queda do PIB este ano.
2 - AeC Mossoró está com 273 vagas abertas para atendentes. As vagas devem ser preenchidas agora em junho. Os interessados no emprego na contact center devem se cadastrar no site https://queroser.aec.com.br. Contratados poderão trabalhar em home office.
3 - Morreu Ubiracy Assunção, ex-secretário de Tributação do município de Mossoró entre os anos de 2001 a 2011. Um homem bom, amigo, que só fez o bem as pessoas. Descanse em paz.
4 - O Mossoró Cidade Junina on-line tem hoje apresentação da Banda Artur Paraguai, com pout-pourri de Luiz Gonzaga e "Tareco e Mariola", obra de Petrúcio Amorim. Confira nas redes sociais da Prefeitura de Mossoró, a partir das 18h.
5 - Até o início da tarde desta segunda-feira, 1º, 582 pessoas estavam internadas na rede de saúde pública para tratamento da Covid-19. Outras 109 infectadas aguardavam um leito. O número de infectados se aproxima de 8 mil e número de óbitos chegou a 323.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.