Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 04 Jun 2020 | Coluna César Santos - 4 de junho de 2020

Crédito da foto: Ilustração Pacto pela vida e o respeito ao ser humano

A VIDA EXIGE RESPEITO

O “pacto pela vida” lançado pela governadora Fátima Bezerra (PT) não vai muito além de jogada de marketing na tentativa de melhorar a imagem do governo, bastante desgastada devido à pouca ou quase nenhuma competência no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no RN.

O pacto sugerido pela governadora se limita a melhorar o isolamento social, com as medidas que já estão em vigor há mais de dois meses, mas que se mostraram frágeis até aqui. Aliás, ampliar a quarentena com o vírus já espalhado é quase a mesma coisa de enxugar gelo. O rigor do isolamento deveria ter sido adotado no início da pandemia, para evitar a corrente de propagação.

Fosse algo verdadeiro e positivo, o governo começaria o pacto pela vida agindo para solucionar problemas gravíssimos na rede pública de saúde e, por consequência, salvar vidas de forma efetiva. Deveria começar estruturando os hospitais regionais para desafogar os hospitais de referência, como é o caso do Tarcísio Maia, em Mossoró.

Se o Governo do Estado implantasse leitos de UTI nos hospitais regionais Hélio Marinho, em Apodi; Dr. Agnaldo Pereira, em Caraúbas; e Nelson Inácio dos Santos, em Assú, evitaria que pacientes da covid-19 fossem transferidos para Mossoró.

Para se ter ideia do caos provocado, os leitos de UTI e clínicos para pacientes da covid-19 em Mossoró, 60% são ocupados por pacientes de outros municípios, principalmente daqueles que ficam em torno dos hospitais regionais de Apodi, Caraúbas e Assú. De cada 10 pacientes ocupando leitos de UTI em Mossoró, seis são de outros municípios.

Para melhor entendimento, basta observar que Mossoró absorve a responsabilidade que é do Governo do Estado, cuidando dos pacientes de Apodi, Caraúbas, Assú e dos municípios no entorno.

Tem mais: os servidores da saúde denunciaram que estavam trabalhando praticamente sem equipamentos de proteção individual e usando sala de repouso em meio a mofo e fungos, conforme imagem flagrante no Hospital João Machado. Além de dois meses de salários atrasados – dezembro e 13º de 2018, que são ignorados pelo governo. Onde entra o pacto pela vida?

Em relação aos EPIs, a situação só vai melhorar agora porque o Governo Federal enviou 3 toneladas de equipamentos, e que cabe agora o governo Fátima pelo menos fazer distribuição rápida para as unidades de saúde que tratam pacientes da covid-19.

Por fim, vale uma pergunta no receituário do "pacto pela vida": quantos respiradores o governo Fátima comprou e distribuiu na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte?

 

FRASE

O Governo do Estado tem se omitido no combate ao Coronavírus

ÁLVARO DIAS - Prefeito de Natal sobre a falta de ação do governo Fátima Bezerra para enfrentamento à pandemia

 

SEM ...

Caducou a MP 914/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que estabelecia novas regras à consulta e nomeação de reitores das universidades e institutos técnicos federais. A MP acabava com voto paritário e resgatava o peso de 70% no voto docente, 15% no voto do técnico administrativo e 15% para o voto discente. E também dava direito ao presidente de nomear reitor pro tempore.

 

...VALIDADE

Foi com base na MP 914 que o Consuni definiu as regras das eleições remotas para reitor da Ufersa, em andamento. Daí a dúvida se a consulta está prejudicada ou legitimada por ter sido convocada antes da MP caducar. Há quem diga que as eleições na Ufersa estão comprometidas, inclusive, com dois pareceres conflitantes da Procuradoria Federal sobre a instrução normatiza do Consuni.

 

CABEÇA DE CHAPA

O Dr. Daniel Sampaio afirma a pré-candidatura à Prefeitura de Mossoró. A sua postulação faz parte do projeto nacional do PSL de disputar as principais prefeituras em todos os estados. Daniel desfaz, dessa forma, notícia de que estaria negociando para ser vice na chapa da prefeita Rosalba (PP).

 

ESTRUTURA

O PSL tem tempo de televisão e uma fatia generosa do fundo eleitoral, o que sugere que Daniel Sampaio terá boa estrutura de campanha. Ele também pode encabeçar um projeto com a participação de quatro a cinco partidos. São siglas pequenas, mas com nominatas completas à Câmara.

 

CLOROQUINA

O estudo que condenou o uso de cloroquina em pacientes da Covid-19, publicada na renomada revista The Lancet, está contaminado de erros. A própria revista reagiu e lançou uma "nota de preocupação". A OMS deve reavaliar a decisão de suspender suas pesquisas sobre a cloroquina. No mínimo.

 

QUARENTENA

Termina hoje o prazo dos decretos municipal e estadual do isolamento social. Devem ser prorrogados pela Prefeitura e Governo do Estado. O cenário da pandemia continua de alto risco.

 

É NOTÍCIA

1 - O Hemocentro Mossoró está com estoque em situação bem crítica, principalmente dos tipos O-, A+ e A-. Uma campanha foi lançada para atrair doares. Faça contato pelo telefone 3315-3428.

2 - Há 12 anos, o Corredor Cultural de Mossoró ganhava o Memorial da Resistência, em homenagem aos heróis que combateram o bando do temido cangaceiro Lampião, em 13 de junho de 1927. Obra da primeira gestão da prefeita Fafá Rosado.

3 - A presidente Izabel Montenegro (MDB) trabalha para filiar a Câmara de Mossoró à Associação Brasileira de Câmaras Municipais. Importante para ampliar os serviços do legislativo local.

4 - A Caern alerta que a interdição do cruzamento da Avenida Alberto Maranhão com Delfim Moreira, no Bom Jardim, vai continuar até segunda-feira, 8. A empresa faz manutenção na rede de distribuição de água. Portanto, motoristas, evitem o trecho.

5 - Há 70 anos, a TV Tupi fazia a primeira transmissão experimental, em São Paulo. Era 4 de junho de 1950. A inauguração, como primeira rede de televisão brasileira, ocorreu em 18 de setembro do mesmo ano, pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO