Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 05 Jun 2020 | Coluna César Santos - 5 de junho de 2020

Crédito da foto: Reprodução Respiradores não foram entregues

HÁ UM FIO NO DENSO NOVELO

Os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Rodrigo Cunha (PSDB-AL) exigem uma reposta - decente e confiável - sobre a compra de 300 respiradores hospitalares por R$ 48,7 milhões, feita pelo Consórcio Nordeste a uma empresa suspeita, que até hoje não foram entregues nem o dinheiro foi devolvido.

Os parlamentares levaram a cobrança para Brasília, protocolando documento no Ministério da Saúde, com pedido de investigação em caso de os nove governadores do Nordeste para apresentarem os devidos esclarecimentos.

O caso é rumoroso e indica que houve, no mínimo, falta de zelo com dinheiro público, uma vez que o consórcio fez uma compra sem licitação, com pagamento antecipado e sem checar a idoneidade dos agentes envolvidos na transação.

Há um fio nesse denso novelo que, se puxado, pode levar ao subsolo do negócio fraudulento. Ele responde por Carlos Gabas, que começa a ser envolvido no episódio. A assinatura de Gabas aparece em documento que solicita ao consórcio o repasse do dinheiro para a compra dos respiradores.

Gabas, para os menos informados, é um velho nome do noticiário da corrupção. Ele foi ministro da Previdência Social durante os governos Lula e Dilma, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil do governo Dilma Rousseff, e ocupou o cargo de secretário especial da Previdência Social depois que a pasta foi unida ao Ministério do Trabalho, também no governo do PT. Nesse período, Gabas foi alvo de várias investigações sob suspeita de desvio de recursos e recebimento de propina.

A operação Custo Brasil, deflagrada em 2016 pela Polícia Federal, em desdobramento da Operação Lava Jato, teve Gabas como um dos alvos. A ação conjunta da PF com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil, apurou o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Gabas também é investigado por ter aparelhado os fundos de pensão para montar, segundo a CPI, nos Fundos de Pensão, uma máquina de arrecadar dinheiro para o PT.

Esse histórico de Gabas, digamos, suspeito, não significa que ele e o Consórcio Nordeste estão engrenando uma máquina fraudulenta. Não é isso. No entanto, sugere uma investigação profunda, até mesmo para que os governadores do Nordeste possam esclarecer, de forma transparente, o pagamento antecipado de quase 49 milhões por aparelhos que não foram entregues à população.

Vale ressaltar que mesmo que os recursos sejam devolvidos, os prejuízos à população estão confirmados, uma vez que a pandemia da Covid-19 avançou no Nordeste e pacientes sofrem com falta de leitos de UTI porque não têm respiradores disponíveis. O RN, que pagou 5 milhões por 30 respiradores, tem dificuldades de abrir novos leitos por falta do aparelho. Estaria diferente, se os aparelhos tivessem chegado.

O Nordeste é uma das regiões que mais sofrem com a pandemia, tendo os estados do Ceará e Pernambuco entre os primeiros em números de infectados e óbitos. O RN também vive situação bem grave, principalmente, pela fragilidade da falta de ação do governo e a fragilidade da rede de saúde pública.

 

FRASE

A culpa pelo caos dos serviços da saúde pública não é da população

MADSON VIDAL - Médico, indignado com a ideia passada pelo Governo do Estado de que depende da população o combate à pandemia do novo coronavírus

 

NÃO RETROAGE

O fato de a MP 914/2019 ter caducado não altera as decisões tomadas durante a sua vigência. Nesse caso, fica mantida a nomeação do professor Josué Moreira para o cargo de reitor pro tempore do IFRN. Também não haverá prejuízo às eleições para reitor da Ufersa, que foram normatizadas de acordo com a MP. A medida provisória estabelecia regras para nomeação de reitores.

 

GATO POR LEBRE

O Projeto de Lei 45/2020, de autoria do vereador Gilberto Diógenes (PT), sugere o fortalecimento da cultura local e apoio aos trabalhadores da cultura, o que já é feito pelo município. Só que a oposição vendeu a ideia aos artistas locais que o projeto garantia auxílio financeiro em tempos de pandemia. Portanto, não havia caráter de urgência na apreciação e aprovação da matéria.

 

SÃO CAMILO

O hospital para pacientes psicossociais sairá do velho imóvel do São Camilo, no bairro Nova Betânia, para a antiga sede da Fundac, no Boa Vista. O Governo do Estado cedeu o imóvel ao município. A Prefeitura fará ajustes para instalar o hospital de referência no atendimento psiquiátrico de Mossoró e 66 municípios da região.

 

TÚNEL DO TEMPO

O hospital municipal para atendimento psiquiátrico foi criado em 2007, na primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado. A Prefeitura arrendou a estrutura do antigo São Camilo, fundado e administrado pelo médico Milton Marques (falecido), onde funciona até os dias atuais.

 

2020

O professor e escritor David Leite está com a sua mais nova obra literária impressa, mas não pode lançar em razão da pandemia. O livro 2020 é o seu primeiro romance, que conta a história de um frade carmelita pernambucano na zona rural de Mossoro. Os exemplares estão à venda com Helena, irmã de David.

 

VIRTUAL

O TSE acerta ao permitir as convenções partidárias virtuais. Mantém o calendário eleitoral 2020, sem levar risco à saúde da população. Período das convenções de 20 de julho a 5 de agosto.

 

É NOTÍCIA

1 - A Justiça deu prazo de 15 dias para o Governo do Estado voltar a fornecer hidroxicloroquina a pessoas com lúpus. A associação de pacientes acionou a justiça para o governo cumprir o dever.

2 - Foi nesta data, em 2007, que a prefeita Fafá Rosado inaugurou a Praça de Eventos, mais um equipamento do Corredor Cultural de Mossoró, e deu-lhe o nome de Largo Gabriel Negreiros, quarto presidente da Furrn (1975/76), e fundador da Agrotec.

3 - Três sindicalistas de Mossoró serão candidatos a vereador nas eleições deste ano: Rômulo Arnoud (Sinte-PT), Marleide Cunha (Sindiserpum-PT) e João Morais (Sindsaúde/Psol).

4 - O comitê de cientistas do Consórcio do Nordeste, que é uma pérola nesses tempos de pandemia, voltou a sugerir lockdown em Natal e Mossoró. Nem a governadora Fátima Bezerra, que faz parte do consórcio, deu cartaz à turma do Miguel Nicolelis.

5 - O Rio de Janeiro, que é o terceiro em número de infectados e mortes pela Covid-19, liberou a volta às ruas de mais de 4 mil camelôs. Templos religiosos também foram reabertos. São Paulo, que é epicentro da pandemia no País, caminha para fazer o mesmo.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO