Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 28 Jun 2020 | Coluna César Santos - 28 de junho de 2020

Crédito da foto: Arquivo Governadora Fátima Bezerra deve tomar decisão na quarta-feira, 1o de julho

SEMANA DECISIVA PARA O RN

A semana começa com a expectativa sobre o início da abertura das atividades econômicas no Rio Grande do Norte. O último decreto do Governo do Estado, editado no dia 24 deste mês, perde validade na próxima quarta-feira, 1º de julho. Por gravidade, espera-se que, finalmente, a governadora Fátima Bezerra (PT) autorize a reabertura da economia.

A possibilidade é bem real, alimentado pelo próprio governo. Na quinta-feira, 25, quando anunciou que o RN havia alcançado o pico da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Estado (SESAP/RN) previu a estabilização dos novos casos de infectados e de óbitos, inclusive, revelando que a taxa de transmissibilidade havia caído - 0,76 - abaixo da meta estabelecida pelo governo para permitir a reabertura das atividades econômicas, que seria com taxa 1.

Por outro lado, o governo ainda não conseguiu reduzir a taxa de ocupação de leitos para pacientes da Covid-19. O último boletim epidemiológico da Sesap/RN apontou que a taxa de ocupação continua em 97,5%, sendo que na região metropolitana de Natal e da região Oeste a taxa permanece em 100%.

Como há previsão de abertura de novos leitos de UTI e críticos, segundo o governo, a taxa de ocupação deve cair nesta semana. Se baixar para 70%, o governo autoriza o início do plano de retomada da economia.

E se a taxa de ocupação de leitos continuar beirando os 100%?

Aí teremos uma situação bem delicada. Por um lado, o governo não pode recuar para não cair em contradição. Se é para retomar as atividades econômicas com alta taxa de ocupação dos leitos, que tivesse feito há mais tempo. Nesse caso, o governo deve manter a coerência.

Como fica o setor produtivo do RN? As entidades que representam os segmentos econômicos afirmam que não suportam um novo adiamento do início da retomada da economia. Apresentam números preocupantes como o fechamento de mais de 12 mil empresas e o desemprego atingindo mais de 250 mil trabalhadores potiguares.

Em nota à população, as entidades fizeram duras críticas ao governo, principalmente relacionadas ao sucateamento da saúde pública, considerado o entrave para as atividades econômicas serem retomadas. As entidades afirmam que as empresas e os trabalhadores não podem pagar um preço tão alto e exigem que o governo tenha a responsabilidade de conduzir o processo, levando em conta todos os cuidados que se deve ter com a vida das pessoas.

É aguardar, então...

 

FRASE

A economia é importante, mas o nosso compromisso é com a vida das pessoas.

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN sobre a retomada das atividades econômicas

 

PADRE DEHON

A Escola Ambulatório Padre Dehon celebra hoje 67 anos de fundação. Foi construída em 1953, nas dependências da Igreja do Alto de São Manoel, por iniciativa dos sacerdotes da Congregação do Coração de Jesus, para atender as crianças pobres do bairro, com ensino e assistência social. A escola foi inaugurada por padre Luís Ferreira Cunha da Mota, vigário geral da Diocese de Mossoró.

 

TEATRO MUNICIPAL

Nesta segunda-feira, 29, completa 20 anos que a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) assinava o projeto de criação do Teatro Municipal de Mossoró. Projeto arquitetônico feito por Eduardo Falcão, Carlos Mendes e Vera Cidley, dos quadros da Secretaria de Urbanismo e Obras. O teatro foi construído e inaugurado quatro anos depois, recebendo o nome do "Prefeito Dix-huit Rosado".

 

SEMANA DECISIVA

Os prefeitos vão aumentar a pressão para os deputados rejeitarem o adiamento das eleições municipais. Têm ao seu favor a divisão na Câmara. Partidos como PP, PL, MDB e Republicanos são contra o adiamento. Outra parcela defende a prorrogação de mandatos e a unificação das eleições em 2022.

 

POSIÇÃO FIRMADA

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) não se pronuncia sobre o adiamento ou cancelamento das eleições, mas o deputado aliado Beto Rosado (PP) já disse que é a favor da unificação das eleições em 2022. Ele defende que os atuais prefeitos tenham mais dois anos de mandato.

 

EX-COMPANHEIRA

A governadora Fátima Bezerra (PT) negou o pedido de audiência ao Fórum Estadual dos Servidores. Na pauta, os salários atrasados que se arrastam desde dezembro de 2018. A presidente do Sinsp/RN, Janeayre Souto, disse que foi mais um "não" da governadora aos seus ex-companheiros de luta.

 

ALGEMAS

A semana começa com a expectativa da presença da Polícia Federal no Nordeste. De Brasília, a informação de que avançou bastante a investigação da compra fraudulenta dos respiradores pelo Consórcio Nordeste. O RN perdeu quase R$ 5 milhões.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1993, a assistência pediátrica de Mossoró sofria forte impacto com o fechamento do Hospital Infantil Cid Augusto. Pertencia ao complexo de saúde Apamim, hoje em intervenção.

2 - Nesta data, em 2002, o então governador Fernando Freire lançava em Mossoró o "Pão Vitaminado" para as famílias cadastradas no Programa do Leite. A distribuição do pão tinha conotação eleitoral, mas Freire acabou fracassando nas urnas naquele ano.

3 - Está faltando remédios para intubar pacientes do novo coronavírus na rede pública do RN. Acabou o estoque de Fentanil, Midazolan e Proporfol. O sofrimento dos pacientes é alto e desumano.

4 - O Ministro da Saúde anunciou neste sábado, 27, parceria para desenvolvimento e produção da vacina de Oxford para Covid-19 no Brasil. País arcará com custos de parte da pesquisa e poderá produzir e distribuir a imunização caso comprovada eficácia.

5 - A secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, usou as redes sociais para confirmar que testou positivo para Covid-19 e agradecer as manifestações de apoio que tem recebido. Saudade está em casa, de quarentena, e adotando os cuidados inerentes.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO