Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 01 Jul 2020 | Coluna César Santos - 1o de julho de 2020

Crédito da foto: Ilustração Cada um faça a sua parte para evitar novos casos da Covid-19

CADA UM FAÇA A SUA PARTE

A reabertura da economia no Rio Grande do Norte, a partir desta quarta-feira, 1º, provavelmente não provocará uma mudança radical no comportamento das pessoas, isso porque nos grandes centros parte das atividades econômicas já vinham funcionando. Centros urbanos como Natal e Mossoró havia flexibilizado alguns segmentos e as suas principais artérias comerciais praticamente tinham retomado o ritmo.

Em Mossoró, por exemplo, há mais de um mês o município, por meio de decreto, havia autorizado o funcionamento de lojas de peças, informática, tecidos e aviamento, salões de beleza e barbearias, lojas de revenda de veículos e, mais recentemente, livrarias e papelarias. Os mercados públicos, como atividades essenciais, mantiveram a movimentação sob a adoção de medidas preventivas, como uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento de 1,5 m entre uma pessoa e outras. O mesmo vinha acontecendo com supermercados, padarias, farmácias entre outras atividades essenciais.

O mesmo aconteceu em Natal. As tradicionais feiras livres mantiveram o ritmo, assim como as artérias do comércio da capital. As pessoas aderiram ao uso de máscara e do álcool em gel, disponibilizados pelas lojas, mas permaneceram aglomeradas nessas áreas específicas. A prova é que o RN não conseguiu cumprir as metas do isolamento social, com a taxa ficando bem longe dos 70% necessários, e sempre oscilando entre 40% a 42%. Em algum momento chegou a 50%, mas três ou quatro vezes.

Pois bem.

A abertura a partir de hoje será maior. Na primeira fase, atividades comerciais e de alimentação reabrirão as suas portas depois de 100 dias. Na segunda fase, de 15 a 28 de julho, poderão funcionar academias sem uso de ar-condicionado, centros comerciais também sem ar-condicionado central e galerias comerciais. Na terceira fase, de 29 de julho a 11 de agosto, as academias e shoppings passarão a funcionar com uso de ar-condicionado e as lojas de alimentação com mais de 300 m² poderão funcionar com 4 pessoas por mesa, 2 m mesa a mesa/1 m entre pessoas, com proibição de concurso de bebida alcoólica. Não devem promover shows, festas e afins; É possível música ao vivo, desde que por 1 (uma) pessoa apenas (músico + instrumento).

Portanto, o governo definiu o protocolo em comum acordo com os segmentos produtivos, responsáveis pela elaboração do plano da retomada das atividades econômicas. Cabe, agora, a população fazer a sua parte. As pessoas devem respeitar as restrições, evitar aglomerações e só sair de casa se realmente houver necessidade.

O cenário da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte ainda é muito preocupante, embora a taxa de transmissibilidade tenha caído nos últimos dias. No entanto, a taxa de ocupação de leitos continua alta e temos dezenas de pacientes da Covid-19 na fila de regulação a espera de um leito de UTI e crítico.
O Governo do Estado não teve capacidade de estruturar a rede hospitalar para suprir a demanda do novo coronavírus. As metas não foram cumpridas, nem mesmo as estabelecidas pelo próprio governo, como a instalação de um hospital de campanha em Natal e a abertura de 170 novos leitos em Mossoró. O governo fracassou.

Então, que a população tenha consciência de continuar evitando situações de riscos. A retomada da economia deve ocorrer dentro do cenário permitido.

 

FRASE

Ainda não é tempo de normalidade, por isso, o compromisso de todos é fundamental.

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN sobre a retomada das atividades econômicas a partir de hoje

 

RAIMUNDO SOARES

Hoje, completa 100 anos de nascimento de Raimundo Soares de Souza, caraubense com história política em Mossoró, onde foi prefeito entre 1963 e 1968. Antes, em 1945, em Pernambuco, Raimundo Soares fundou o Partido Esquerda Democrática. Ele foi deputado estadual pela UDN entre 1955 e 1959, e também foi deputado federal entre 1960 a 1962, quando saiu para ser prefeito.

 

RAIMUNDO SOARES II

Foi na gestão do prefeito Raimundo Soares que Mossoró criou a Universidade Regional do RN (URRN), hoje Universidade Estadual (UERN), pela Lei Municipal 20/68, de 28 de setembro de 1968. Também, na sua gestão, foi criada a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Ufersa, pelo decreto 3/67, de 18 de abril de 1967. Raimundo Soares faleceu em 1996, em Natal.

 

AULAS

O Governo do Estado trabalha com a possibilidade de autorizar aulas presenciais nas redes pública e privada a partir do dia 14 agosto. Essa é a data de referência, para que medidas sejam tomadas no sentido de estruturar o ambiente escolar para receber os alunos, sem maiores riscos de contágio.

 

AULAS II

As aulas estão suspensas desde 18 de março em razão da pandemia do novo coronavírus. O decreto que proíbe as aulas presenciais perde validade no dia 6 de julho, mas será prorrogado até 14 de agosto pelo Estado. Já o município de Mossoró ainda não tem uma posição formada sobre retorno das aulas.

 

MÁSCARAS

O deputado Nelter Queiroz (PSC) está cobrando do Governo do Estado sobre a compra de 2,2 milhões de máscaras distribuídas à população. Nelter cobra os valores pagos e o local que as máscaras foram compradas. Há rastros de desconfianças.

 

COVIDÃO

O governador Wilson Lima (PSC), do Amazonas, foi alvo da Operação Sangria por suposta fraude em compra de respiradores. É o terceiro governador alcançado pelo "Covidão". Antes, foram alvos da ação da Polícia Federal Wilson Witzel, do Rio, e Helder Barbalho, do Pará.

 

É NOTÍCIA

1 - A Globo comunicou a Renato Aragão que não renovará o seu contrato, encerrando nesta terça-feira, 30. O criador de "Didi Mocó" deixa a Platinada depois de 44 anos de casa.

2 - O Centrão exige R$ 5 bilhões para os municípios para votar a PEC que adia as eleições municipais para novembro. Se o presidente Bolsonaro sinalizar positivo, a proposta aprovada no Senado passará com facilidade no plenário da Câmara. É pegar ou largar.

3 - Real, a nova moeda brasileira entrava em vigor, nesta data, em 1994. Nasceu com força, garantiu a estabilidade econômica brasileira, e fez de FHC presidente eleito e reeleito.

4 - Os títulos do professor Decotelli são tão verdadeiros quanto o do Sport de Recife do Brasileirão de 87. É claro que o Brasil não pode ter um ministro da Educação que plagiou dissertação de mestrado e declarou título de doutorado que nunca teve.

5 - O governo Bolsonaro vai pagar duas parcelas extras do auxílio emergencial com valor de 600 reais, cada. As duas novas parcelas terão impacto de R$ 100 bilhões nas contas públicas. O anúncio foi feito pelo presidente Bolsonaro nesta terça-feira, 30.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO