INOVAÇÃO DIGITAL É ORDEM
Os shoppings centers renovam e apostam em marketplaces para atender o consumidor. Sandro Stanczyk, Director Business Unit Customer Experience da FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software, analisa esse novo momento.
“Transformação digital e adaptação das lojas físicas aos canais virtuais – há alguns anos, o modelo de negócio on-line batia à porta do varejo. E o que era uma opção para ampliar as vendas se tornou uma necessidade, diante da pandemia que temos enfrentado, afinal, muitas lojas, tanto de rua quanto de shopping, trabalham com o atendimento em horário restrito, fator que impacta diretamente nas vendas.
Inovação digital é a palavra de ordem para todos os segmentos. Nesse caso, não apenas para aumentar as possibilidades de comercialização, mas também para a segurança de todos, dos varejistas e dos consumidores. Não há dúvida que esse é o caminho mais seguro no atual momento. Por isso, shoppings e lojas, em geral, têm apostado nos marketplaces, isto é, uma espécie de shopping center virtual, que reúne as lojas físicas dos shoppings em uma única plataforma digital, ou seja, em um grande marketplace.
Essa foi a maneira que os shoppings e lojistas encontraram para continuar operando e vendendo, independente das restrições estabelecidas. É a possibilidade real das lojas permanecerem “abertas” 24 horas, sete dias na semana, porém, em um mundo virtual, que rompe com as barreiras físicas.
Hoje, ser ou vender em um marketplace é o desejo de muitas marcas e e-commerce. Para isso, existem soluções inovadoras, como o SAP Customer Experience, uma alternativa para as empresas alçarem novos voos em um momento tão complicado. A plataforma reúne ferramentas de vendas e relacionamento ao cliente, com módulos Sales, Services, Marketing, Customer Data e Commerce. Tudo isso de forma integrada, com acesso simples e interativo.
Ao viabilizar as vendas via marketplace, os lojistas possibilitam que os consumidores tenham experiências digitais e físicas, dispondo de mais de um canal de vendas e relacionamento, que funciona 24X7, além de uma plataforma confiável de informações e visão 360° dos clientes. Essa integração multicanal permite, ainda, a jornada unificada de compras dos clientes.
Outras vantagens aos lojistas é obter uma rica fonte de informações, incluindo as preferências e hábitos desses clientes, por meio da centralização de dados. Além disso, a plataforma faz a recomendação inteligente, que ajuda os vendedores na sugestão de produtos na retirada, eventuais trocas e promoções.
Já os clientes, ao utilizarem o marketplace para suas compras, podem participar de programas de bonificação, pontuação, games, eventos físicos e digitais exclusivos, passam a receber conteúdos personalizados, melhores promoções, tudo isso com consentimento e facilidade na gestão dos dados.
Todos saem ganhando, inclusive os gestores de shopping centers que, por meio de uma plataforma única, podem centralizar os dados cadastrais, registros e histórico de relacionamento de clientes, entendendo os seus interesses, perfis e hábitos. Assim, com base em dados analíticos, passam a criar promoções e gerar informações relevantes e individualizadas.
É uma evolução importante ao segmento, uma verdadeira transformação para o modelo de negócio, que têm se reinventado, por meio de um serviço de inteligência de mercado, com a gestão de vendas automatizada, campanhas personalizadas e de baixo custo em mídias digitais, além da possibilidade de expansão de vendas, mesmo com o isolamento social.
FRASE
A Caixa dá um fôlego financeiro ao servidor municipal na pandemia.
ÁRTEMIS LUIZ - Superintendente da Caixa em Mossoró, sobre redução de juros para consignados dos servidores públicos municipais
VALE O ...
Reportagem da revista Época, em circulação, mostra que o auxílio emergencial do governo federal vai levando os eleitores do PT para o presidente Jair Bolsonaro nos grotões do Nordeste. O material jornalístico foca Guaribas, cidadezinha do Piauí que foi escolhida pelo governo Lula como "piloto" do fracassado programa "Fome Zero". Hoje, seus habitantes estão com Bolsonaro.
...ÚLTIMO PRATO
A agricultora Maria da Paz, ouvida pela Época, disse que cresceu com a casa cheia de cartazes de Lula e ouvia dos pais que só tinha comida na mesa por causa de Lula. "Mas, agora mudei meu voto porque o Bolsonaro foi mais generoso, provou ser mais mão aberta na crise do vírus”, disse, numa prova concreta que o último prato é o que garante simpatia e voto na casa de quem tem fome.
NÃO TÁ FÁCIL
O presidente da Asembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), avisou a governadora Fátima Bezerra (PT) que não juntará os 15 votos necessários para aprovar a reforma da previdência em votação remota. Pelo menos 11 deputados só aceitam votar a matéria no retorno das atividades presenciais.
SE VIRA
Fátima Bezerra não aceita a "desculpa" do presidente da Assembleia. Ela exige que a PEC da reforma da previdência seja votada ainda em julho. Se possível, na próxima semana. A PEC passou pelo crivo da comissão especial e está pronta para votação em plenário.
DAVI X GOLIAS
O PTB garante que a pré-candidatura da Irmã Socorro à Prefeitura de Mossoró é pra valer. E diz que ela está preparada para repetir a luta que ocorreu já mais de três mil anos: pequeno Davi contra o gigante Golias. Irmã Socorro aceita enfrentar os "gigantes" da política local.
CONSIGNADOS
O superintendente da Caixa, Ártemis Luiz, anunciou novas condições para consignados dos servidores públicos de Mossoró. Redução de juros, carência de 90 dias para a primeira parcela e até 120 meses para quitação. O benefício vale para contratos novos e renovados.
É NOTÍCIA
1 - Já estão na conta do município os recursos para a construção de três academias da saúde em Mossoró. Recursos carimbados pelo mandato do deputado federal Beto Rosado (PP).
2 - O varejo no RN cresceu apenas 5,7% em maio, o terceiro menor crescimento do País. Ficou à frente apenas do Distrito Federal (3,9%) e do Pará (0,9%). A postergação do governo de reabrir a economia não permitiu melhores índices econômicos.
3 - O Rio Grande do Norte chegou nesta sexta-feira, 10, a 38.261 casos confirmados do novo coronavírus, com 1.356 óbitos, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN).
4 - Está suspenso o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro, em razão da pandemia do novo coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei, que concede o benefício, nesta sexta-feira, 10.
5 - O recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos está suspenso até o dia 30 de setembro. O prazo acabaria dia 16 de julho. A Instrução Normativa do Ministério da Economia é para evitar riscos de infecção pelo novo coronavírus.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.