Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 20h00 | 14 Jul 2020 | Bolsonaro recebeu as credenciais de Ludimilla para Reitoria da Ufersa

Crédito da foto: Reprodução Presidente Bolsonaro e Ludimilla Oliveira no municipio de Penaforte, no dia 26 de junho de 2020

A possibilidade de a professora doutora Ludimilla Oliveira ser a primeira mulher reitora da história da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA, parece cada vez mais real.

O blog do César Santos colheu detalhes do encontro de Ludimilla com o presidente Jair Bolsonaro, ocorrido no dia 26 de junho no município de Penaforte, no extremo Sul do Ceará, onde foi inaugurado o trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.

Ludimilla Oliveira foi apresentada por parlamentares do Rio Grande do Norte, que acompanharam a agenda presidencial. Bolsonaro ouviu dos parlamentares credenciais positivas da professora e mostrou-se interessado em nomear a primeira mulher para o cargo máximo da Ufersa, o que colocaria o presidente na história da instituição de ensino superior.

O Gabinete da Presidência da República também tem informações sobre os outros dois nomes que compõem a lista tríplice, professores doutores Rodrigo Codes e Jean Berg. Na ficha consta que eles são militantes de esquerda e defensores do lulismo.

Também é de conhecimento do Gabinete da Presidência que os militantes de esquerda criaram um grupo em redes sociais para pressionar a favor da nomeação de Rodrigo Codes. Esse grupo distribuiu faixas no campus da Ufersa, em Mossoró, para aumentar a pressão.

Na tentativa de deixar a Presidência da República em situação desconfortável, o segundo colocado na consulta acadêmica, Jean Berg, declarou que se fosse nomeado não aceitaria o cargo, pois defende que o primeiro da consulta, no caso Codes, seja o escolhido pelo presidente.

 

Lista tríplice

A consulta acadêmica para Reitoria da Ufersa foi realizada em junho, de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus. Professores, técnicos e estudantes formaram a lista tríplice com Rodrigo Codes, com 37,17%; Jean Berg, 24,48%; e Ludimilla Oliveira, que recebeu 18,33% dos votos.

O Conselho Universitário encaminhou a lista tríplice ao Palácio do Planalto. A nomeação do novo reitor ou reitora deverá sair até o dia 28 de agosto, quando se encerra o segundo mandato do reitor José Arimatea Mattos.

Tags:

Ludimilla Oliveira
Jair Bolsonaro
Reitoria
Ufersa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO