Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 21 Jul 2020 | Coluna César Santos - 21 de julho de 2020

Crédito da foto: Reprodução Flávio Dino quer criar novo partido; Lula é contra

UM NOVO PARTIDO PARA DINO

Reportagem no jornal o Globo no fim de semana revela que uma série de conversas envolvendo líderes da esquerda brasileira está em curso, com o objetivo de colocar de pé um novo partido depois das eleições municipais de novembro.

As articulações foram iniciadas entre o PSB e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que caminha para ser candidato à Presidência da República como representante da esquerda. Dino deseja a fusão do PCdoB com PSB.

Com a fusão, seria possível tocar um fundo eleitoral de mais de R$ 145 milhões, valor superior ao que é recebido por PSDB, DEM e PP.
Nos bastidores, o governador do Maranhão chama o projeto de “MDB da esquerda”, pois acredita que poderá atrair para o novo partido vários nomes insatisfeitos com os rumos das suas próprias legendas.

Um dos exemplos é o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Faz tempo que Freixo e PSOL não se bicam no Rio. O ápice deu-se este ano, quando o partido queria obrigá-lo a participar de prévias na disputa pela Prefeitura do Rio, mesmo sendo ele a principal força eleitoral da esquerda carioca.
Esse tipo de conexão da esquerda com outros atores permite a Dino seguir com as articulações.

Conforme noticiou o colunista Guilherme Amado, na revista Época, Flávio Dino, Freixo, Maia, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o apresentador Luciano Huck já fizeram vários encontros virtuais recentemente para debater a conjuntura política.

São personagens que jamais estarão juntos eleitoralmente em um primeiro turno, mas que, ao assinarem manifestos recentes contra o presidente Jair Bolsonaro, constroem pontes para outras etapas de uma possível disputa.

Esse movimento, porém, recebe resistência dentro da própria esquerda, com nome e sobrenome: Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não abre mão de o PT ter candidatura própria em 2022. Derrotar o presidente Jair Bolsonaro virou obsessão de Lula e do PT. Segue essa onda o PDT, de Ciro Gomes, que também não abre mão de ser cabeça de chapa na próxima disputa presidencial.

Pragmático, Flávio Dino avalia que a esquerda caminha para perder em todas as capitais brasileiras nas eleições municipais deste ano, diante dos pré-candidatos escolhidos até o momento — PSB e PDT comandam, somados, cinco capitais, enquanto PT e PCdoB não estão à frente de nenhuma.
Esse grande fracasso poderá catalisar a criação de um novo partido e, talvez, ensaie uma união maior do campo.

O governador do Maranhão vem tentando mostrar isso a Lula em conversas periódicas por telefone, justamente por acreditar não ser possível vencer Bolsonaro abdicando do lulismo. Por ora, o PT não abre mão de jeito nenhum de ter candidato próprio em 2022. Seria um desastre, entendem os lulistas, o que enterraria o PT.

O Partido dos Trabalhadores disputa as eleições presidenciais desde a redemocratização. Foram cinco eleições com Lula candidato (Derrotas em 1989, 1994 e 1998 e vitórias em 2002 e 2006), duas eleições com Dilma Rousseff (vitórias em 2010 e 2014) e uma com Fernando Haddad (derrota em 2018).

 

FRASE

O isolamento faz a gente se sentir muito só, mas tinha certeza que muita gente estava rezando por mim

FLÁVIO AUGUSTO FORTE DE MELO - Vigário-geral da Diocese de Mossoró, curado da Covid-19

 

VACINA

A revista científica Lancet noticiou que a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela farmacêutica Astra Zeneca e a Universidade de Oxford, do Reino Unido, "se mostrou segura e eficaz contra a doença." A vacina aumentou os níveis de anticorpos neutralizantes protetores e células que atacam o vírus. Se os novos testes forem positivos, a vacina deve ser autorizada em setembro.

 

VACINA II

Outra boa notícia é que os testes da Coronavac, vacina que está sendo produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, estão começando com nove mil voluntários em seis estados brasileiros. A terceira fase do estudo visa comprovar a segurança e a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. É mais uma esperança bem viva.

 

ISTO É BRASIL

O Tribunal de Contas da União concedeu aposentadoria ao petista José Dirceu, que foi ministro da Casa Civil do governo Lula. A sua conta bancária receberá todos os meses R$ 9.646,57, que representa o tempo que ele foi deputado federal. Dirceu tem mais de 30 anos de cadeia para puxar por crimes de corrupção, condenado na Lava Jato e Mensalão.

 

PREVIDÊNCIA

Hoje, tem mais uma tentativa de votar a reforma da previdência em sessão remota da Assembleia Legislativa. A bancada governista faz contas e acredita em 15 votos. A oposição garante que o "grupo dos 11" continua inteiro. Nesse caso, tem pelo menos dois deputados iludindo um dos lados.

 

NATAL EM NATAL

Pela primeira vez o prefeito Álvaro Dias (PSDB) admitiu não realizar o "Natal em Natal" neste ano. O cenário da pandemia sugere evitar o evento. Celebrações de Natal e Réveillon não são uma boa ideia em tempo de pandemia.

 

LUTO

Faleceu o empresário mossoroense Ricardo Pinto, em Natal, onde residia. Ele tinha 65 anos e perdeu a luta contra um câncer. Ricardo era herdeiro do saudoso Hugo Pinto, fundador da HF Pinto. O corpo foi sepultado nesta segunda-feira, em Emaús.

 

É NOTÍCIA

1 - A turma da farra voltou ao normal. No domingo, 19, lotou a praia de Tibau, na Costa Branca, e Ponta Negra em Natal. Depois, voltaram para casa para abraçar pai, mãe e irmãos. Só Deus na causa.

2 - Os jornalistas Alexandre Garcia e Sidney Rezende, ambos ex-Globo, foram contratados pela CNN Brasil. Com visão política antagônica, eles vão apresentar o quadro “CNN - Liberdade de Expressão”. A estreia será na segunda-feira, dia 27 de julho.

3 - O padre Flávio Augusto de Mello está curado da Covid-19. O vigário-geral da Diocese Santa Luzia disse que enfrentou "dias difíceis" com a doença, mas saiu dela fortalecido.

4 - O TRF-5 negou pedido do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho para fechar o comércio de Natal. A ação, que já havia perdido em primeira instância, não se sustentou por sua própria fragilidade de argumentação. Melhor assim.

5 - Mossoró iniciou a semana com fila zerada de pacientes da Covid-19 e 14 leitos de UTI disponíveis nos hospitais Tarcísio Maia e de campanha (São Luiz). Na região Oeste, a taxa de ocupação de leitos, segundo a Sesap/RN, era de 83% na manhã de ontem.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO