Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 23 Jul 2020 | Coluna César Santos - 23 de julho de 2020

Crédito da foto: Ilustração Brasileirão 2020 pode parar antes de começar

BOLA VAI ROLAR NO TAPETÃO

A guerra que a Rede Globo de Televisão travou com o Flamengo na reta final do Campeonato Carioca, com ingredientes políticos jogados no campo de batalha por comentaristas interessados, na verdade foi um ensaio de uma disputa bem maior do que a vivida até aqui. Em questão estão o “filé” das transmissões dos jogos das principais competições do futebol brasileiro, que jogou carradas de dinheiro nos cofres das emissoras de televisão, em detrimento dos donos dos espetáculos, os clubes.

Coube a Medida Provisória 984, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, tirar a Globo da zona de conforto. A MP muda as regras sobre direitos e transfere o protagonismo para os clubes. A partir de agora, cabe ao clube mandante decidir sobre a transmissão do jogo. Antes, prevalecia o longo contrato da Globo com os clubes que definiu os jogos na TV aberta, fechada e no pay-per-view. Agora, está aberta a concorrência com outras emissoras.

Nesta quarta-feira, 22, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a tabela do Brasileirão 2020, com previsão das transmissões das dez rodadas iniciais, respeitando as novas regras. A tabela esquenta o imbróglio, pois prevê transmissões na televisão fechada pelo canal TNT, da empresa americana Turner, que não poderiam ser exibidos até a publicação da MP 984.

Para melhor entendimento, vamos aos fatos:

A Globo tem acordo com todos os clubes da Série A, exceto o Red Bull Bragantino, para jogos em TV aberta. Já em TV fechada, seu braço esportivo Spor TV tem a Turner como concorrente. O grupo americano mantém contrato com oito agremiações (Palmeiras, Bahia, Santos, Ceará, Fortaleza, Athletico-PR, Internacional e Coritiba) e, em tese, só poderia transmitir as partidas entre eles (56 no total). No entanto, com a MP 984, a TNT pode mostrar todos os jogos de seus clubes como mandante, inclusive aqueles contra times “da Globo”, podendo chegar a até 152 transmissões.

Na primeira rodada do Brasileirão, o jogo entre Palmeiras e Vasco terá transmissão no TNT. Antes da MP, esta seria uma das partidas sem qualquer tipo de transmissão, por chocarem clubes de contratos opostos. Ou seja, os torcedores ficariam impedidos de acompanharem a estreia de seus clubes no Brasileirão.

Dos 20 clubes da primeira divisão do futebol brasileiro, 16 assinaram o manifesto a favor da MP 984, sendo que o Flamengo foi o primeiro a fazer uso das novas regras, transmitindo os jogos finais do Carioca na Fla TV e a grande decisão na TV aberta SBT.

Apenas quatro clubes do Brasileirão não assinaram o manifesto: Botafogo, Fluminense, São Paulo e Grêmio.

A Globo entende que os acordos assinados entre 2016 e 2019, válidos até 2024, antecedem a Medida Provisória e que, por isso, devem ser mantidos.

O “tapetão” deve ser o caminho, antes mesmo de a bola rolar.

 

FRASE

O meu partido, a nível estadual, tem conversa com a prefeita Rosalba Ciarlini e Carlos Augusto

JORGE DO ROSÁRIO - Presidente do PL de Mossoró, em entrevista ao jornalista Saulo Vale

 

COVID NA IGREJA

Além do arcebispo dom Jaime Vieira, outros membros da Igreja Católica do RN estão acometidos da Covid-19: padres Matias Soares, Josino Raimundo e Flávio Herculano. Situação mais delicada é do padre Matias, internado em UTI. Antes, o padre Flávio Augusto, vigário-geral da Diocese de Mossoró, testou positivo para a doença, enfrentou o tratamento e está totalmente recuperado.

 

LUVAS

O Governo do Estado estava comprando luvas cirúrgicas com preços bem acima do praticado pelo mercado. A descoberta foi feita pelo Tribunal de Contas (TCE-RN) que determinou a suspensão do negócio feito sem licitação. Quanto à compra de 30 respiradores por R$ 5 milhões, via Consórcio Nordeste, os aparelhos não foram entregues e o dinheiro ainda não foi devolvido. Grave.

 

PANDEMIA

O RN chegou a 45.184 casos confirmados e 1.636 óbitos por Covid-19. Boletim desta quarta-feira, 22. Os números são bem distantes da projeção macabra do secretário de Saúde, Cipriano Maia, que previa mais de 2 milhões de potiguares infectados e 11.376 mortes até o dia 15 de maio último.

 

ABERTO...

Não há novidade quando o empresário Jorge do Rosário (PL) afirma que pode ser o vice na chapa da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Numa entrevista ao "Cafezinho com César Santos", antes da pandemia, Rosário afirmou que o PL estava aberto ao diálogo, inclusive, com a possibilidade de compor chapa com a prefeita de Mossoró.

 

...AO DIÁLOGO

Jorge, inclusive, leva a termo a posição do PL de abrir diálogo com todos. No último fim de semana, conversou com a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) nos alpendres de Tibau. Ele já havia dialogado com PT, Solidariedade, entre outros partidos.

 

FURADA

A deputada federal Natália Bonavides pediu para o PT buscar outro nome para disputar a Prefeitura de Natal. Ela não quer, dada a situação delicada que vive o seu partido e o governo Fátima Bezerra. O PT, porém, vai insistir com a jovem deputada.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1991, o jornal Última Hora deixa de circular, já sem o domínio do seu fundador, jornalista e empresário russo-brasileiro Samuel Wainer. O jornal circulou por quatro décadas.

2 - A Prefeitura de Mossoró credita no dia 29 os salários de julho dos aposentados e pensionistas. No dia seguinte, 30, receberão os servidores efetivos e comissionados. Falta definir o calendário de pagamento de complementares como plantões e horas extras.

3 - O Governo do Estado distribui hoje 30 mil máscaras em Mossoró, Tibau e Areia Branca, para proteger a população do novo coronavírus. A ação tem apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Mossoró e a Cruz Vermelha.

4 - O Governo do Estado tenta hoje - mais uma vez - aprovar a PEC da reforma da Previdência. Mas a proposta só será colocada em votação na Assembleia Legislativa se o governo tiver 15 votos. Até ontem a governadora Fátima contava com 13 votos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO