A notícia é da CNN Brasil:
O governo federal já iniciou as tratativas para aquisição de uma nova opção de vacina contra o novo coronavírus: a produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech.
As negociações estão sendo conduzidas pela Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. O Ministério da Saúde também acompanha o assunto. Segundo fontes da equipe econômica, as conversas ainda estão em fase preliminar.
No início da semana, o governo brasileiro também já tinha anunciado que está em negociações com o laboratório norte-americano Moderna para uma possível compra com prioridade da candidata à vacina desenvolvida pela empresa. Ainda não há, contudo, um acordo fechado.
Até agora, o único negócio fechado pelo governo federal foi para aquisição da vacina produzida pela Universidade Oxford em parceria com o conglomerado aglo-sueco AstraZeneca. O acordo prevê aquisição de pelo menos 30 milhões de doses este ano.
Paralelamente, o governo estadual de São Paulo também firmou acordo com a empresa chinesa SinoVac para desenvolvimento, em parceria com o Instituto Butantan, de uma outra vacina no Brasil. A vacina já começou a ser testada no país.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.