O Conselho Universitário (CONSUNI), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi defendido pelo reitor Pedro Fernandes de ataques sofridos nos últimos dias da Associação dos Docentes (ADUERN). Na entrevista ao “Cafezinho com César Santos” (veja AQUI), Fernandes reafirmou a autonomia e a democracia interna da instituição, ressaltando que o Consuni cumpre o seu “importante papel” com responsabilidade.
Nesta segunda-feira (3), foi a vez de colegiado da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) reverberar a defesa do reitor, atestando, em nota, a importância do Consuni e reconhecendo sua seriedade e compromisso com a instituição.
Leia a nota na íntegra:
“O Colegiado da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) vem a público prestar apoio ao Conselho Universitário (CONSUNI) e aos que o compõem, atestando sua importância no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern - e reconhecendo sua seriedade e compromisso com a instituição.
Reconhecemos o Consuni como lugar de discussão e deliberação, sendo comum neste ambiente consensos e divergências, mas acima de tudo o respeito à democracia, e à autonomia e seriedade de suas decisões.
Sendo o Conselho mais representativo da instituição, com presença de todos os segmentos acadêmicos, e com suas decisões baseadas nos preceitos democráticos, é lamentável a tentativa de macular a imagem dessa importante instância universitária, atribuindo a ela e a suas decisões um caráter antidemocrático. Principalmente quando esta tentativa parte de uma entidade que integra o Conselho, como é a Associação dos Docentes da Uern - Aduern.
Confiamos no Consuni como instância de garantia dos preceitos democráticos, e estaremos sempre prontos para fortalecê-lo através do debate de ideias, respeitando sua imagem, trabalho e missão no âmbito da universidade.
Mossoró, 3 de agosto de 2020.
Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Ciências da Saúde.
* Nota aprovada em reunião do Consad/Facs em 30 de Julho de 2020)
NOTA DO BLOG: A defesa feita pelo colegiado da Facs, além de fortalecer a imagem do Consuni, tem uma simbologia por ser a faculdade da presidente da Aduern, professora doutora Patrícia Barra.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.