A escolha do senador Jean Paul Prates para ser candidato do PT à Prefeitura de Natal antecipa a disputa eleitoral de 2022. Paul sabe que não tem condições sequer de chegar ao segundo turno. Ele será candidato para se tornar conhecido do eleitor e, com o rescaldo eleitoral, chegar forte no pleito de 2022, quando tentará a reeleição.
A estratégia é boa, mas provoca problema na base de apoio político do governo Fátima Bezerra (PT). O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), que projeta disputar o Senado, não aceita a candidatura de Paul em Natal.
Deve cobrar a fatura na Governadoria, no tempo certo.
Ezequiel tem sido o companheiro fiel, irmão camarada da governadora. É ele quem banca as vitórias do governo na Assembleia Legislativa. Inclusive, a aprovação da reforma da previdência estadual dependente do bom humor do líder do bico longo.
É de bom alvitre acompanhar os próximos discursos do deputado Gustavo Carvalho (PSDB). É ele, Gustavo, que reverbera o humor (bom ou mau) do presidente Ezequiel Ferreira. De olho, então, no megafone do tucano.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.