É HORA DE LUTA - 408
A coluna César Santos noticiou na edição de ontem: Azul Linhas Aéreas está retomando os voos regionais no Nordeste, mas avisou que Mossoró está fora. Motivo: o Aeroporto Dix-sept Rosado foi fechado por falta de segurança.
Os vândalos quebraram luminárias (balizamento), invadiram pista e aumentaram os riscos na área de pouso e decolagem.
Sem segurança e revoltada com o "pouco caso" do Governo do Estado, a empresa que administra o aeroporto decidiu encerrar as operações até que medidas sejam adotadas. O problema se arrasta há anos e sugere que o velho "campo de aviação" não serve mais.
O fato é que não adianta continuar gastando com gambiarra. Não resolve o problema. O aeroporto, que foi rebaixado pela Anac para a categoria de aeródromo, está localizado na zona urbana em meio a construções, condomínios verticais. O cone de proteção aérea foi invadido e isso é irreversível, não tem mais solução.
A luta não deve ser por paliativos/gambiarras. Mossoró precisa de um novo aeroporto. O desenvolvimento local e regional depende disso. Então, todos unidos, porque é hora de luta.
É hora de luta é uma campanha que a Coluna César Santos lançou no JORNAL DE FATO há mais de cinco anos, para unir todos os segmentos da sociedade, principalmente à classe política, na luta pela construção de novo aeroporto.
A campanha parte do princípio que a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte não consolidará o processo de desenvolvimento econômico e social sem um aeroporto estruturado que cumpra o seu papel.
Um projeto de viabilidade econômica do aeroporto está pronto, adormece em gavetas de Brasília, esperando que a classe política do Rio Grande do Norte faça “barulho” para acordá-lo. Missão que pode – e deve – ser conduzida pelos dois potiguares ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro, Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). O RN tem também o deputado federal General Girão (de saída do PSL), que sempre diz que tem trânsito livre no Palácio do Planalto, por ser apoiador e amigo de Bolsonaro. Pode, perfeitamente, usar a sua influência para pedir ao presidente a construção do novo aeroporto de Mossoró.
E Mossoró tem o deputado Beto Rosado, do Progressistas, que faz parte da base de apoio político do Governo Federal, que, por obrigação, deve fortalecer essa luta em Brasília. Pode, por exemplo, articular a bancada federal potiguar para, juntamente com os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho, levar o importante pleito ao presidente da República.
O melhor momento é agora que o presidente Bolsonaro está com o olhar voltado para o Nordeste, onde há a necessidade de fortalecer a sua base político-eleitoral. Bolsonaro cumprirá agenda no Rio Grande do Norte na segunda quinzena deste mês. Uma excelente oportunidade de ele assumir esse compromisso com Mossoró e o estado.
Portanto, que os representantes do RN em Brasília façam a sua parte, agora, porque é hora de luta.
FRASE
Uma das minhas filhas tomou a vacina. Ela participou da experiência
VLADIMIR PUTIN - Presidente da Rússia, garantindo a eficácia da vacina contra a Covid-19 produzida no País
SANTA LUZIA
Há 71 anos, era estabelecido o feriado municipal de13 de dezembro, dia da padroeira dos mossoroenses, Santa Luzia. O decreto lei foi publicado no dia 12 de agosto de 1949, pelo então prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. A partir daquele ano, com feriado, a Festa de Santa Luzia de Mossoró ganhou força e transformou-se no maior evento sociorreligioso do Rio Grande do Norte.
CASA DA MULHER
O Ministério da Mulher pretende implantar 50 unidades da "Casa da Mulher Brasileira" em todo o País. Uma será em Mossoró, a primeira do RN. A Prefeitura disponibilizou um terreno para receber a Casa, vizinho ao Centro Especializado de Reabilitação, no bairro Santo Antônio. O programa visa fortalecer o combate à violência contra mulher, oferecendo todos os serviços necessários.
ATÉ QUANDO...
O Observatório da Violência atesta que a violência contra a mulher aumentou 169% no Rio Grande do Norte desde o início do isolamento social em razão da pandemia da Covid-19. Nesse período, foram 1.586 registros e 57 homicídios. Os casos de estupros de vulneráveis aumentaram 61,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
VICE
A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) caminha para formar chapa com o deputado Allyson Bezerra (Solidariedade). Cava a vaga de vice. Já o PT vai convidar o PCdoB para indicar o vice da deputada Isolda Dantas. São as últimas dos bastidores da sucessão mossoroense.
VEREADOR
O geólogo e professor Gutemberg Dias, pré-candidato a prefeito do PCdoB, aceita retirar a candidatura, mas não pretende ser candidato a vice-prefeito. Entende que é mais palpável, para ele, uma candidatura à Câmara Municipal de Mossoró.
HERDEIRA
Segundo o blog do jornalista Carlos Santos, a dra. Luana Santos se anima para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Mossoró. Filiada ao PSDB, recebe estímulo do pai, ex-vereador Júnior Escóssia, que presidiu a Câmara entre 2005/2008.
É NOTÍCIA
1 - Mossoró chega há 32 dias com leitos de UTI vagos para pacientes da Covid-19. Nesta terça-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, eram 19 leitos disponíveis no sistema público.
2 - Desde o início da pandemia da Covid-19, em fevereiro, até este mês de agosto, 233 mil profissionais da área da saúde foram infectados e 196 morreram com a doença. Técnicos, enfermeiros e médicos que perderam suas vidas lutando contra o vírus.
3 - O secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, sugere juntar dois anos letivos para evitar a evasão escolar na rede estadual de ensino. E a qualidade do ensino? Bom, deixa pra lá.
4 - Sob protesto de cientistas e da OMS, a Rússia registra a primeira vacina do mundo contra a Covid-19. O presidente Vladimir Putin garante que a sua filha já tomou a vacina, com resultado positivo. A vacina estará disponível a partir de janeiro de 2021.
5 - Os padres Charles Lamartine e Sátiro Cavalcanti vão participar de um bate-papo virtual, hoje, para falar sobre o primeiro lugar do Colégio Diocesano na última edição do Enem, entre as escolas particulares de Mossoró. Transmissão pelo Google Meet, às16h.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.