GOVERNADORA O CONDENA A POLÍCIA MILITAR
O confronto no campus do IFRN, em Natal, ocorrido na terça-feira, 11, sobrou para a Polícia Militar. A governadora Fátima Bezerra (PT) culpou a PM, em julgamento antecipado e mandou afastar o policial que comandou a equipe que foi chamada para estabelecer a ordem, onde manifestantes de esquerda haviam invadido a Reitoria.
A posição da governadora revoltou a corporação. Há um sentimento de injustiça entre os policiais militares e, os mais irritados, defendem uma movimentação em defesa da PM.
Os policiais também querem uma posição oficial do secretário de Segurança e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, e do comandante geral da PM, Coronel Alarico. Eles cumpriram a ordem da governadora.
Os mais indignados consideram que Fátima Bezerra “persegue” a polícia para “fazer média” com a sua militância, numa inversão de valores, na opinião deles. Alguns, inclusive, querem retomar a “Operação Padrão”, realizada no final do governo passado e no início do atual para exigir direitos da categoria.
O clima azedou e vai exigir do comando da Segurança Pública muita habilidade para contornar a situação. Os policiais se sentem desmoralizados, expostos à sociedade como algo que não presta, a partir de vídeos que foram gravados pelos próprios manifestantes mostrando tão somente os “piores” momentos da PM. Os policiais foram rotulados de “truculentos”, “violentos”, “brutos”, “fascistas” e outros adjetivos do vocabulário da esquerda.
E quem defende a Polícia Militar? Ninguém. Muito menos o Estado.
O fato é que a posição da governadora Fátima não surpreende. Ela ficou do lado dela, ou seja, da militância que sustenta a sua base política nas ruas. Imagine a petista ficaria a favor da Polícia Militar e contra a sua militância?
Outro ponto que deve ser observado: a invasão à Reitoria do IFRN, para protestar contra a nomeação de um reitor pro tempore, ato ocorrido há meses, faz parte do cardápio político da governadora. Ela sempre foi, e é, a favor desse tipo de manifestação, de preferência, com invasão e depredação do patrimônio público. Faz parte do seu histórico. Ademais, "infernizar" a vida do reitor pro tempore do IFRN é palavra de ordem.
A coluna não está entrando no mérito da crise no IFRN, muito menos desprezando o direito de manifestação de estudantes e/ou de qualquer categoria. Porém, não é aceitável o pré-julgamento que a governadora fez do policial afastado, sem que antes fosse apurado todos os ângulos da batalha campal. E batalha só ocorre se tiver dois lados.
Os policiais militares vão cobrar essa fatura. Cedo ou tarde.
FRASE
Quero me solidarizar com os policiais militares que foram humilhados pela governadora.
CEL.AZEVEDO - Deputado estadual em defesa dos policiais militares que foram chamados para restabelecer a ordem no IFRN e acabaram em confronto com estudantes
VÍRUS E VÍRUS
Em Umarizal, a polícia militar foi chamada para acabar com aglomeração de jovens em festa fechada. Pouco mais de 15 participantes foram levados à delegacia. No IFRN, mais de 20 manifestantes se aglomeraram na Reitoria. A polícia foi chamada e ouve confronto. Nenhum foi para a delegacia. E quanto a aglomeração? só os jovens de Umarizal foram castigados. Temos, aí, vírus e vírus.
ERIVAN
O ex-jogador de futebol Erivan está vencendo a luta contra a Covid-19. Ele deve receber alta da UTI do Hospital São Luiz, o hospital de campanha de Mossoró, nesta quinta-feira, 13. Boa notícia para a família e os amigos. Erivan fez história no Potiguar, Baraúnas e outros clubes do futebol nordestino. Em 2004, entrou para a história do Potiguar ao ser campeão estadual de futebol.
CIDADANIA
O deputado Cel. Azevedo (PSC) propõe título de cidadania potiguar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre as justificativas, o fato de ser a primeira a vez em que o RN tem dois representantes no alto escalão do governo federal (ministros Fábio Faria e Rogério Marinho) e as obras estruturantes que o governo banca no estado.
AGENDA
A visita do presidente Bolsonaro ao Rio Grande do Norte foi confirmada para o dia 21 deste mês. Na agenda, visita à construção da barragem de Oiticica, "Estrada do Cajueiro" e, provavelmente, sobrevoará o Porto Ilha, em Areia Branca.
VETO
Os cardeais do PT potiguar não aceitam a ex-prefeita Cláudia Regina na chapa da deputada Isolda Dantas em Mossoró. Entende que a petista perderia discurso devido às 13 condenações por crimes eleitorais que Cláudia carrega, além de uma aliança com o DEM ser antipática à militância.
COMPANHEIRO
O PT quer a chapa com o PCdoB, companheiro histórico de luta. O geólogo Gutemberg Dias é visto com simpatia. O negócio é convencer Gutemberg desistir da candidatura a prefeito para compor como vice.
É NOTÍCIA
1 - A Covid-19 levou mais um médico no RN: cirurgião George Gonzaga, que atuava no Hospital Santa Catarina e na Policlínica, em Natal. É o 15° médico potiguar vítima fatal da doença.
2 - O vereador Emílio Ferreira (PP) recebeu alta da UTI do Hospital Wilson Rosado, depois de passar por um cateterismo. Se recupera agora na enfermaria do hospital, devendo receber alta amanhã. Emílio cumpre primeiro mandato na Câmara de Mossoró.
3 - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), testou positivo para a Covid-19. "Bem e sem sintomas", disse ele. O estado de São Paulo já registrou 25.869 mortes pelo novo coronavírus.
4 - O Instituto Butantan confirmou que receberá 15 milhões de doses da vacina produzida pela China contra a Covid-19. O início da vacinação está previsto para janeiro de 2021, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
5 - A gasolina fica mais cara 4% a partir desta quinta-feira, 13. O diesel terá aumento de 2%. O reajuste autorizado pela Petrobras para as refinarias, que serão repassadas imediatamente aos postos e, por gravidade, ao bolso do consumidor.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.