Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 14 Ago 2020 | Coluna César Santos - 14 de agosto de 2020

Crédito da foto: Reprodução/Mossoró Notícias Deputados Alysson Bezerra e Isolda Dantas: interesses conflitantes

NÃO É FÁCIL UNIR OPOSIÇÃO

O servidor público Raimundo Dias, que é leitor da coluna, pergunta se é possível a deputada estadual Isolda Dantas (PT) abrir mão de sua pré-candidatura à Prefeitura de Mossoró para apoiar o também deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade); e se Allyson pode fazer o mesmo com Isolda. A pergunta é interessante porque questiona, indiretamente, se os diversos grupos de oposição podem construir união em um só palanque para enfrentar a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nas eleições de novembro.

Vamos lá.

Não é razoável imaginar Isolda e Allyson formando a mesma chapa majoritária, com um vice do outro. Não que isso não seja possível, mas os propósitos são outros. Existem entre eles interesses individuais e projetos conflitantes. Então, Isolda não abre mão para Allyson, nem Allyson abre mão para Isolda. Os dois serão candidatos, dentro de projetos políticos que vão além do pleito municipal.

Veja: independentemente do resultado nas urnas municipais, as postulações de Isolda e Allyson cumprirão papel importante para seus projetos políticos futuros. Eles serão candidatos à reeleição em 2022, se não ganhar a Prefeitura de Mossoró, e o rescaldo eleitoral dará impulso necessário na principal base eleitoral de ambos.

Nesse contexto, é difícil imaginar Allyson Bezerra desistindo de sua candidatura para transferir o seu eleitor para Isolda Dantas. E vice versa. Eles vão disputar votos em 2022, tendo Mossoró como a principal base eleitoral. Logo, ambos serão candidatos no pleito municipal que se avizinha, salvo surgir algo muito importante – ou grave – no período que nos separa do registro de candidaturas.

Dito isto, significa que a oposição caminhará dividida. Outras pré-candidaturas alargam essa divisão, porque também têm os seus propósitos e suas diferenças. Por exemplo, Dr. Daniel Sampaio, pré-candidato do PSL, não dialoga com o PT, eles são inimigos políticos em todas as esferas. O mesmo acontece com as pré-candidatas Bianca Negreiros, do Podemos, e Dra. Ângela Schneider, do PRTB, que têm discurso radical contra políticos petistas. Só aí temos cinco pré-candidaturas que não habitam o mesmo espaço político e ideológico.

No caso de Gutemberg Dias, do PCdoB, e Cláudia Regina, do DEM, é razoável esperar que ambos retirem as pré-candidaturas a prefeito para compor chapa na condição de candidatos a vice. O PCdoB aceitaria retomar a aliança histórica com o PT, e Cláudia não resistiria a um convite para ser vice de Allyson.
Portanto, é possível alguma união dentro da oposição, mas dificilmente acontecerá a união em torno de chapa única.

 

FRASE

Nosso estoque hoje, no Ministério da Saúde, é zero. É zero!

Eduardo Pazuello - Ministro interino da saúde, afirmando que os estoques de hidroxiclorina zeraram no Brasil

 

É HORA DE LUTA - 409

O Aeroporto Dix-sept Rosado voltou a funcionar, com as suas limitações históricas, depois de recuperar as suas luminárias. Também foi reforçada a segurança para evitar a ação de vândalos. Medidas paliativas, reconheça-se, que não resolvem o problema. Daqui a pouco, voltam a quebrar as luminárias, animais na pista e o aeroporto volta a ser fechado. Só um novo aeroporto resolve.

 

É HORA DE LUTA - 410

O fato é que, mais uma vez, o Governo do Estado faz "gambiarra" no velho aeroporto de Mossoró em detrimento da luta maior que é a construção de um novo aeroporto. A cidade não pode ficar paralisada em seu desenvolvimento porque não tem um aparelho tão importante e bem estruturado. Portanto, que o governo some esforços para construção do novo aeroporto. Essa é a luta.

 

CORREÇÃO

A coluna errou ao noticiar que o presidente Jair Bolsonaro visitaria "as obras da barragem de Santa Cruz", quando na verdade a visita será feita ao canteiro de obras da barragem de Oiticica, na região do Seridó. A agenda do presidente no RN está marcada para o dia 21.

 

SÓ EM 2021

O governo Fátima Bezerra (PT) jogou para 2021 a promessa de pagar as duas folhas de salários atrasados do servidor (dezembro e 13º de 2018). Para este ano, o esforço é para honrar com os salários do mês trabalhado.

 

NA JUSTIÇA

O Sindicato dos Médicos não acredita que o governo Fátima cumprirá a palavra de pagar os atrasados em 2021, por isso, vai buscar os direitos da categoria na Justiça. A entidade vai patrocinar ações individuais contra o governo.

 

INFECTADA...

A deputada Natália Bonavides (PT) confirmou nas suas redes sociais que testou positivo para Covid-19.

 

...PELA COVID-19

Bonavides tranquilizou a militância afirmando que está se tratando, mas não revelou os medicamentos. Nem vai revelar.

 

É NOTÍCIA

1 - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu que os planos de saúde terão que cobrir o teste de sorologia para Covid-19. A regra restringe cobertura aos pacientes sintomáticos.

2 - A jornalista Larissa Maciel faz história hoje como a primeira mulher do Rio Grande do Norte a comentar um jogo profissional de futebol. Da equipe de esportes da 95 FM de Mossoró, Larissa comentará o jogo Potiguar X América, direto do Estádio Nogueirão.

3 - Marcada para o dia 31 deste mês a solenidade de posse dos desembargadores Gilson Barbosa e Cláudio Santos na presidência e vice-presidência do TRE-RN. Solenidade virtual.

4 - Os profissionais de educação física que prestam serviços como personal trainer particulares passaram a ter acesso livre em academias, clubes, hotéis e similares. A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) sancionou lei que beneficia esses profissionais.

5 - A Polícia Federal desmantelou uma quadrilha que desviou R$ 50 milhões de recursos que eram para o enfrentamento da Covid-19, em Roraima. A turma fraudou compra de insumos e respiradores. É o "Covidão" avançando no País da corrupção.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO