Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 17 Ago 2020 | Coluna César Santos - 15 de agosto de 2020

Crédito da foto: JORNAL DE FATO/Arquivo Prefeita Rosalba Ciarlini ganha abraço durante Cidade Junina 2018

IMBATÍVEL NÃO, FAVORITA SIM

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) caminha para a sua quinta disputa pela Prefeitura de Mossoró. Vitoriosa nas quatro anteriores, ela se apresenta como favorita a vencer, mais uma vez, as eleições municipais. Ressalte-se, porém, que a condição de favorita não significa imbatível.

O favoritismo de Rosalba é sustentado por um conjunto de fatores, políticos e administrativos, que convergem a favor de sua reeleição. Tem um grupo político coeso e bem estruturado, conduzido por Carlos Augusto Rosado, e uma carta administrativa estruturante que está presente no dia a dia dos mossoroenses.
Cada bairro da cidade tem a marca Rosalba. Cada comunidade rural, também. Obras estruturantes que transformaram Mossoró, como o Teatro Municipal, a Estação das Artes, Ginásio Pedro Ciarlini, urbanização do Santo Antônio, estruturação das avenidas de acesso a todas as regiões etc. Somam-se aí, o resgate da autoestima dos mossoroenses com projetos socioculturais consagrados, como o Mossoró Cidade Junina e a Festa da Liberdade.

Mas, é a atual gestão que credencia o projeto de reeleição. Talvez, e provavelmente, essa seja a gestão mais desafiadora de Rosalba. Não tem obras vultosas, mas tem a reconstrução da cidade, destruída pela ação maléfica do antecessor, Silveira Júnior. O eleitor vai comparar.

Rosalba recebeu a Prefeitura quebrada, com um “rombo” superior a R$ 150 milhões. Salários dos servidores atrasados, dívidas com fornecedores e prestadores de serviço, e sem crédito para comprar um picolé fiado. O caos completado com bairros inteiros esburacados, obras paralisadas e o sucateamento da Saúde e Educação. Esse cenário, para não restar dúvida, impediu que o ex-prefeito Silveira concluísse a sua campanha pela reeleição, desistindo na metade do pleito por total rejeição do eleitor.

Daí entra o melhor discurso de Rosalba. A sua gestão teve a capacidade de restabelecer a ordem fiscal financeira, recuperando o crédito e o poder de endividamento, no sentido de buscar financiamentos para realizar obras necessárias. O exemplo é a operação de crédito de R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do programa de financiamento de infraestrutura e saneamento (FINISA), que fez espalhar obras em todos os bairros da cidade.

Outro ponto a favor é a experiência administrativa e a capacidade de buscar recursos federais em Brasília, onde Rosalba habitou como senadora da República, e tem o apoio do mandato do deputado federal Beto Rosado (PP). As ações em andamento são consequência, positiva, da condição política-administrativa.

Portanto, o favoritismo de Rosalba é fato. No entanto, não pode, nem deve, ser confundido como imbatível. Essa condição não existe. A oposição vai à luta, tem nomes com capilaridade eleitoral e com base política sólida, o que exigirá muito da atual prefeita para transformar a condição de favorita à vitoriosa nas urnas.

 

FRASE

Vai ter um poço lá que vamos inaugurar, a galera que estiver lá comigo vai tomar um banho.

JAIR BOLSONARO - Presidente da Republica, antecipando que tomará banho no poço que será inaugurado no município de Assú

 

INÍCIO DA...

Nesta data, em 1988, a pediatra Rosalba Ciarlini fazia o primeiro comício de sua carreira política. Discursou como candidata à Prefeitura de Mossoró, com a cores do PDT de Brizola, e tendo como vice o empresário Luiz Pinto. Naquele momento, Rosalba estava diante de um adversário favorito, médico e ex-deputado Layre Rosado, mas acabou virando o jogo e vencendo as eleições.

 

CARREIRA VITORIOSA

A campanha de 1988 foi memorável e fez nascer o "canteiro da Rosa", que consolidou a carreira de Rosalba Ciarlini. Nesses 32 anos, ela se elegeu prefeita de Mossoró por quatro vezes, primeira mulher potiguar senadora da República e segunda mulher governadora do Rio Grande do Norte. Rosalba caminha para buscar o quinto mandato no Palácio da Resistência, nas eleições 2020.

 

OITO ANOS DEPOIS

Com os direitos políticos restabelecidos, o médico Bruno Filho está de volta ao cenário político-eleitoral de Areia Branca, onde foi prefeito por duas vezes. O emedebista é nome para compor chapa, como vice, da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), que tentará a reeleição.

 

IRANEIDE X TONINHO

A união de Iraneide e Bruno Filho fortalece o palanque governista para enfrentar a candidatura de Toninho Souza, do PSB, candidato apoiado pelo deputado estadual Souza (PSB). Em 2016, Iraneide levou a melhor sobre Toninho, vencendo com mais de 300 votos de maioria.

 

BANHO

Na agenda do presidente Bolsonaro no RN, sexta-feira que vem, 21, tem inauguração de obra hídrica no município de Assú. Bolsonaro antecipou que vai tomar banho do poço. O presidente também visitará a obra da barragem de Oiticica e da "Estrada do Cajueiro".

 

SEM SOLUÇÃO

O Governo do Estado não tem previsão de quando vai retomar as obras do Hospital da Mulher, em Mossoró, paralisadas há mais de um ano. Diz apenas que a culpa é do projeto técnico, sem explicar a demora para corrigir o erro. A obra deveria ter sido concluída em julho de 2019.

 

É NOTÍCIA

1 - A Diocese de Mossoró retoma neste domingo, 16, as missas presenciais na Catedral de Santa Luzia e nas outras oito matrizes da cidade. Com limitação para 100 fiéis dentro das igrejas.

2 - A jornalista/radialista Aline Linhares estreia nesta segunda-feira, 17, como apresentadora do programa FM 7 Horas, na rádio 93 FM. Programa recheado de política e economia, que vai ao ar diariamente das 7h às 8h. Campeão de audiência no horário.

3 - Hoje, faz 120 anos da morte de Eça de Queiroz, um dos mais importantes escritores portugueses da história. Autor de romances consagrados como "Os Maias" e "O Crime do Padre Amaro".

4 - A Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) planeja contratar instituto de pesquisa para acompanhar as eleições municipais. Também pretende se associar a uma emissora de televisão para organizar debate entre os candidatos. Em análise.

5 - A Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM) celebra 13 anos nesta segunda-feira, 17. A entidade surgiu a partir da ideia da poetisa Maria de Fátima de Castro, abraçada por escritoras, desenhistas, jornalistas, atrizes e de outras artes.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO