ALAN É FAVORITO EM APODI
Vamos iniciar por Apodi, município importante da região do Médio Oeste, uma série de análise sobre a sucessão municipal 2020. Durante toda esta semana, a coluna trará uma opinião sobre disputa pelas principais prefeituras da região Oeste do Rio Grande do Norte.
Vamos lá:
O prefeito Alan Silveira, do MDB, vai tentar a reeleição, com cenário favorável. Ele é favorito a renovar o mandato. Não é que o emedebista venha fazendo uma gestão diferenciada, mas ele consegue manter os serviços em bom funcionamento e realiza obras pontuais, o que já é algo importante em tempos de crise.
No entanto, o que mais favorece ao projeto de reeleição de Alan Silveira é a desorganização da oposição. A pré-candidatura do sindicalista Agnaldo Fernandes, do PT, tem uma missão bem espinhosa pela frente, que é não apenas se contrapor ao modelo de gestão de Alan, mas, principalmente, organizar o palanque capaz de transmitir confiança ao eleitor.
Veja que Alan se articulou bem e conseguiu construir um palanque forte. Ele atraiu o PL, que indicou o seu companheiro de chapa, Neilton Diógenes, sem perder o apoio do PSDB, da atual vice-prefeita Hortência Regalado.
Já Agnaldo Fernandes sofre para reunir as forças de oposição. Ele ainda não conseguiu definir a composição de sua chapa. Há divisão: o PCdoB indicou pra a vaga de vice a jovem Maria Luiza, suplente de vereadora. Já o Avante quer emplacar Élson Marinho, irmão do ex-prefeito Vandinho Marinho, e que nas eleições passadas tentou se eleger vereador, sem sucesso. Há outra corrente, a mais radical, que defende chapa puro sangue do PT. O nome indicado é do ex-vereador Eliésio Gomes, conhecido como Eliésio de Bom.
Outro desafio de Agnaldo Fernandes é convencer o ex-prefeito Flaviano Monteiro, do PCdoB, a não colocar a sua imagem na campanha. Flaviano fez uma gestão desastrosa, desagradando a todos, aliados e adversários. Ele seria um peso que Agnaldo tem que se livrar para ficar mais leve.
Outro ponto que chama a atenção na sucessão apodiense é que a tradicional disputa entre Bacurau X Bicudo deixou de existir. O verde do bacurau se mantém, está no poder com Alan Silveira, mas o vermelho do bicudo, que representa o agripinismo, desceu à menor plano, sem força para voltar a ser protagonista.
Coube a Flaviano Monteiro, quando esteve no poder, trabalhar para dizimar o bicudo da política apodiense. Flaviano ocupou espaço e determinou que a disputa municipal fosse entre os partidos de esquerda versus o tradicional Bacurau. Foi assim em 2016, Flaviano X Alan e será assim neste ano com o Bacurau defendendo a hegemonia local frente à esquerda apodiense.
E os bicudos, onde estão, como ficam? Estes, representados pela tradicional família Freire, caminham para apoiar à reeleição de Alan Silveira.
Por fim, não há como falar sobre política de Apodi sem citar o ex-prefeito Dr. José Pinheiro Bezerra. Ele não está no tabuleiro da sucessão 2020. Trata da saúde há algum tempo. Porém, a política está no seu sangue e um apoio seu, mesmo que simbólico, é importante.
Daí, chamou a atenção um vídeo postado nas redes sociais no fim de semana em que ele aparece fazendo exercícios para se colocar de pé, de forma firme. Quem sabe isso não pode acontecer em plena campanha eleitoral.
* Na edição de amanhã, analisaremos a corrida pela Prefeitura de Caraúbas.
FRASE
Tudo dependerá do comitê científico. Eu, por exemplo, tenho muitas dúvidas.
GETÚLIO MARQUES - Secretário de Educação do RN, duvidando do retorno das aulas presenciais este ano no estado
TÁ BEM
Pesquisa Seta/BG com os 12 pré-candidatos a prefeito de Natal mostra que apenas três ficaram acima de 1%. O prefeito Álvaro Dias (PSDB), líder com 28,5%; deputado Kelps Lima (SDD), segundo colocado, com 3,5%; e o deputado Hermano Morais (PSB), terceiro posicionado, com 1,6%. A pesquisa Seta/BG está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-05256/2020.
TÁ MAL
O senador Jean Paul Prates, pré-candidato do PT à Prefeitura de Natal, aparece na sexta colocação com 0,6% de intenção de votos, atrás de nomes inexpressivos eleitoralmente como Jaidy Oliveira (DC) e Rosalia Fernandes (PSTU), ambos com 0,9%. Segundo a pesquisa Seta/BG, 85% dos natalenses não votariam em um candidato apoiado pela governadora Fátima Bezerra (PT).
COMITIVA
Três ministros estão confirmados na comitiva do presidente Bolsonaro, que cumprirá agenda no RN na sexta-feira, 21: Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), filhos da terra; e Tereza Cristina (Agricultura).
EMBRAER 190
O escalão precursor desembarcou em Mossoró nesta segunda-feira, 17, para garantir, com segurança, a visita de Bolsonaro. O avião da Presidência da República, um Embraer 190, aterrissou no velho e comprometido Aeroporto Dix-sept Rosado.
NOVO DESAFIO
Lorena Ciarlini está deixando a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social para ingressar no curso de Medicina, na Facene de Mossoró. No primeiro momento, vai conciliar os estudos com uma das coordenações da campanha à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), sua mãe.
"GASTADOR"
O jornal O Globo rotulou Rogério Marinho de "ministro gastador". Dedicou uma página inteira para "carimbar". No Planalto, o ministro potiguar é visto como o condutor do processo de popularidade do presidente Bolsonaro no Nordeste. Marinho caiu nas graças do presidente. E na mira da Globo.
É NOTÍCIA
1 - A menina de dez anos estuprada que engravidou precisa de solidariedade, da ajuda do próximo. Portanto, imundos da política, deixe a inocente em paz. Tenham um mínimo de caráter, se possível.
2 - As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) voltam a atender o público das 8h às 13h, a partir desta terça-feira, 18. Até ontem, o horário era das 8h às 14h. O banco orienta que não precisa madrugar em fila porque todos serão atendidos nas agências.
3 - A governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu: só autoriza o retorno das aulas presenciais no estado se o seu comitê científico permitir. Do contrário, este ano não terá mais atividades em sala de aula.
4 - O prefeito de Assú, Gustavo Soares (PL), perdeu o apoio do MDB da vice-prefeita Sandra Alves. O ex-vice-prefeito Eurimar Leite também rompeu. E seguem de marcha partida para apoiar a candidatura do ex-prefeito Ivan Júnior (Republicanos).
5 - O médico Petrônio Spinelli não é mais secretário adjunto da Saúde do Rio Grande do Norte. Pediu as contas. Segundo o governo, por "questões pessoais". Os bastidores indicam outros motivos, digamos, impublicáveis. Spinelli optou pelo silêncio, até aqui.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.