Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 20 Ago 2020 | Coluna César Santos - 20 de agosto de 2020

Crédito da foto: Reprodução/Anajure Assú, cidade dos poetas, terá disputa acirrada neste ano

NÃO TEM FAVORITO EM ASSÚ

Os 41 mil eleitores de Assú vão às urnas neste ano para decidir entre o atual prefeito Gustavo Soares (PL) e o ex-prefeito Ivan Júnior (Republicanos). Provavelmente, a cidade dos poetas viverá uma das campanhas mais acirradas da região do Vale do Açu, dado ao cenário radical que se formou entre a tradicional família Soares e o grupo liderado por Ivan Júnior, que foram aliados no passado.

O prefeito Gustavo não faz uma boa gestão e tem índice de desaprovação considerável, todavia, conta a seu favor uma forte estrutura que o torna um candidato forte. Gustavo tem o apoio do Governo Estado, da Assembleia Legislativa por meio do vice-presidente deputado George Soares (PL), seu irmão, e da Prefeitura, claro.

Esse considerável aparato, porém, sofre um desequilíbrio em virtude da péssima articulação política conduzida pelos Soares. O grupo não conseguiu manter a unidade e perdeu apoios importantes, como o da vice-prefeita Sandra Alves, que rompeu politicamente e levou junto todo o MDB. Soma-se aí a confusão encenada pelo próprio prefeito, que desistiu de disputar à reeleição e depois desistiu de desistir.

Ressalte que, na escassez de partidos em torno do governismo, é provável que a chapa de Gustavo seja “puro sangue” do PL, com Fabiele Bezerra compondo como vice. Não é uma certeza, porém.

Por consequência, a oposição acaba beneficiada e, daí, entra a força do ex-prefeito Ivan Júnior. Ele deve receber o apoio da vice-prefeita dissidente Sandra Alves, do ex-vice-prefeito Eurimar Nóbrega e de todos os emedebistas. Inclusive, o MDB está se reunindo com PP, PRTB, PSL e PTB para, em bloco, anunciarem apoio à pré-candidatura de Ivan Júnior. Esses partidos, em comum acordo, vão indicar o vice da chapa de Ivan.

O PSL, do presidente Flávio Pipa e de Arthur Sammy, e o PRTB, dos dirigentes Manuca, Olavo Montenegro e Juca, eles vão defender a bandeira do presidente Bolsonaro nas eleições deste ano, por isso, se colocam em ponto oposto ao do prefeito Gustavo, que terá o PT, adversário de Bolsonaro, em seu palanque.
Se conseguir reunir todas as expressões da oposição, Ivan Júnior terá apoio do PSD, PSB, Cidadania, MDB, PP, PRTB, PSL e PTB.

Outro ponto importante no processo sucessório é que o PT perdeu musculatura em razão da intervenção patrocinada pela governadora Fátima Bezerra. Ela impôs que o partido deve apoiar o prefeito Gustavo. Por consequência, petistas históricos e fundadores do PT local decidiram sair, como Francisco Soares, Vouclênio Bezerra, João Nogueira, Kefas, entre outros. Eles anunciarão apoio à pré-candidatura de Ivan Júnior.

O PT, que hoje está acéfalo, precisa de ganhar fôlego. Fátima Bezerra vai bancar Inês Almeida, sua assessora em Natal, no comando do Diretório Municipal e, através da nova dirigente, apoiar o projeto de reeleição do atual prefeito.

Portanto, Assú terá uma campanha acirrada e sem favoritismo. Gustavo Soares e Ivan Júnior vão contar voto a voto, levando em consideração o cenário que se desenha. E a disputa terá um debate que parece inevitável: a comparação da atual gestão com a gestão de Ivan. Quem fez mais por Assú? Questionará o eleitor, certamente.

Na edição desta sexta-feira, 21, faremos análise da sucessão no município de Almino Afonso, no Alto Oeste potiguar.

 

FRASE

Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é ilegal e acarreta multa

GOVERNO DO RN - Mensagem que deve ser fixada em prédios públicos e outras estabelecimentos

 

LGBTQI+

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou lei que torna obrigatório cartaz anti-homofobia em ambientes públicos e/ou que tenham clientes, como bares, hotéis, motéis etc. O cartaz deve expor: "Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é ilegal e acarreta multa – Lei Estadual nº 9.036/2007." A lei é de autoria do deputado estadual Sandro Pimentel (Psol).

 

BALANÇA NEGATIVA

As exportações do Rio Grande do Norte registraram queda de 58% em julho em relação ao mês anterior e de 64,8% se comparado com julho de 2019. Até a venda de frutas, como melão, não resistiu às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, registrando uma queda de 41% no acumulado do semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 36 milhões de dólares a menos.

 

EM CASA

A assistente social Fernanda Kalyne assume a Secretaria de Desenvolvimento Social de Mossoró, substituindo Lorena Ciarlini, que saiu para cursar medicina. Kalyne tem experiência na pasta, já tendo sido titular nas gestões de Fafá Rosado e Silveira Júnior. Também substituiu Lorena em 2018, que se afastou para trabalhar na campanha eleitoral daquele ano.

 

ENSAIO

O avião oficial do presidente da República, A319, aterrissou no aeroporto de Mossoró nesta quarta-feira, 19. Realizou o ensaio da operação que antecede à visita de Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, 21. O presidente chegará às 9h.

 

CASAS

A Presidência da República colocou Mossoró na agenda de Bolsonaro. O presidente irá inaugurar o Residencial Mossoró, construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, por meio do programa "Minha Casa Minha Vida".

 

CONDUTA VEDADA

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) não estará presente na solenidade com o presidente Bolsonaro. Ela não pode participar de inauguração por ser conduta vedada, conforme calendário eleitoral. Rosalba será candidata à reeleição no pleito de novembro.

 

É NOTÍCIA

1 - A recomposição de FPE e FPM vai colocar mais R$ 16 bilhões nos cofres dos estados e municípios. É o Governo Federal socorrendo as unidades da federação, castigadas pela pandemia.

2 - A deputada Isolda Dantas (PT) lança hoje a plataforma "Mossoró de toda gente" para impulsionar a sua pré-candidatura à Prefeitura. O lançamento será feito pelas redes sociais, em live com a governadora Fátima Bezerra e Fernando Haddad. Às 19h.

3 - A taxa de transmissibilidade da covid-19 no Rio Grande do Norte está em 0,7. No Brasil, abaixo de 1. Mesmo assim, a baixa deve continuar alta. O vírus continua fazendo vítimas todos os dias.

4 - Há 30 anos, o governo federal liberava o funcionamento do comércio aos domingos, proibido há 41 anos. Decisão do presidente Fernando Collor de Mello, contestada pelos sindicatos de comerciários. Foi um avanço para a economia do País.

5 - O escritor David Leite informa que faleceu hoje, em Natal, Liberato Freitas Duarte, aos 78 anos. Liberato não resistiu à cirurgia cardíaca feita há dois dias. Era filho de Lili Duarte, um dos defensores de Mossoró no ataque do bando de Lampião.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO