FAVORITO AO QUARTO MANDATO
O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, do Democratas, vai tentar se eleger para o quarto mandato à frente da principal prefeitura do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Ele chega ao pleito com status de favorito. Por dois pontos:
1 – Faz uma gestão com bom índice de aprovação popular;
2 – Enfrentará uma oposição dividida.
No primeiro ponto, Leonardo Rêgo conta a seu favor as obras importantes que transformaram Pau dos Ferros, principalmente nas duas gestões anteriores, entre 2005 e 2012. É unanimidade na cidade a opinião que existem duas Pau dos Ferros, uma antes e outra depois dos governos de Leonardo. É, sem dúvida, um discurso forte para ser levado ao palanque eleitoral.
No segundo ponto, a oposição bate cabeça. Pelo menos quatro nomes estão postos como pré-candidatos: Dalderi Dalino, do PCdoB; Salismar Correa, do Solidariedade; Nilton Figueiredo, do PL; e José Ivan, o Mazaropi, do PT.
O pré-candidato do PCdoB não tem musculatura eleitoral para sonhar com vitória. Salismar, que é o atual vice-prefeito de São Miguel, transferiu seu título de eleitor para Pau dos Ferros com objetivo bem definido: ser candidato a prefeito e, com o rescaldo eleitoral, tentar se eleger deputado (federal ou estadual) em 2022.
Já Nilton Figueiredo é o nome mais forte da oposição. Ele foi prefeito da cidade por três vezes, sendo eleito em 1988, 1996 e 2000. Tem serviço prestado ao município e, reconhecidamente, é líder popular. Agora, a sua postulação depende de um entendimento jurídico, uma vez que ele tem condenação em colegiado. Há quem diga que Nilton está inelegível, mas o ex-prefeito entende que não.
Por fim, a oposição poderia ter se unido para enfrentar o favoritismo do prefeito. Talvez, e provavelmente, o melhor nome seria o do delegado da polícia civil Inácio Rodrigues, matriculado no PT, mas ele desistiu da pré-candidatura por não sentir respaldo do partido.
Dessa forma, o PT perde a oportunidade de ser forte em Pau dos Ferros e, hoje, se vira com a pré-candidatura de José Ivan, o Mazaropi, de pouca capilaridade político-eleitoral.
Portanto, a sucessão municipal de Pau dos Ferros tem o prefeito Leonardo Rêgo como favorito, diante de uma oposição que bate cabeça e não consegue estabelecer um projeto coeso e forte para fazer frente nas eleições municipais de novembro.
FRASE
A senhora tem um grande papel pela frente, que liberta o homem, a mulher e o conhecimento
JAIR BOLSONARO - Presidente, em Mossoró, ao anunciar a nomeação de Ludimilla Oliveira como a primeira mulher reitora da Ufersa
MULHER
A professora doutora Ludimilla Oliveira entra para a história como a primeira mulher reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Jair Bolsonaro também entra para a história como o presidente que nomeou a primeira reitora da Ufersa. A nomeação de Ludimilla foi anunciada pelo próprio presidente, na visita a Mossoró, e publicada no Diário Oficial da União.
ALINHAMENTO
A nomeação de Ludimilla foi prevista pela coluna. Por dois aspectos: o primeiro, de alinhamento ideológico que ela tem com Bolsonaro. Os outros dois nomes da lista tríplice, Rodrigo Codes e Jean Berg, têm alinhamento ideológico com a esquerda universitária, logo, não seriam a opção do presidente. Ou outro aspecto foi exatamente de fazer história com a primeira mulher reitora da Ufersa.
É HORA DE LUTA - 417
Mossoró perdeu a oportunidade da presença do presidente Jair Bolsonaro para reivindicar a construção de um novo aeroporto. A classe política optou pelas palminhas, tapinhas nas costas e o sorriso de ocasião. Esqueceu do futuro da cidade, condenando Mossoró a condição menor do velho aeroporto que não serve mais.
É HORA DE LUTA - 418
Os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), que são potiguares e sempre foram bem votados em Mossoró, não compraram a luta. Os deputados Beto Rosado (PP) e General Girão (PSL) fizeram voto de silêncio. Deixaram passar a grande oportunidade.
É HORA DE LUTA - 419
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) optou por pedir ao presidente a retomada da adutora Apodi/Mossoró e a iluminação do complexo viário. Projetos que já estão em Brasília. Ou seja, choveu no molhado. A prefeita poderia, e deveria, ter liderado a luta pelo novo aeroporto.
É HORA DE LUTA - 420
Incrível como a classe política não desperta para a importância de novo aeroporto, para o futuro de Mossoró. Mas, daqui, vamos continuar batendo no tema, porque é hora de luta.
É NOTÍCIA
1 - O deputado Carlos Bolsonaro acompanhou a visita do pai presidente Jair Bolsonaro em Mossoró. Foi bastante solicitado para fotos. O parlamentar registrou tudo nas suas redes sociais.
2 - Surpreendeu o entusiasmo dos mossoroenses ao presidente Jair Bolsonaro. Uma multidão no aeroporto Dix-sept Rosado gritaram "mito, mito, mito". O Dr. Daniel Sampaio, pré-candidato a prefeito com a marca do presidente, observou cheio de entusiasmo.
3 - O mandato do atual reitor da Ufersa, José Arimatea, se encerra no dia 31 de agosto. E a posse da nova reitora Ludimilla Oliveira está marcada para o dia 8 de setembro.
4 - O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, está em alta com o presidente Jair Bolsonaro. Na agenda presidencial em Mossoró, Bolsonaro elogiou Marinho várias vezes. Os mais açodados apontam Marinho para o governo do RN em 2022.
5 - O grupo Maracatu Rei de Paus percorrerá ruas dos bairros Alto de São Manoel, Centro e Doze Anos, em cima de um caminhão ornamentado, para celebrar hoje o Dia do Folclore. A apresentação será iniciada a partir das 9h, saindo da Estação das Artes.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.