O deputado estadual Sandro Pimentel (Psol) decidiu retirar a sua pré-candidatura à Prefeitura de Natal. E justificou que foi convocado para coordenar quase 30 candidaturas do Psol em municípios do Rio Grande do Norte.
A versão oficial, porém, conflita com a realidade.
Sandro Pimentel teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) por irregularidades em suas contas de campanha em 2018. A condenação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ele recorreu e espera a decisão ainda no mandato.
Portanto, como teve condenação em colegiado, ele é alcançado pela Lei da Ficha Limpa, ou seja, está inelegível para as eleições deste ano.
A sua única saída é reverter a perda do mandato no plenário do TSE, o que é considerado, sob o ponto de vista jurídica, uma tarefa bem difícil.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.