SÓ PRITVATIZAÇÃO RESOLVE
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vem castigando a população com a suspensão diária de fornecimento de água. Nos últimos dias, em Mossoró, moradores de cerca de 20 bairros ficaram sem água. O problema se repete em todas as regiões do Estado, com reclamações diárias.
A justificativa oficial são panes frequentes de suas adutoras, poços e outros equipamentos. Antes, a explicação era centrada na longa estiagem que fez secar os reservatórios, agora todos cheios pelo bom inverno dos últimos dois anos. Por isso, o problema no abastecimento é exclusivamente da Caern.
Trata-se de uma empresa sucateada, cheia de vícios, apadrinhamentos políticos e outras mazelas. Recentemente, o senador Styvenson Valentim (Podemos) denunciou salários de “marajás” na Caern, com alguns ex-diretores chegando a receber algo em torno de R$ 70 mil. A partir daí, outras denúncias surgiram e que, se confirmadas, justificam o sucateamento da empresa.
O fato é que a população paga caro por um serviço ruim. Parecido com o que ocorria com o serviço de energia elétrica, época em que a Cosern era empresa de governo. Conta cara, serviço de péssima qualidade. A Cosern era o que a Caern é hoje. A privatização resolveu. Hoje, o consumidor paga por um serviço de qualidade. A Cosern entrega o que cobra.
Deve ser feito o mesmo com a Caern. A privatização é a solução. O assunto deve ser tratado de forma séria, sem viés político-ideológico e sem discurso de ocasião. O serviço de água e esgotos no RN só será solucionado pela iniciativa privada, dada o estágio de sucateamento em que se encontra a estatal potiguar.
O momento é agora, com o novo marco legal do saneamento básico. A lei facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto. Oportunidade para os estados se livrarem de empresas capengas, sem condições de investimentos, como é o caso da Caern.
Pelas regras em vigor, as companhias precisam obedecer a critérios de prestação e tarifação, mas podem atuar sem concorrência. O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal. O texto também torna obrigatória a abertura de licitação, envolvendo empresas públicas e privadas.
A Caern não tem as condições de cumprir pontos importantes contidos no novo marco, que prevê metas como:
- 99% da população com água potável em casa até dezembro de 2033;
- 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033;
- Ações para diminuição do desperdício de água e aproveitamento da água da chuva;
De acordo com o Ministério da Economia, o novo marco legal do saneamento deve alcançar mais de 700 bilhões de reais em investimentos e gerar por volta de 700 mil empregos no país nos próximos 14 anos.
Veja como está o panorama geral hoje:
- Apenas 6% da rede de água e esgoto são geridas por empresas privadas
- Estudos estimam que seriam necessários 500 bilhões de reais em investimentos para que o saneamento chegasse a toda a população
- 15 mil mortes e 350 mil internações por ano em decorrência da falta de saneamento básico
- 104 milhões de pessoas (quase metade da população) não têm acesso à coleta de esgoto
- 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável.
Portanto, necessário e urgente colocar em debate a privatização da Caern. Para o bem do RN e dos potiguares.
FRASE
Tenho muito trabalho na presidência e, tal atividade, tomaria todo o meu tempo.
JAIR BOLSONARO - Presidente, anunciando que não vai participar do 1º turno das eleições municipais
"LAMPIÃO"
Nesta data, em 2003, a cultura foi enlutada pela morte de Cícero Batista Dias da Costa, vítima de um coágulo no cérebro. O artista caraubense adotou Mossoró para mostrar a sua arte e fez história como o primeiro a interpretar o cangaceiro Lampião, no espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Cícero Dias é homenageado com o seu nome na Praça do Teatro Dix-huit Rosado.
POBRE RJ
Veja que situação desalentadora da política do Rio de Janeiro. Todos os governadores eleitos entre 1998 e 2018 foram presos e/ou afastados do cargo por corrupção: Anthony Garotinho, Rosinha, Sérgio Cabral (condenado a quase 200 anos de prisão), Pezão e Wilson Witzel. Nesse período, só se salvou Benedita da Silva, que governou o Rio por apenas oito meses (abril a dezembro de 2002).
CONVENÇÕES
Começa nesta segunda-feira, 31, a temporada das convenções partidárias para escolher candidatos e definir coligações. Conforme o calendário eleitoral, as convenções devem ser realizadas até 16 de setembro, podendo ser presencial e/ou virtual em razão da pandemia.
PROGRESSISTAS
Em Mossoró, quase nenhum partido definiu data de sua convenção. O PP é um dos poucos com data definida: 11 de setembro. O partido vai confirmar a candidatura à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini e a chapa completa à Câmara Municipal, cumprindo os 30% de gênero.
PSL E PRTB
É possível que o PRTB desista de candidatura própria à Prefeitura de Mossoró para apoiar o pré-candidato Dr. Daniel Sampaio, do PSL. Em contrapartida, o PSL apoiará o Coronel Hélio, candidato do PRTB à Prefeitura de Natal. As negociações estão bastante avançadas.
SAIA
Parnamirim tem a chance de eleger a primeira mulher prefeita de sua história. A vereadora professora Nilda (PSL), candidata da oposição, tem chances reais de vitória. E fortaleceu o projeto com a atual vice-prefeita Elienai Cartazo (PL), que rompeu com o prefeito Taveira para ser vice de Nilda.
É NOTÍCIA
1 - O Brasil deve entrar este dia com 120 mil vítimas do novo coronavírus. Será que vamos ter mais um espetáculo por mais um número emblemático, ou vamos respeitar as vítimas em silêncio?
2 - Cidades com 300 mil a 450 mil habitantes podem ter até 23 vereadores. Não é uma obrigação, mas um teto definido por lei. Portanto, como Mossoró passou dos 300 mil habitantes, a Câmara Municipal pode perfeitamente ampliar as cadeiras das atuais 21 para 23.
3 - A rede de saúde pública do RN tem a menor taxa de ocupação de leitos dos últimos quatro meses, com média de 41%. Em Mossoró, na manhã deste sábado, a taxa era de pouco mais de 30%.
4 - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), autorizou a retomada de aulas presenciais a partir desta terça-feira, 1º. No primeiro momento, escolas privadas e creches. Os estabelecimentos devem, porém, oferecer a opção de aulas remotas.
5 - Para observadores mais criteriosos, a palavra do presidente Bolsonaro de que não vai se meter nas eleições municipais, não vale para as capitais mais importantes, em especial o Rio. O presidente sabe que a reeleição em 2022 passa pelo pleito de 2020.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.