OPOSIÇÃO FORTE EM GOVERNADOR
A disputa pela Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado, município distante a 36 quilômetros de Mossoró, tem um quadro inusitado neste ano com quatro pré-candidaturas a prefeito.
1 - O prefeito Antônio Bolota, do MDB, é candidato à reeleição, e marcou a sua convenção para o dia 15;
2 – O médico Artur Vale, do Democratas, o principal nome da oposição, oficializará a candidatura no último dia das convenções, 16;
3 – O ex-prefeito Gilberto Martins, do Republicanos, também confirma que será candidato, com convenção partidária marcada para o dia 12;
4 – Vereador Vandinho Carlos, do PL, terá candidatura oficializada em convenção no dia 13.
Apesar do grande número de candidatos para um município que tem 11.638 eleitores, há um cenário favorável à candidatura de Dr. Artur, que é filho do ex-prefeito Adail Vale e irmão do ex-prefeito Anax Vale.
Dr. Artur conseguiu se articular bem nos bastidores, atraiu para a sua chapa o vereador Genivaldo da Silva, o popular Brejinho, consolidando a aliança Democratas e Progressista. O ex-vereador Zé Emídio, do Solidariedade, que era pré-candidato a prefeito, segue para apoiar a chapa Dr. Artur/Brejinho.
Os outros dois candidatos pela oposição, Gilberto Martins e Vandinho Carlos, não conseguiram reforçar os seus projetos e, apesar de mantidas as pré-candidaturas até aqui, é possível que um dos dois ou os dois desistam para apoiar outros projetos. Gilberto, inclusive, tem problemas jurídicos. Há um entendimento que ele continua inelegível. Se confirmada a inelegibilidade, ele colocará a esposa, Aísa Martins, em seu lugar.
Aísa já disputou a Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado nas eleições 2012, sendo derrotada por Anax Vale. Ela obteve 4.272 votos contra 5.827 de Anax. A chapa de Gilberto e/ou Aísa, deve ter como vice Marília Dantas, que foi secretária de Agricultura no início do governo Bolota.
Já o prefeito Bolota, que não faz boa administração, trabalhou sem habilidade nos bastidores o que acabou fragilizando o seu projeto de reeleição. Ele sequer teve o cuidado de preservar aliados. Bolota tirou o MDB das mãos de emedebistas históricos e que o apoiaram em 2016, como Gilberto Martins e o vice-prefeito Sanimarcos, primo de Gilberto. Os dois saíram do MDB, abandonaram a gestão municipal e se filiaram no Republicanos.
Com o MDB esvaziado e o ex-prefeito Gilberto mantendo a sua candidatura, o ambiente eleitoral de Bolota fica dividido. Por gravidade, beneficia a postulação de Dr. Artur Vale, líder da oposição.
O fato é que Bolota ainda não conseguiu sequer um vice para a sua chapa, embora vários nomes tenham sido citados nos últimos dias. Ele enfrenta enormes dificuldades para definir uma composição capaz de permitir a renovação do seu o mandato. Pior ainda é a insatisfação da população com a sua administração. Trata-se de um cenário bem adverso.
Portanto, há uma tendência natural de o eleitor da antiga Sebastianópolis renovar a gestão municipal nas eleições deste ano. Dr. Artur Vale é o favorito.
FRASE
Eu acredito que agora é hora de me dedicar de modo especial pra minha família."
DELTAN DALLAGNOL - Procurador da República ao anunciar que vai deixar a coordenação da Lava Jato em Curitiba, depois de seis anos de trabalho
LIBERDADE
A secretária de Cultura de Mossoró, professora Isaura Amélia, toma café da manhã hoje com os jornalistas, para lançar a programação alternativa da Festa da Liberdade. A pandemia não permitirá eventos com aglomeração, por isso, um cronograma de atividades foi elaborado para celebrar a Liberdade neste mês de setembro. Isaura recebe jornalistas no Buscapé Budd, às 8h.
LIBERDADE II
A Universidade do Estado do RN (UERN) organizará o Seminário Novas Liberdades, inserido na programação da Festa da Liberdade. Também inserida a celebração dos 100 anos do professor, escritor e historiador Vingt-un Rosado. As atividades serão coordenadas pela Fundação Vingt-un Rosado. A programação completa será conhecida no café da manhã desta quarta-feira, 2.
AUTONOMIA
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta terça-feira, 1º, a formação de um grupo de trabalho para elaborar o projeto de autonomia financeira da Uern. A mesma promessa feita na campanha eleitoral de 2018 e renovada há um ano, quando veio a Mossoró receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade. Espera-se que dessa vez passe da retórica à pratica.
AUTONOMIA II
No mesmo pacote, o grupo de trabalho terá a missão de elaborar o projeto que acaba com a consulta para formação de lista tríplice e estabelece eleições diretas para reitor da Uern. A governadora Fátima atende ao pedido formulado por professores e técnicos da instituição.
MAIS
A Câmara de Mossoró decidiu aumentar de 21 para 23 vereadores, já a partir da próxima legislatura (2021/2024). A proposta aprovada em primeiro turno, ontem, será confirmada em segundo turno, dia 15.
MENOS
O fato de ampliar o número de vereadores não aumenta o valor do duodécimo do Legislativo. O limite hoje é 6% da receita do município. Como Mossoró ultrapassou os 300 mil habitantes, o limite cai para 5%, conforme o Art. 29-A da Constituição.
É NOTÍCIA
1 - Hoje completa 40 anos da morte do jornalista Samuel Wainer, fundador e editor-chefe do jornal "Última Hora". Também deixou as digitais do bom jornalismo no Jornal do Brasil e na Globo.
2 - Nesta data, em 2011, o bairro Alto da Conceição recebia a Escola Municipal Francisco de Assis Batista, para atender jovens com ensino fundamental. Foi a 10ª unidade de ensino público construída e inaugurada na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.
3 - O PIB teve queda de 9,7% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, caiu 11,4%. Estamos de volta à recessão.
4 - Relatório do Tribunal de Contas do RN aponta que um terço das escolas públicas do estado não planejou o retorno das aulas presenciais. A coluna completa: se o relatório fosse mais criterioso, diria que a fatia despreparada é bem maior. O aluno sofre.
5 - Morreu Gustavo Barreto, aos 44 anos, uma pessoa do benquerer da sociedade mossoroense. Filho de Dr. Barreto e de Dona Dulce, irmão de Barreto Júnior e Isauro Barreto. A coluna se associa a esse momento de dor, pedindo piedade ao Pai Eterno.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.