DISPUTA ACIRRADA EM BARAÚNA
Os quase 20 mil eleitores de Baraúna, município distante 36 quilômetros de Mossoró, vão escolher entre o empresário Isoares Martins (PL) e a ex-vereadora Divanize Oliveira (PSD) para administrar a Prefeitura pelos próximos quatro anos. Isoares Martins tem o apoio da atual prefeita, Lúcia Aldivon, e do seu esposo e ex-prefeito Aldivon Nascimento. Já Divanize é a candidata da oposição.
A disputa é acirrada, mas com ligeira vantagem em favor de Isoares. Ele tem reconhecida liderança política-popular no município, sendo responsável pelas vitórias de seu grupo nas últimas eleições.
Isoares ajudou a eleger Aldivon Nascimento nas eleições de 2008; foi eleito prefeito em 2012; e elegeu Lúcia de Aldivon em 2016.
A atual prefeita seria a candidata natural à reeleição, mas o grupo entendeu que Isoares reúne melhores condições de vitória. Pesquisas orientaram a decisão e serviram para unificar o sistema situacionista. Inclusive, o vice-prefeito Roberto será mantido na chapa.
Já Divanize Oliveira sustenta o projeto político herdado do pai, ex-prefeito e ex-vereador José Ivan de Oliveira. Ela foi vereadora por dois mandatos e tentou se eleger prefeita em 2016. Não conseguiu êxito, mas mostrou-se ser um nome forte. A diferença foi de apenas 280 votos entre as duas candidatas, ou 1,76% dos votos válidos. Lúcia Aldivon foi eleita com 6.403 votos (40,33%), enquanto Divanize recebeu 6.123 votos (38,57%). O terceiro candidato, Saldanha, do Democratas, conseguiu 3.350 votos (21.1%).
Naquelas eleições, Divanize Oliveira recebeu o apoio de mais de uma dezena de partidos e teve uma estrutura de campanha surpreendente, garantida por um irmão que fez carreira profissional fora do País.
Para a campanha que se aproxima, Divanize fez aliança com o casal de ex-prefeitos Gilson Oliveira/Luciana. Esse ponto parece fora da curva, uma vez que o histórico recente não é positivo. Gilson e Luciana são apontados pela população como responsáveis pelos problemas que atingiram o município. Os dois, inclusive, são condenados por improbidade administrativa.
Portanto, Baraúna ficará nas mãos de Isoares Martins ou de Divanize Oliveira, com certo favoritismo para o primeiro candidato. No entanto, é certo que Baraúna terá uma campanha bem disputada.
FRASE
A decisão do TSE trouxe grave desprezo pela moralidade eleitoral.
CÉLIO STUDART - Deputado sobre a decisão do TSE de liberar candidatura de políticos ficha suja
EXPANSÃO
O Over Colégio e Curso vai ampliar a sua presença em Mossoró a partir de 2021, com a instalação de turmas dos ensinos fundamental I e II e médio. O investimento passa por uma estrutura moderna e inovadora, dentro do projeto iniciado neste ano com a oferta de cursinho preparativo para o Enem. A ampliação integra o projeto de expansão do Over junto com a Inspira Rede de Educadores.
TRAÇOS DA LIBERDADE
A exposição “Traços da Liberdade - Óleos de Dr. Etelânio Figueiredo - Portalegre quilombo Pêgas" é um dos pontos altos da programação que celebrará a Liberdade em Mossoró neste mês de setembro. A exposição acontecerá entre 18 e 30, na galeria Boulier. A Liberdade também celebrará os 100 anos do professor e historiador Vingt-un Rosado, fundador da Coleção Mossoroense.
CAFEZINHO
O encontro do ex-deputado Carlos Augusto com o empresário e político Tião Couto sinaliza a possibilidade de união em torno da reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Não é uma certeza, mas o caminho foi aberto. No cafezinho tomado nesta quarta-feira, 2, na sede da EBS de Tião, ele e Carlos descobriram afinidades.
VICE
A abertura de diálogo de Carlos e Tião reforça a possibilidade de Jorge do Rosário (PL), amigo e parceiro político de Tião, ser alçado à vice na chapa da prefeita Rosalba. Esse desenho foi iniciado há meses e agora ganha traços mais claros e, possivelmente, definitivos.
CONVITE
A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) tem convite para ser vice na chapa de Isolda Dantas (PT) e/ou de Allyson Bezerra (SDD). Porém, tem dito que não abre mão da cabeça de chapa. E mandou recado que aceita Isolda ou Allyson como vice.
FICHA-SUJA
Cláudia ganhou fôlego com a decisão do TSE de liberar candidaturas de políticos fichas sujas. Ela tem 13 condenações por crimes eleitorais, praticados nas eleições 2012, e estaria impedida se as eleições não fossem adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro.
É NOTÍCIA
1 - Os deputados aprovaram projeto que proíbe o "pancadão" de som em veículos estacionados. De autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), o projeto disciplina o uso dos "paredões" no RN.
2 - O secretário do Planejamento do Estado, Aldemir Freire, enterrou qualquer possibilidade de o governo pagar os salários atrasados em 2020. O assunto só será tratado no próximo ano, segundo ele. Os servidores reclamam o salário de dezembro e o 13º de 2018.
3 - Você já pegou na cédula de 200 reais? A nota de coloração cinza e que homenageia o lobo-guará, ameaçado de extinção, já está circulando desde ontem. Até o final do ano serão 450 milhões delas.
4 - A Secretaria de Saúde de Mossoró passa a vacinar contra o sarampo o público de 20 a 49 anos de forma irrestrita, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O público-alvo da campanha deve procurar a UBS mais próxima de casa.
5 - O empresário Francisco Ferreira Souto Filho deixa a presidência do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal (SIESAL), depois de 62 anos no comando da entidade por ele fundada. Soutinho passou o bastão para Airton Torres, o novo presidente.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.