Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 03 Set 2020 | Coluna César Santos - 3 de setembro de 2020

Crédito da foto: Arquivo Ex-prefeito Isoares Martins tem certo favorismo na disputa pela Prefeitura de Baraúna

DISPUTA ACIRRADA EM BARAÚNA

Os quase 20 mil eleitores de Baraúna, município distante 36 quilômetros de Mossoró, vão escolher entre o empresário Isoares Martins (PL) e a ex-vereadora Divanize Oliveira (PSD) para administrar a Prefeitura pelos próximos quatro anos. Isoares Martins tem o apoio da atual prefeita, Lúcia Aldivon, e do seu esposo e ex-prefeito Aldivon Nascimento. Já Divanize é a candidata da oposição.

A disputa é acirrada, mas com ligeira vantagem em favor de Isoares. Ele tem reconhecida liderança política-popular no município, sendo responsável pelas vitórias de seu grupo nas últimas eleições.

Isoares ajudou a eleger Aldivon Nascimento nas eleições de 2008; foi eleito prefeito em 2012; e elegeu Lúcia de Aldivon em 2016.

A atual prefeita seria a candidata natural à reeleição, mas o grupo entendeu que Isoares reúne melhores condições de vitória. Pesquisas orientaram a decisão e serviram para unificar o sistema situacionista. Inclusive, o vice-prefeito Roberto será mantido na chapa.

Já Divanize Oliveira sustenta o projeto político herdado do pai, ex-prefeito e ex-vereador José Ivan de Oliveira. Ela foi vereadora por dois mandatos e tentou se eleger prefeita em 2016. Não conseguiu êxito, mas mostrou-se ser um nome forte. A diferença foi de apenas 280 votos entre as duas candidatas, ou 1,76% dos votos válidos. Lúcia Aldivon foi eleita com 6.403 votos (40,33%), enquanto Divanize recebeu 6.123 votos (38,57%). O terceiro candidato, Saldanha, do Democratas, conseguiu 3.350 votos (21.1%).

Naquelas eleições, Divanize Oliveira recebeu o apoio de mais de uma dezena de partidos e teve uma estrutura de campanha surpreendente, garantida por um irmão que fez carreira profissional fora do País.

Para a campanha que se aproxima, Divanize fez aliança com o casal de ex-prefeitos Gilson Oliveira/Luciana. Esse ponto parece fora da curva, uma vez que o histórico recente não é positivo. Gilson e Luciana são apontados pela população como responsáveis pelos problemas que atingiram o município. Os dois, inclusive, são condenados por improbidade administrativa.

Portanto, Baraúna ficará nas mãos de Isoares Martins ou de Divanize Oliveira, com certo favoritismo para o primeiro candidato. No entanto, é certo que Baraúna terá uma campanha bem disputada.

 

FRASE

A decisão do TSE trouxe grave desprezo pela moralidade eleitoral.

CÉLIO STUDART - Deputado sobre a decisão do TSE de liberar candidatura de políticos ficha suja

 

EXPANSÃO

O Over Colégio e Curso vai ampliar a sua presença em Mossoró a partir de 2021, com a instalação de turmas dos ensinos fundamental I e II e médio. O investimento passa por uma estrutura moderna e inovadora, dentro do projeto iniciado neste ano com a oferta de cursinho preparativo para o Enem. A ampliação integra o projeto de expansão do Over junto com a Inspira Rede de Educadores.

 

TRAÇOS DA LIBERDADE

A exposição “Traços da Liberdade - Óleos de Dr. Etelânio Figueiredo - Portalegre quilombo Pêgas" é um dos pontos altos da programação que celebrará a Liberdade em Mossoró neste mês de setembro. A exposição acontecerá entre 18 e 30, na galeria Boulier. A Liberdade também celebrará os 100 anos do professor e historiador Vingt-un Rosado, fundador da Coleção Mossoroense.

 

CAFEZINHO

O encontro do ex-deputado Carlos Augusto com o empresário e político Tião Couto sinaliza a possibilidade de união em torno da reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Não é uma certeza, mas o caminho foi aberto. No cafezinho tomado nesta quarta-feira, 2, na sede da EBS de Tião, ele e Carlos descobriram afinidades.

 

VICE

A abertura de diálogo de Carlos e Tião reforça a possibilidade de Jorge do Rosário (PL), amigo e parceiro político de Tião, ser alçado à vice na chapa da prefeita Rosalba. Esse desenho foi iniciado há meses e agora ganha traços mais claros e, possivelmente, definitivos.

 

CONVITE

A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) tem convite para ser vice na chapa de Isolda Dantas (PT) e/ou de Allyson Bezerra (SDD). Porém, tem dito que não abre mão da cabeça de chapa. E mandou recado que aceita Isolda ou Allyson como vice.

 

FICHA-SUJA

Cláudia ganhou fôlego com a decisão do TSE de liberar candidaturas de políticos fichas sujas. Ela tem 13 condenações por crimes eleitorais, praticados nas eleições 2012, e estaria impedida se as eleições não fossem adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro.

 

É NOTÍCIA

1 - Os deputados aprovaram projeto que proíbe o "pancadão" de som em veículos estacionados. De autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), o projeto disciplina o uso dos "paredões" no RN.

2 - O secretário do Planejamento do Estado, Aldemir Freire, enterrou qualquer possibilidade de o governo pagar os salários atrasados em 2020. O assunto só será tratado no próximo ano, segundo ele. Os servidores reclamam o salário de dezembro e o 13º de 2018.

3 - Você já pegou na cédula de 200 reais? A nota de coloração cinza e que homenageia o lobo-guará, ameaçado de extinção, já está circulando desde ontem. Até o final do ano serão 450 milhões delas.

4 - A Secretaria de Saúde de Mossoró passa a vacinar contra o sarampo o público de 20 a 49 anos de forma irrestrita, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O público-alvo da campanha deve procurar a UBS mais próxima de casa.

5 - O empresário Francisco Ferreira Souto Filho deixa a presidência do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal (SIESAL), depois de 62 anos no comando da entidade por ele fundada. Soutinho passou o bastão para Airton Torres, o novo presidente.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO