Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 04 Set 2020 | Coluna César Santos - 4 de setembro de 2020

Crédito da foto: Cedida Jovem Renan Mendonça, do PL, tem o apoio do atual prefeito Luiz Jairo

VALE A FORÇA DO PREFEITO

O jovem Renan Mendonça, do PL, e Manoel Carlos, o Manezinho, do MDB, vão disputar a preferência dos 11.191 eleitores de Upanema, município de 14.800 habitantes, distante 50 quilômetros de Mossoró.

Renan aposta na força do atual prefeito, Luiz Jairo (PL), o seu padrinho político. Ele terá como vice Carlinhos Garcia, do PSC.

Já Manezinho acredita no desejo de mudança da população local. Terá Mário Neto, do MDB, como companheiro de chapa.

A única pesquisa publicada até aqui, por um instituto registrado como “Agora Sei”, aponta uma larga vantagem em favor de Renan. Ele teria 57,7% de intenção de votos contra 23,3% de Manezinho. Uma maioria de 34,4%.

A pesquisa foi publicada pela Rádio Difusora de Mossoró, no dia 25 de agosto, e registrada na Justiça Eleitoral.

A mesma pesquisa apontou que a avaliação do governo Luiz Jairo, somando “ótimo” e “bom” chega a 67%, enquanto a desaprovação, “ruim” e “péssimo”, é de apenas 7,3%. Provavelmente, se explica aí a boa performance de Renan.

A aprovação de Luiz Jairo, porém, não é a certeza de que a campanha será fácil, embora os números da Agora Sei apresente larga vantagem do candidato governista.

Nas eleições de 2016, quando colocou o nome à reeleição, Luiz Jairo também se apresentava com favoritismo, mas no decorrer da campanha essa condição foi perdendo fôlego.

Luiz Jairo renovou o mandato, entretanto, teve que contar voto a voto. O resultado final comprova isso. Jairo recebeu 4.783 votos (50,86%), contra 4.622 votos (49,14%) do seu adversário Onildo Bezerra (PP). Uma diferença de apenas 161 votos, ou 1,72% dos votos válidos.

Portanto, Renan Mendonça chega à campanha como favorito, mas não é imbatível. Caberá a Manezinho desafiar os números e comprovar que realmente a população quer mudança, o que não está caracterizado até aqui.

 

FRASE

A decisão do TSE trouxe grave desprezo pela moralidade eleitoral.

CÉLIO STUDART - Deputado sobre a decisão do TSE de liberar candidatura de políticos ficha suja

 

NOVOS PADRES

O bispo dom Mariano Manzana se destaca com o trabalho de despertar nas pessoas a cultura vocacional. O religioso já ordenou 39 padres, em todas as paróquias da Diocese de Santa Luzia. O quadragéssimo será ordenado neste sábado, 5, para celebrar 16 anos de ordenação episcopal de dom Mariano. O diácono Ikaro Drêan será ordenado na Matriz de Santo Antônio, em Marcelino Vieira.

 

EDUCAÇÃO

As aulas presenciais na rede pública e privada do Rio Grande do Norte serão retomadas no dia 5 de outubro, mediante o cumprimento de um protocolo unificado, que será elaborado pelo Governo do Estado. Há, porém, a possibilidade de nova prorrogação, caso os estabelecimentos não ofereçam as condições exigidas. As atividades presenciais estão suspensas desde o dia 18 de março.

 

CHUVAS...

A retorno das atividades presenciais da Assembleia Legislativa, na próxima semana, promete ser concorrido. Na pauta, a discussão e votação da reforma da previdência, que sofre pressão dos servidores públicos. A proposta está pronta para votação. O governo conta com 13 dos 16 votos necessários para aprovação.

 

...E TROVOADAS

Também no retorno das sessões em plenário, a Casa vai receber o pedido de instalação de CPI para investigar os gastos na saúde do governo Fátima Bezerra (PT). A iniciativa é do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), que lança suspeita sobre a lisura de contratos firmados pelo governo.

 

NOVO RUMO

O PSD que apoiaria a candidatura do deputado Allyson Bezerra, do Solidariedade, à Prefeitura de Mossoró, puxou o freio de mão. E a direção, comandada pelo ex-governador Robinson Faria, ainda não tem rumo definido. Pode ser o DEM, mas também pode surpreender.

 

ALVES

O ex-deputado Henrique Alves não tem o controle do MDB do RN desde 2019. A sigla é comandada pelo deputado federal Walter Alves, que não suporta o primo Henrique. Sem aparências, inclusive. Mas...

 

É NOTÍCIA

1 - O Hospital Wilson Rosado deu alta ao último paciente internado em leito crítico da Covid-19. Os leitos foram fechados por falta de pacientes. Sinal da regressão da pandemia em Mossoró.

2 - O Ministério Público denunciou o prefeito de Carnaubais, Thiago Meira (PL), por fraudes em contratos públicos, crime de responsabilidade, fraude processual e corrupção ativa e passiva. O prefeito foi alvo da Operação Desmonte.

3 - A governadora Fátima (PT) não autorizou a realização da Feira Nacional do Camarão, em razão da pandemia. O setor produtivo reagiu: "pequenez e pensamento reduzido do governo."

4 - A proposta de reforma administrativa chegou ao Congresso. Entre as mudanças, o fim da estabilidade para parte de novos servidores públicos. O texto é claro: os que já ingressaram no serviço público continuam nos mesmos termos da Constituição atual.

5 - A pesquisa Poder Data revela que o governo Bolsonaro tem 51% de aprovação e 41% de desaprovação. Já no Nordeste, a aprovação do presidente caiu de 48% para 40%. Na região, 50% desaprovam o governo. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, 3

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO