É HORA DE LUTA - 422
O empresário Luciano Hang, cofundador e proprietário da Havan, desembarcou em Mossoró para tratar sobre a possibilidade de instalar na cidade uma unidade de sua rede de lojas de departamentos. Foi recepcionado pela prefeita Rosalba Ciarlini, conheceu as potencialidades locais e afirmou que a Havan investirá em Mossoró.
“A Havan fará um grande sucesso. Emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou Hang, como garantia de que a loja será instalada na cidade.
Beleza.
A vinda de Luciano Hang, considerado pela revista Forbes o 21º mais rico do Brasil, expôs a fragilidade do velho aeroporto de Mossoró. O empresário desembarcaria na cidade na noite de quinta-feira, 3, mas, o plano de voo de sua aeronave teve que ser alterado porque o aeroporto Dix-sept Rosado está impedido de realizar operações noturnas, em virtude da ineficiência do balizamento da pista. Operações só permitidas com a luz do dia.
O dono da Havan direcionou a rota para Juazeiro do Norte, no Ceará, de onde veio para Mossoró no final da manhã de ontem. A cidade cearense, guardadas as devidas proporções, tem perfil parecido com Mossoró, e conta com um aeroporto bem estruturado e que recebe diariamente quatro voos nacionais, oriundos de estados do Sul e Sudeste.
Talvez, e provavelmente, esse fato ajude a explicar a importância de um aeroporto para uma cidade e região em desenvolvimento. Juazeiro do Norte voa no processo de crescimento socioeconômico, enquanto Mossoró não consegue sair da pista – de pouca luz – do velho campo de aviação.
Definitivamente, sem aeroporto Mossoró não passa do que já é ou do que já tem. Impossível falar sobre desenvolvimento sem contar com um aeroporto bem equipado e estruturado. Daí, a necessidade de repetir à exaustão: o aeroporto Dix-sept Rosado não serve mais, diante de suas limitações e de problemas insolúveis.
É preciso entender, de uma vez por todas, que a grande luta nesse momento deve ser pela construção de novo aeroporto. Essa não é, nem deve ser, uma luta apenas do titular da coluna. É, sim, uma obrigação de todos. Da classe política, dos empresários, da Igreja, do Rotary, Maçonaria e de todas as instituições que representam a sociedade organizada. Trata-se de um bem comum, qual seja, o desenvolvimento econômico e social de Mossoró.
Portanto, que todos cumpram o seu papel, ofereçam a sua parcela de contribuição, porque Mossoró não pode parar na mesmice e no tempo.
É hora de luta.
FRASE
A Havan aqui fará um grande sucesso, é emprego, renda e desenvolvimento
LUCIANO HANG - Empresário, cofundador e presidente da Havan
SOBRA
O ex-prefeito de Olho d’Água do Borges, na região Oeste potiguar, Breno Queiroga, trocou a candidatura a vereador pela de vice-prefeito de Natal. Vai compor chapa puro-sangue do Solidariedade com o deputado estadual Kelps Lima. Ele foi o único nome que restou, uma vez que Kelps, sofrível nas pesquisas até aqui, não conseguiu convencer outros partidos e políticos a compor com ele.
SUSPEITO
O Governo do Estado anuncia que encerrou contrato com empresa que realizava transportes de pacientes. Na versão oficial, não havia mais necessidade em virtude da regressão da pandemia da Covid-19. Na verdade dos fatos, o contrato foi encerrado porque era suspeito. O governo recusou depois que o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) anunciou pedido de CPI na Assembleia.
PODEMOS
A primeira candidatura à Prefeitura de Mossoró será homologada hoje. O Podemos confirmará a postulação da empresária Bianca Negreiros. A convenção será realizada no bairro Cidade Nova, às 17h, com a presença confirmada do senador Styvenson Valentim, presidente estadual do partido.
AGENDADAS
Outros quatro partidos com candidaturas majoritárias definiram as datas das convenções: PP, de Rosalba Ciarlini, dia 11; Solidariedade, de Allyson Bezerra, dia 12; Isolda Dantas, do PT, dia 13; e Cláudia Regina, do Democratas, no dia 14.
FAVORITO
O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM), terá três adversários na disputa pela reeleição: o ex-prefeito de três mandatos Nilton Figueiredo (PL), o médico Salismar Correia (SDD), que é o atual vice-prefeito de São Miguel; e Valderi Idalino (PCdoB). Todas as bolsas de apostas apontam para a reeleição de Leonardo.
PRESSÃO
A governadora Fátima Bezerra (PT) recua e não garante o retorno das aulas presenciais no dia 5 de outubro. Pais de alunos e as escolas particulares não aceitam. Um ato público está marcado para terça-feira, 8, em Natal. Vão fazer pressão.
É NOTÍCIA
1 - Os bolsonoristas do RN não vão deixar passar em branco o Dia da Independência. Estão organizando a "carreata patriota" que percorrerá as avenidas de Natal nesta segunda-feira, 7.
2 - O bispo dom Mariano Manzana celebra hoje 16 anos de ordenação episcopal. O católico italiano nascido em Mori, na região de Trento, assumiu a Diocese Santa Luzia em 2014 como sexto bispo de Mossoró, sucedendo a dom José Freire de Oliveira Neto.
3 - A troca de lâmpadas a vapor por led chegou à Avenida Francisco Mota, a principal da zona leste de Mossoró. Só em 2020 já foram substituídas e implantadas pela Prefeitura 4.490 luminárias.
4 - A presidente estadual do Avante, Karla Veruska, deixou a Subsecretaria do Trabalho. Agradeceu a confiança da governadora Fátima Bezerra (PT), mas disse que precisa avançar projeto político. Assume a pasta Samanda Alves, da cota da própria governadora.
5 - A jornalista Juliska Azevedo assume a coordenação de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), a convite do presidente da Corte, desembargador Gilson Barbosa. A função vinha sendo desempenhada pela jornalista Virgínia Coelli.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.