COMEÇA A SEMANA DE DEFINIÇÕES
A semana que se inicia é de definições na corrida pela Prefeitura de Mossoró. As candidaturas majoritárias serão todas elas homologadas em convenções partidárias até dia 14.
Na sexta-feira, 11, o Progressistas confirma a candidatura à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini;
No sábado, 12, o Solidariedade homologará o nome do deputado Allyson Bezerra;
No domingo, 13, será a vez do PT confirmar a candidatura da deputada Isolda Dantas;
Na segunda-feira, 14, o Democratas definirá o nome da ex-prefeita Cláudia Regina.
As quatro principais candidaturas à Prefeitura se somarão a outras de menor peso eleitoral, mas importantes no processo sucessório. O Podemos confirmou a candidatura da empresária Bianca Negreiros em convenção realizada neste sábado, 5; o PSL oficializará a candidatura de Dr. Daniel Sampaio, em data a ser marcada; e PTB homologará o nome da Irmã Ceição em convenção marcada para o dia 14.
Já o PCdoB, que fará convenção no dia 12, ainda não tem a certeza que homologará candidatura majoritária. No momento, o professor e geólogo Gutemberg Dias continua como pré-candidato a prefeito, mas nem ele se empolga com a postulação. Gutemberg pretende mesmo ser candidato a vereador. Dessa forma, é provável que o partido faça coligação com o PT e indique o vice da candidata Isolda Dantas.
O que concentrará as atenções, nesse período, é a definição dos vices. Até aqui, os partidos que têm pré-candidatos a prefeito não anunciaram os nomes que irão compor as chapas majoritárias.
O Progressistas é o que mais se aproxima de uma definição. A eventual coligação com PL indica que o empresário Jorge do Rosário será o escolhido para a chapa de Rosalba.
O Solidariedade tentou convencer Cláudia Regina desistir da candidatura para ser a vice de Allyson Bezerra. Cláudia fez o mesmo e convidou o Solidariedade para indicar o seu vice. Solidariedade e DEM caminham para formar chapas puro sangue.
O PT também tentou ter Cláudia no palanque majoritário, como vice de Isolda. Sem sucesso. Fez convite a ex-deputada Larissa Rosado, do PSDB, também sem sucesso. E, por fim, chamou o PCdoB para reeditar parcerias firmadas em eleições passadas, com possibilidade de fechar o acordo.
Esse é o cenário no momento. Não deve sofrer grandes alterações, embora em política tudo seja possível, principalmente quando há interesses diversos em jogo.
No mais, a tábua de classificação da corrida pelo Palácio da Resistência permanece sem alteração, conforme todas as pesquisas registradas e divulgadas até aqui. Rosalba lidera, seguida de longe por Allyson, Isolda, Cláudia, Dr. Daniel. Os demais nomes ainda não conseguiram marcar o primeiro dígito.
Quanto à disputa proporcional, a novidade é que a Câmara Municipal ganhou duas novas vagas. Subiu de 21 para 23 vereadores. O aumento vai impactar o quociente eleitoral, puxando para baixo. Por gravidade, beneficiará os partidos de menor porte, que passam a ter melhor chance de eleger representantes ao Legislativo mossoroense.
Dessa forma, é possível projetar que a composição atual do Palácio Rodolfo Fernandes deve sofrer mudança considerável. Muitos que têm mandato hoje serão ex-vereadores a partir de 1º de janeiro de 2021.
FRASE
Nós somos um time, que tem o principal jogador, o presidente Jair Bolsonaro
ROGÉRIO MARINHO = Ministério do Desenvolvimento Regional, rejeitando o rótulo de “novo Posto Ypiranga”
PRINCESINHA...
Impressiona o crescimento socioeconômico de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Comércio pujante, construção civil em alta e uma rede de educação bem estruturada com escola técnica e universidades. E vai continuar crescendo, apesar da pandemia. A "Princesinha do Oeste" se prepara para receber a primeira empresa de call center, com investimento da operadora Brisanet.
...DO OESTE
A mudança de status de Pau dos Ferros tem início em meados da década passada, na primeira gestão do prefeito Leonardo Rêgo (DEM). A cidade equilibrou as suas contas, subiu o patamar do poder de endividamento e passou a investir em obras estruturantes, atraindo os investimentos privados. A "Princesinha do Oeste" deu um salto impressionante nos últimos anos.
FANTASMAS...
A revista Veja resgatou "fantasmas" para estampar o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) na capa desta semana. Tirou dos arquivos um processo da época em que Marinho era presidente da Câmara Municipal de Natal (2004/2007) para "minar" o auxiliar do presidente Bolsonaro.
...DO PASSADO
Rogério Marinho "paga" pela visibilidade. Ele é visto, hoje, como um dos mais fortes na Esplanada dos Ministérios e responsável pelo aumento da popularidade do presidente Bolsonaro, sobretudo, no Nordeste. E isso tem um preço. Alto.
ONZE
O PL marcou a sua convenção para o dia 11 de setembro, o mesmo dia da convenção do Progressistas da prefeita Rosalba Ciarlini. Os liberais são liderados na cidade pelo empresário Jorge do Rosário. O partido vai homologar chapa à Câmara Municipal e oficializar apoio à reeleição de Rosalba.
SERÁ?
O PTB resistiu, até aqui, as ofensivas para retirar a pré-candidatura da Irmã Ceição à Prefeitura de Mossoró. Confirmou que homologará a candidatura própria em convenção no dia 14. Como daqui pra lá ainda restam oito dias, há quem diga que os trabalhistas vão mudar.
É NOTÍCIA
1 - A loja da Havan em Mossoró será instalada no concorrido bairro Nova Betânia. A decisão foi tomada e anunciada pelo empresário Luciano Hang, na reunião com a prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - O deputado Getúlio Rêgo (DEM) propõe que a Finecap de Pau dos Ferros integre o calendário oficial do RN. Trata-se de um dos maiores eventos culturais e econômicos do estado. O projeto de lei está tramitando na Assembleia Legislativa.
3 - O município-praia de Tibau está lotado para o feriado desta segunda-feira, 7 de Setembro. Nem seria diferente. Tibau é a segunda casa dos mossoroenses. Com ou sem pandemia.
4 - O bom inverno de 2019 e o excelente inverno de 2020 não foram suficientes para tirar 18 municípios potiguares da emergência. É o que diz o Governo do Estado ao renovar o estado de emergência nesses municípios. Está publicado no Diário Oficial de ontem.
5 - No Hospital João Machado, em Natal, pacientes estão sem remédio e dormem no chão. O caos se arrasta há meses. No dormitório masculino, 27 pacientes disputam 15 leitos. Quem chegar primeiro deita. Os outros ficam no chão. O retrato da desgraça.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.