Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 09 Set 2020 | Coluna César Santos - 9 de setembro de 2020

Crédito da foto: Arquivo Governadora Fátima Bezerra determinou que aulas presenciais na rede estadual de ensino só em 2021

POBRE ENSINO PÚBLICO

A governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu que os alunos da rede pública do Rio Grande do Norte só voltarão a ter aulas presenciais no próximo ano. Também decidiu que os alunos das escolas particulares já podem voltar às salas de aulas no próximo dia 5 de outubro.

Entre as justificativas da governadora, uma pérola: “Uma enquete realizada pela Inter TV Cabugi sinaliza que 78% são contrários ao retorno às aulas presenciais.” Para completar, outra pesquisa citada por ela, a do Ibope, que apontou que 72% dos brasileiros não retornariam às atividades presenciais enquanto não existir uma vacina contra o coronavírus.

Ou seja, temos uma decisão que diz respeito ao futuro de jovens estudantes baseada em pesquisa de opinião pública. É o retrato da incompetência e/ou da falta de compromisso com o ensino público.

E nem vale argumentar que a pandemia ainda não passou, porque a mesma decisão libera para os alunos da rede privada retornar às aulas presenciais. Veja o que disse o secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques: “As escolas particulares têm todo o direito de voltar às aulas. Elas têm realidade diferente de nossas escolas públicas.” É ou não é a confissão do fracasso?

Vamos combinar, a governadora adiou o retorno das aulas para o próximo ano porque a sua administração não teve capacidade de planejar a retomada das atividades presenciais. Não fez absolutamente nada, tanto que, até aqui, não apresentou qualquer plano, mínimo que seja. Diferentemente das escolas privadas, que planejaram, elaboraram planos de biossegurança e estão prontas para receberem de volta professores, alunos e funcionários.

O fato de a governadora se sustentar numa enquete/pesquisa, em que a maioria respondeu contrária ao retorno das aulas presenciais, é de uma gravidade sem precedente. Os entrevistados, certamente, não responderam baseados em algum estudo ou razão técnica, logo, não serviria, como de fato não serve, para respaldar decisão de que tem a obrigação de governar o Estado.

Ademais, há um flagrante contraste nesse contexto. Enquanto 72% dos entrevistados disseram ao Ibope que são contra o retorno das aulas porque ainda não tem vacina, as praias e os balneários estão cada vez mais apinhados de gente. O transporte público superlotado. Shopping, bares, restaurantes, cinemas, parques, todos abertos. Será que o vírus ameaça só na sala de aula?

Pois bem.

O fato é que deram as contas para o ensino público. Ninguém está preocupado com isso, até mesmo os pais de alunos que são contra o retorno das aulas, mas que estão no meio do mundo, inclusive, com os seus filhos, curtindo as “férias fora de época”.

No caso da governadora do Rio Grande do Norte, um agravante: ela é professora.

 

FRASE

Escolas particulares têm todo direito de voltar às aulas. Elas têm uma realidade diferente.

GETÚLIO MARQUES - Secretário de Educação do RN

 

RECOMPENSA

Dados do Tribunal de Contas apontam que o Rio Grande do Norte perdeu, até o mês de julho, R$ 570,3 milhões em arrecadação por conta da pandemia da Covid-19. A diminuição é fruto do impacto sobre a atividade econômica, principalmente na arrecadação de ICMS e nos repasses do FPE. O Governo Federal recompensou mandando quase R$ 590 milhões para o Governo do RN.

 

LIBERDADE

O Seminário Novas Liberdades será aberto hoje com o tema "Livre Negritude Monxoró". Participação de Ana Cecília, Allana Gurgel, Bianca Cardia e Tony Silva. Tem ainda grupo Quilombo Capoeira, Marilha Kardenally, Forró do Severo e a cantora Dayane. O seminário organizado pela Uern faz parte da programação da Liberdade, e pode ser acompanhado pelo Canal Uern TV, às 19h.

 

PREGO BATIDO...

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) terá o empresário Jorge do Rosário (PL) como companheiro de chapa. A aliança foi consolidada nos últimos dias, depois de um longo trabalho de amadurecimento da união. Jorge representa a classe empresarial, uma soma importante que amplia as possibilidades de eleição.

 

...PONTA VIRADA

A chapa Rosalba/Jorge será homologada na sexta-feira, 11, nas convenções municipais do Progressistas e do Partido Liberal. O evento do PL acontecerá às 11h, no escritório do partido. A convenção do PP será à tarde, na Escola de Artes.

 

CONSTRANGIMENTO

O empresário Afrânio Miranda aparece desconfortável em foto de lançamento de sua candidatura à Prefeitura de Natal. Ele segura uma tora de madeira para dá "peia na corrupção", a pedido do senador Styvenson Valentim. Não condiz com a sua conduta séria, pacata e de trato fino com as pessoas.

 

FAZ SENTIDO

A vereadora Sandra Rosado admite ser substituída pela filha Larissa Rosado na disputa pela Câmara Municipal. O grupo está discutindo para tomar a decisão. A ideia é que Larissa precisa ser candidata para chegar forte em 2022 quando tentará voltar à Assembleia.

 

É NOTÍCIA

1 - Praias lotadas, de norte a sul do País. O feriadão ignorou o vírus. E se daqui a 15 dias o número de novos infectados não aumentar, é melhor rasgar os protocolos dos comitês científicos.

2 - A gasolina e o diesel iniciam o dia com preço 5% mais barato nas refinarias. Na semana passada, a Petrobras já havia reduzido o valor do diesel em 6%. Na mesma oportunidade, a empresa havia cortado o valor da gasolina em 3%.

3 - O Ministério da Saúde revela que metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas. O calendário de cobertura está em 51% no País. No Rio Grande do Norte, cai para 47%.

4 - O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirma nesta terça-feira, 8, que a vacinação contra a Covid-19 deve começar em janeiro. "Vamos começar a vacinar todo mundo", previu durante reunião do Conselho de Governo.

5 - O STJ negou novo pedido de soltura ao ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. Os advogados de defesa alegam que ele é delator e tem direito a benefícios. Não convenceu. Cabral já tem mais de 200 anos de condenação, nenhuma transitado em julgado.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO