SUJEITO QUE SABIA INGLÊS
O jornalista Gaudêncio Torquato trouxe, em sua coluna, um causo no saudoso recanto do Brejo das Freiras, nos confins da Paraíba, como cita o jornalista, onde, segundo ele, ainda criança tomou banho de águas termais.
Acompanhe a narrativa popular, registrada por Gaudêncio na sua “Porandubas Políticas”:
Abro a coluna com o saudoso recanto do Brejo das Freiras, nos confins da Paraíba, onde, ainda criança, tomei banho de águas termais.
Brejo das Freiras, Estância Termal, fica perto de Uiraúna e Souza. Lugar para relaxamento e repouso. O Governo da PB tinha ali um hotel, com infraestrutura para banhos nas águas quentes. Década de 70. Apolônio, o garçom, velho conhecido dos fregueses da região, recebe, um dia, um hóspede de outras plagas. Pessoa desconhecida. Lá pelas tantas, quase terminando a refeição, o senhor levanta a mão, chama Apolônio e pede:
– Meu caro, quero H2O.
Susto e surpresa. Anos e anos de serviços ali no restaurante e ninguém, até aquele momento, havia pedido aquilo. Que diabo seria H2O? Apolônio, solícito:
– Pois não, um instante.
Aflito, correu na direção da única pessoa que, no hotel, poderia adivinhar o pedido do hóspede. Tratava-se de Luiz Edilson Estrela, apelidado de Boréu (por causa dos olhos grandes de caboré), empedernido boêmio, acostumado aos salamaleques da vida.
– Boréu, tem um senhor ali pedindo H2O. Que diabo é isso?
Desconfiado, pego sem jeito, Boréu coça o queixo, olha pro alto, tenta se lembrar de algo parecido com a fonética e, desanimado, avisa:
– Apolônio, sei não. Consulte o Freitas.
Freitas era o diretor do Grupo Escolar, o intelectual da região. Localizado, o professor tirou a dúvida no ato:
– H2O é água, seus imbecis. Quer dizer água.
Apressado, Apolônio socorreu o freguês com uma jarra do líquido. Depois, no corredor, glosando o feito, gritou em direção a Boréu:
– Ah, ah, ah, esse sujeito achava que nós não sabia ingrês. Lascou-se!
FRASE
Não foi apresentado até agora nenhum contrato com médicos, paramédicos e enfermeiros...
GUSTAVO CARVALHO - Deputado sobre o contrato suspeito de R$ 8,5 milhões firmados pelo Governo do RN com uma empresa aberta em abril de 2019
CARA DA MORTE
O secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, quer responsabilizar os municípios por aglomerações. E também sugere novas medidas de isolamento social, mesmo com os números em queda no RN. Não é levado a sério. Cipriano virou chacota depois de prevê 11.378 mortes e 2 milhões de infectados no estado até 15 de maio, o que não se confirmou, claro. Poderia ter se poupado.
JEITINHO
O Senado recebeu a proposta de emenda à Constituição que altera as regras para a eleição das mesas diretoras do Poder Legislativo, permitindo a reeleição de seus membros. A proposta foi apresentada pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), sem o apoio do seu partido. Se passar, os democratas Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia serão reeleitos presidentes do Senado e da Câmara.
AMBULÂNCIAS
O pedido de CPI das Ambulância foi protocolado pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB) com nove assinaturas. De acordo com o regimento interno da Assembleia Legislativa, são necessários oito votos para instalar uma CPI. Portanto, a Casa vai investigar o contrato suspeito das ambulâncias.
DINHEIRAMA
O Governo do Estado suspendeu o contrato com a Servsaúde, mas antes, a empresa recebeu quase meio milhão de reais por "serviços prestados". Nada mal para uma empresa que nunca havia prestado serviço ao setor público e sem expertise na área de saúde pública.
FIM DA TAXA
O Tribunal de Justiça do RN julgou inconstitucional a "taxa de bombeiros". Entendeu que a prevenção e combate a incêndio e a realização de busca e salvamentos não podem ser custeados pela cobrança de taxas, mas sim com o dinheiro arrecadado pelos impostos. O Governo do Estado vai recorrer.
ADIADO
O PRTB adiou do dia 12 para o dia 15 a sua convenção municipal, mas mantém o projeto de disputar a Prefeitura de Mossoró. A convenção homologará a candidatura de Dra. Ângela Schneider e a chapa de candidatos a vereador.
É NOTÍCIA
1 - O primeiro jornal impresso no Brasil foi lançado nesta data, em 1808. Gazeta do Rio de Janeiro começava a circular, com censura. Seu lançamento marca o início da imprensa no país.
2 - Hoje completa 11 anos da morte do radialista e político Edmilson Lucena Barreto, aos 61 anos. Edmilson fez sucesso no rádio com o programa "Cidade Aflita". Na política, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Mossoró.
3 - Entre terça-feira e ontem não houve registro de novas mortes por Covid-19 no Rio Grande do Norte. O Estado lidera no Brasil a queda de óbitos e também de novos casos da doença.
4 - A Prefeitura de Natal decidiu seguir a orientação do Governo do Estado e só retomará as aulas presenciais na rede municipal em 2021. Já as escolas particulares estão autorizadas para retornar as atividades de imediato. O aluno pobre castigado.
5 - A Lava Jato pegou os grandes escritórios de advocacia. A turma de gravata, que gosta de ser chamada de "doutor", teria rapinado R$ 150 milhões do poderoso Sistema S. Esses escritórios são bem próximos do Poder. Ou seja, daqui a pouco são inocentes.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.